Derivado da Vitamina A, o Retinol é um grande aliado na redução de rugas e linhas de expressão, tanto na região facial quanto na área dos olhos. O ativo tem inúmeros benefícios para a pele, como renovação celular, redução de rugas profundas e melhora da textura e firmeza da pele pelo estímulo da síntese de colágeno.
“O retinol puro é derivado da vitamina A, que está presente em alimentos, em organismos vivos e a sua forma pura é sintetizada quimicamente. Quando essa síntese acontece, ele combate os sinais do fotoenvelhecimento, as rugas acentuadas, a textura da pele e melhora a tonalidade do rosto”.
À noite, com o rosto limpo e seco, aplique de 3 a 4 gotas do produto com movimentos ascendentes, para uma melhor absorção. Não aplicar na área dos olhos. Pela manhã, lave o rosto e utilize protetor solar FPS 30 ou maior.
Utilize Retinol à noite e protetor solar no dia seguinte. É melhor usar o retinol à noite, pois trata-se de um ingrediente sensível à luz. Aplique sempre um protetor solar durante o dia quando usar retinol, já que este pode tornar a sua pele mais vulnerável à luz solar. Aplicar muito Retinol não aumenta a sua eficácia.
O uso do retinol precisa de uma rotina de adaptação. Por isso, utilize o Sérum Facial Retinol Puro duas vezes na primeira semana de uso. Na segunda semana, utilize em noites alternadas. A partir da terceira semana está liberado o uso diário.
O tempo que leva para o retinol fazer efeito pode variar dependendo do tipo de retinol usado, da concentração do produto e da resposta individual da sua pele. No entanto, em geral, a maioria das pessoas começa a ver resultados após cerca de 12 semanas de uso regular.
Combinar o retinol com certos produtos pode não ser uma boa ideia. Quando o ativo é usado em conjunto com o AHA ou ácido salicílico, indicados no tratamento contra acne, o rosto pode reagir, provocando vermelhidão e outros sinais de irritação no local aplicado.
Não existe uma idade específica para iniciar o uso de produtos anti-idade com retinol, mas o ideal é começar assim que surgem as pequenas linhas finas, ou mesmo antes delas.
Derivado da Vitamina A, o Retinol é um grande aliado na redução de rugas e linhas de expressão, tanto na região facial quanto na área dos olhos. O ativo tem inúmeros benefícios para a pele, como renovação celular, redução de rugas profundas e melhora da textura e firmeza da pele pelo estímulo da síntese de colágeno.
Deves usar retinol ou ácido hialurónico para combater os sinal de envelhecimento? O retinol é mais eficaz no combate às rugas, mas sinceramente deves usar os dois! Ambos são muito úteis e eficazes, agem de forma diferente sobre a pele e podem ser usados na mesma rotina de skincare!
O retinol pode causar descamação, vermelhidão ou ressecamento nas primeiras semanas de uso - um sinal de que está transformando sua pele. O Clinique Fresh Pressed™ Overnight Booster com Vitamina A Pura (Retinol) combina retinol com um soro calmante e antienvelhecimento para minimizar a irritação.
O retinol é um ativo indicado para rotina de skincare noturna. Por isso, não tem nenhuma restrição de dormir com o retinol no rosto, inclusive é o recomendado. Para garantir a eficiência do ativo, é essencial durante a manhã seguir com a rotina de cuidados que inclui limpeza, hidratação e proteção solar.
Não use junto, no mesmo dia, produtos com alta concentração de ácidos ou outros produtos renovadores celulares, como um esfoliante, por exemplo. Como o retinol já faz uma renovação celular da pele, você pode acabar sensibilizando ainda mais sua pele.
Devido à sua potente ação renovadora, que pode deixar a pele sensível nos primeiros dias, o ideal no início do tratamento é aplicar dia sim dia não até que a pele se acostume. Além disso, potencialize o tratamento aplicando um hidratante na pele antes do produto com retinol, como o Aqua Sérum ou o Hidratante Intensivo.
Comece aos poucos, 2 vezes por semana em dias alternados. Depois que estiver acostumado, pode partir para mais vezes por semana.” Como o retinol pode deixar a pele mais sensível, o ideal é não pesar a mão no início e não usar outros produtos que podem deixar a pele mais fragilizada, como é o caso dos AHAs.
Termina com a aplicação do teu hidratante noturno. A combinação de retinol e vitamina C pode ser um caminho eficaz para uma pele saudável e rejuvenescida. Ao equilibrar esses ingredientes, consegue obter os benefícios de ambos, conquistando uma aparência mais jovem e radiante ao longo do tempo.
Prurido, urticária, rash, pele seca, dermatite esfoliativa. Alopecia, dermatite, eczema, eritema, hipopigmentação da pele, alterações da textura do cabelo e pelos, hipotricose, mucosas secas, fragilidade da pele e queilite têm sido associados ao uso crônico de vitamina A.
Esse é também um dos motivos para mantê-los no refrigerador - principalmente se incluírem o retinol, derivado da vitamina A, e vitamina C em sua composição.
COMO USAR: À noite, com o rosto limpo e seco, aplica de 3 a 4 gotas do produto com movimentos ascendentes, para uma melhor absorção. Não apliques na área dos olhos. Pela manhã, lava o rosto e utiliza protetor solar FPS30 ou superior.