Ao contrário da aguarrás, o thinner não serve para diluir tintas e esmaltes, mas sim para removê-los. Ele também é recomendado para diluição na hora da limpeza, não da aplicação, pois pode adiantar a secagem dos produtos, enrugar e tirar o brilho da tinta. O thinner é um tipo de diluente com alto poder de obstrução.
O thinner é um diluente com alto poder de absorção muito indicado para a diluição na momento da limpeza. Este tipo de solvente não é recomendado para a diluição de tintas, devido a sua capacidade de aceleração na secagem e remoção do brilho da tinta, além de poder causar enrugamento na mesma.
O que é thinner? O thinner é um diluente adotado principalmente nos momentos de limpeza, devido à sua alta capacidade de absorção. Seu uso tem também como finalidade tornar essas tintas mais líquidas, sem comprometer as suas características.
Já a aguarrás é um tipo de solvente que tem a finalidade de diluir tintas e esmaltes sem deixar que esses produtos percam sua qualidade e brilho. Assim como o thinner, pode ser utilizada na limpeza de maquinários e também ferramentas.
Além disso, a falta de água diminui a aderência da tinta e, consequentemente, a cobertura, exigindo mais demãos para o acabamento desejado. Fora isso, pode ocasionar uma parede manchada após a pintura, já que deixa marcas do pincel na superfície.
É importante diluir a tinta para garantir a aderência e um melhor alastramento na superfície. Esse processo precisa ser feito com a quantidade correta de água, do contrário, pode interferir no acabamento, atrapalhar a aplicação e o retoque posterior da cor.
Já com pouca água, pode dificultar a pintura, deixando marcas do pincel na superfície, diminuindo a aderência e evidenciando os retoques. Por isso, é necessário sempre seguir as instruções do fabricante, para garantir a qualidade do produto.
Máxima Eficiência a diluição terá que ser feita com 20% de água potável, ou seja, para cada 1 litro de tinta Glasu!, adicione 200 ml de água. Uma dica importante: dilua a tinta aos poucos — apenas a quantidade que você vai usar em cada demão — em um recipiente separado.
A quantidade ideal de diluente varia de acordo com a marca e o tipo de esmalte sintético. Geralmente, a proporção é de 10% a 30% de diluente para cada 1 litro de esmalte.
▪️Já o Thinner, ao contrário da aguarrás, não serve para diluir tintas e esmaltes, mas sim para removê-los. Usar o thinner na diluição da tinta pode adiantar a secagem, enrugar e tirar o brilho Agora que você sabe a diferença, não erre mais na hora de comprar complementos para sua tinta🧡 tintas.
Para isso, aplique o thinner com um pano ou esponja e esfregue até que a superfície esteja limpa. Limpeza de pisos, paredes e outras superfícies: também pode ser utilizado para limpar pisos, paredes e outras superfícies que estejam sujas com tinta, vernizes, óleos ou graxas.
Basicamente, os termos thinner, solvente ou diluente significam a mesma coisa. São usados para solver ou diluir uma tinta. O solvente universal é a água. Para tintas à base de água diluem-se as tintas com água.
Ao contrário do thinner, a aguarrás é ideal para diluir tintas, sem causar danos nas características de cada tinta, apenas a tornando mais fluida e de fácil aplicação; Lavagem a seco nas lavanderias; Aplicação em madeiras.
O que é melhor para diluir tinta, aguarrás ou thinner?
Ao contrário da aguarrás, o thinner não serve para diluir tintas e esmaltes, mas sim para removê-los. Ele também é recomendado para diluição na hora da limpeza, não da aplicação, pois pode adiantar a secagem dos produtos, enrugar e tirar o brilho da tinta.
Para diluir o esmalte sintético, você deve usar o solvente correto. O mais comum é o thinner, um solvente forte e eficaz para diluir tintas à base de solvente. Certifique-se de usar um thinner de qualidade para não comprometer o desempenho da tinta.
O mais recomendado é o corante líquido devido à facilidade de se misturar à tinta. O corante líquido à base de água é o indicado para ser diluído em tintas látex, como as PVA ou em tintas de base acrílica (vinil-acrílica ou acrílica comum).
Como evitar bolhas na pintura com esmalte sintético?
Verificar a qualidade do esmalte, preparar adequadamente a superfície, evitar a humidade excessiva e aplicar camadas finas são medidas que podem minimizar a ocorrência de bolhas.
Uma diluição de 1:10 significa que 10% da sua mistura será produto e 90% será água. Então, em uma garrafa de 1 litro, por exemplo, você vai adicionar 100 ml de produto e 900 ml de água. Da mesma forma, uma diluição de 1:20 significa que 5% da sua mistura é produto e os demais 95% são água.
Embora não seja necessário lixar para cada parede antes da pintura, pontos ásperos nas paredes, ou locais que tenham sido pintados anteriormente, precisam ser lixados antes de serem pintados novamente. Se a parede de reboco for nova, lixar para retirar areais sobressalientes.