Mas se você fizer questão do sal, aplique uma pequena dose, pois, o sódio (Na) presente, em excesso pode ser tóxico ao coqueiro. Existe ainda uma indicação de aplicar sal no olho do coqueiro (inserção de folhas novas) exercendo algum efeito de repelente às pragas do coqueiro.
É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.
Para alcançar uma boa produção, o coqueiro necessita de condições adequadas de solo, com boa disponibilidade de água, nutrição equilibrada, temperatura e umidade relativa do ar elevadas, além de boa luminosidade. Igualmente importante é contar com a qualidade da muda que originou a planta adulta.
Recomenda-se utilizar uréia, superfosfato triplo, cloreto de potássio, óxido de magnésio e bórax. Para reduzir o fornecimento de fertilizante nitrogenado, pode-se fazer o plantio de alguma planta leguminosa como cobertura verde.
O reforço desse nutriente ajuda a acelerar o crescimento durante o plantio e pode também fazer com que esses frutos apresentem sabor mais adocicado. Agora que você aprendeu que pode usar sal como fertilizante, é hora de colocar em prática!
Sais acabam competindo com as plantas para a agua. Mesmo se um solo salino esta saturado de agua, as raizes nao conseguem absorver a agua e as plantas apresentam sinais de estresse hidrico. Estes sinais sao folhas queimadas, folhas amarelas, desfolha, e planta incapaz de produzir um rendimento.
Além de ajudar no desenvolvimento das plantas, ele atua como pesticida natural. Para criar um pesticida natural, utilize uma colher de sopa de sal amargo para cada 950 ml de água. Observação: para estimular o crescimento saudável da roseira utilize ½ xícara desse sal no solo.
Durante todo o ciclo de cultura do coqueiro, devem ser feitas adubações de cobertura para que a planta não sofra deficiência de nutrientes. Por isso, devem ser feitas análises do solo, a cada seis meses, para avaliar a liberação de nutrientes para a planta.
O controle, quando a infestação é alta, é feito com pulverizações dirigidas para as flechas do coqueiro. Usam-se inseticidas que agem por contato e fumigação. Outra forma de controle, quando o coqueiral tem área menor e as plantas estão baixas, é a coleta manual.
O MSMA (metanoarseniato ácido monossódico) é um herbicida pertencente ao grupo dos arsenicais orgânicos, sendo um ácido fraco, com pKa de 4,10 e 9,02, e solubilidade em água a 25 ºC de 1.040.000 mg L-1 (Vencil, 2002).
Escolha o vaso para plantar coqueiro e prepare a terra, misturando-a com areia. Como a raiz do coco é curta, não necessita de um vaso muito profundo, inicialmente. Faça um buraco de uma forma que a parte do broto fique embaixo do solo. Importante deixar o vaso em um local que recebe sempre a luz do sol.
Diversos fatores podem interromper a produção de frutos do coqueiro. Entre os que se destacam estão: ocorrência de baixas temperaturas; desequilíbrio nutricional das plantas; e ataque de ácaros.
Para podar sua Coqueiro basta permitir que sua planta fique adormecida durante o inverno. Algum tempo entre o final do inverno e o início da primavera - ou quando um novo crescimento começa a aparecer - pegue suas podadeiras ou podadeiras limpas e corte qualquer folhagem moribunda, danificada, amarela ou em declínio.
Para que serve água com sal grosso nos pés? A prática é relaxante, alivia o estresse e o cansaço, estimula a circulação sanguínea e suaviza os pés. Quando preparado com sal grosso, também reduz o inchaço.
Irrigação. O coqueiro anão é uma planta que ama água! Nos períodos de chuva, você não precisa se preocupar com a irrigação, mas durante a seca o ideal é molhar a flor de coqueiro anão entre 20 a 40 litros de água por dia.
Para a melhoria do pegamento dos cocos, recomenda-se realizar adubação orgânica com cerca de 5 a 10 quilos de esterco por planta, complementada por adubação química utilizando-se 3 quilos de uma formulação NPK (20-10-20) por coqueiro.
Em um pequeno saquinho de filó ou pé-de-meia, coloque uma pastilha desodorizante de vaso sanitário, à venda nos mercados, acrescente de quatro a seis bolinhas de naftalina e amarre o saquinho no alto do coqueiro. Entre 30 e 40 dias a pastilha e a naftalina estarão dissolvidas e as lagartas fugirão do forte odor.
Dentre as pragas dos coqueiros podemos destacar o ácaro da gema e do fruto, o ácaro da folha, pulgão, broca da folha, broca do tronco, broca do pedúnculo floral, broca do olho, barata do coqueiro, lagarta das folhas, lagarta verde das folhas, vaquinha do fruto, traça da inflorescência, colchonilha, gafanhotos, formigas ...
Para alcançar uma boa produção, o coqueiro necessita de condições adequadas de solo, com boa disponibilidade de água, nutrição equilibrada, temperatura e umidade relativa do ar elevadas, além de boa luminosidade. Igualmente importante é contar com a qualidade da muda que originou a planta adulta.
As irrigações devem ser realizadas 2 vezes por semana para níveis de esgotamento do solo disponível na camada superficial do solo (0 cm a 25 cm), correspondentes a tensões próximas de 26 kPa a 15 cm de profundidade.
O solo precisa estar sempre úmido para favorecer a absorção dos nutrientes pela planta. Entretanto, é preciso atenção para não deixá-lo encharcado, pois há risco de apodrecer as raízes. Regar a terra de duas a três vezes por semana é o suficiente.
O que talvez você não tenha escutado é que o sal também pode fazer um grande estrago nas plantas. O excesso de sais minerais tem efeito tóxico nos vegetais e interfere nas características físicas do solo. O acúmulo de sódio, por exemplo, diminui a aeração, dificulta o movimento da água e o desenvolvimento das raízes.
O sal regula o ritmo cardíaco, o volume sanguíneo, a transmissão dos impulsos nervosos e a contração muscular, além de garantir o equilíbrio dos fluidos corporais.
Mas, em geral, para adultos a dose normalmente é de cerca de 2 a 6 colheres de chá de sal amargo para cada xícara de água. O efeito laxante que alivia a constipação geralmente ocorre entre 30 minutos e 6 horas após a ingestão.