Para que serve o teste de Friedman?

O teste de Friedman é o teste não-paramétrico utilizado para comparar dados amostrais vinculados, ou seja, quando o mesmo indivíduo é avaliado mais de uma vez. O teste de Friedman não utiliza os dados numéricos diretamente, mas sim os postos ocupados por eles após a ordenação feita para cada grupo separadamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em inf.ufsc.br

Como interpretar o teste de Friedman?

Geralmente, um nível de significância (denotado como α ou alfa) de 0,05 funciona bem. Um nível de significância de 0,05 indica que o risco de se concluir que existe uma diferença, quando, na verdade, não existe nenhuma diferença real, é de 5%.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em support.minitab.com

Para que serve o teste de wilcoxon?

O teste de Wilcoxon é um teste de hipóteses para analisar a diferença entre duas amostras pareadas. Portanto, podemos usá-lo quando temos duas medidas de uma mesma amostra, isto é, quando seus participantes são medidos em duas ocasiões ou sob duas condições diferentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicometriaonline.com.br

Para que serve o teste de ANOVA?

A ANOVA, análise de variância, tem como objetivo comparar a média de população amostral, e assim identificar se essas médias diferem significativamente entre elas. Ou seja, uma proposta bem parecida com os demais testes de hipóteses.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em voitto.com.br

Para que serve o teste de Dunn?

O teste de Dunn ou o mais poderoso, mas menos conhecido teste de Conover-Iman ajudariam a analisar os pares específicos de amostras para dominância estocástica em testes post hoc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Teste de Friedman (SigmaPlot 12.0)

O que é o teste de Dunnett?

O teste de Dunnett serve para comparações múltiplas em que apenas um tratamento serve de referência, ou seja, deseja-se apenas comparar todos com apenas um. Por exemplo, o tratamento padrão (pode ser chamado de controle, testemunha…) não havendo interesse na comparação dos demais tratamentos entre si.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agronomiar.github.io

Quando se usa o teste de Mann Whitney?

O teste de Mann-Whitney (Wilcoxon rank-sum test) é indicado para comparação de dois grupos não pareados para se verificar se pertencem ou não à mesma população e cujos requisitos para aplicação do teste t de Student não foram cumpridos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em inf.ufsc.br

Quando usar o teste de Kruskal-Wallis?

Allen Wallis, o teste de Kruskal-Wallis é utilizado em situações onde queremos comparar mais de dois grupos independentes, de tamanhos iguais ou não, com variável resposta quantitativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lea.estatistica.ccet.ufrn.br

Para que serve o teste de Tukey?

O Teste de Tukey consiste em comparar todos os possíveis pares de médias e se baseia na diferença mínima significativa (D.M.S.), considerando os percentis do grupo. No cálculo da D.M.S. utiliza-se também a distribuição da amplitude estudentizada, o quadrado médio dos resíduos da ANOVA e o tamanho amostral dos grupos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em statplace.com.br

Qual a diferença entre ANOVA e teste t?

Se as amostras são independentes e há apenas duas amostras (dois grupos independentes), o teste t de amostras independentes é mais apropriado. Por outro lado, se houver três ou mais grupos independentes, a ANOVA é uma opção melhor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicometriaonline.com.br

Quando se usa o teste de Duncan?

O teste de Duncan é mais trabalhoso pois exige o cálculo de diversas diferenças mínimas significantes. Aplicado quando se pretende comparar as médias dos tratamentos apenas com a média do controle. Exemplo 1. A grande vantagem deste teste é a ausência de ambiguidade presente nos procedimentos de comparações múltiplas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em paginapessoal.utfpr.edu.br

Para que serve o teste exato de Fisher?

O teste exato de Fisher é uma ferramenta estatística importante para avaliar a significância de uma associação entre duas variáveis categóricas. Ele foi desenvolvido por Sir Ronald Fisher, um dos pais da estatística moderna, em 1920.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicometriaonline.com.br

Quando usar o teste de Levene?

Em estatística, o teste de Levene é uma estatística inferencial usada para avaliar a igualdade de variâncias de uma variável calculada para dois ou mais grupos. Alguns procedimentos estatísticos comuns presumem que as variâncias das populações das quais as diferentes amostras são extraídas são iguais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é o teste t pareado?

Um teste t de amostras pareadas (também conhecido como medidas repetidas ou em pares) é usado quando você tem apenas um grupo de pessoas (ou empresas, ou máquinas etc.) e coleta dados delas em duas ocasiões diferentes ou sob duas condições diferentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicometriaonline.com.br

Para que serve teste de equilíbrio?

O teste de equilíbrio estático na posição semi- tandem é uma medida de estabilidade lateral e tem sido utilizado para identificar idosos com risco de quedas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Qual teste de equilíbrio?

Um dos principais exames da avaliação otoneurológica é o teste de Romberg. Ele checa possíveis alterações no equilíbrio estático – quando o corpo está em pé, em repouso –, que possui ligação direta com a coluna dorsal da medula espinhal. Nele, o paciente é orientado a ficar em pé, com os braços juntos ao corpo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serconmed.com.br

Quando usar o teste de Shapiro-Wilk?

Na prática, podemos querer saber, por exemplo, se a idade dos participantes da nossa amostra segue ou não uma distribuição normal. Para isso, podemos usar o teste de Shapiro-Wilk. Como resultado, o teste retornará a estatística W, que terá um valor de significância associada, o valor-p.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicometriaonline.com.br

Como interpretar o teste ANOVA?

Avaliar médias usando a variação

O ANOVA usa o teste F para determinar se a variabilidade entre as médias do grupo é maior que a variabilidade das observações dentro dos grupos. Se essa proporção for suficientemente grande, você poderá concluir que nem todas as médias são iguais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.minitab.com

Quando usar o teste de Scott Knott?

O teste de Scott- Knott, é um teste para Análise Univariada, portanto, mais indicado quando se tem apenas uma variável em estudo, sendo que a variável usada foi TPH5C, por se tratar de uma variável calculada a partir das variáveis POL, TCH e FIB.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em teses.usp.br

Quando usar o teste de Shapiro-Wilk e Kolmogorov?

Para amostras de dimens˜ao superior ou igual a 30 aconselha-se o teste de Kolmogorov-Smirnov com a correcç˜ao de Lilliefors; para amostras de dimens˜ao mais reduzida é mais indicado o teste de Shapiro-Wilk.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mat.uc.pt

Como fazer o teste de dunnett?

Para aplicar o teste de Dunnett, é preciso calcular: As médias dos grupos tratados e as diferenças dessas médias com a média do grupo controle estão na Tabela 4. É fácil verificar que os tratamentos A, D e E apresentam, em média, resultados melhores que os do controle.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em soniavieira.blogspot.com

Qual a diferença entre o teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk?

Os resultados mostraram equivalência dos quatro testes para dados normais, com exceção do critério de Kolmogorov-Smirnov, que se mostrou inferior, e para dados não-normais o teste de Shapiro-Wilk mostrou-se sempre superior, concluindo-se então que este é aparentemente o melhor teste de aderência à normalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em inf.ufsc.br

Quando usar o teste de Anderson-Darling?

Você também pode usar a estatística de Anderson-Darling para comparar o ajuste de várias distribuições para determinar qual deles é o melhor. No entanto, a fim de concluir qual distribuição é a melhor, a estatística de Anderson-Darling deve ser substancialmente menor do que as outras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em support.minitab.com

Para que serve o teste de Mann-Kendall?

Mann-Kendall (CMK)

Uma alternativa para detectar mudanças climáticas é por meio de estudo de tendências de dados passados. Uma análise espacial de tendência permite concluir em quais regiões uma determinada variável está sofrendo mudanças significativas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em alice.cnptia.embrapa.br

O que é o teste de Mann-Kendall?

O Teste Mann-Kendall (Mann, 1945; Kendall, 1975) é utilizado para determinar se uma série de dados possui tendência temporal estatisticamente significativa, como, por exemplo, a análise de dados de monitoramento de águas superficiais ou subterrânea, visando determinar se concentrações de um contaminante químico ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.linkedin.com