- Os papéis da linha COUCHE são indicados para catálogos, panfletos, envelopes, capas de CD, rótulos, etiquetas, lembrancinhas, convites de casamento, convites de aniversários, trabalhos de escritório ou escolar, artesanatos.
Indicado para impressões Off Set ou Serigráficas, o papel Couchê oferecido pela Filiperson, além do controle de umidade, recebe exclusivo tratamento superficial para aprimorar suas características e promover, nas impressões laser, uma adesão regular do tonner e, consequentemente, uma melhor definição das imagens.
O papel couchê fosco absorve mais luz que o brilho, promovendo materiais gráficos com cores mais pura, com contraste elevado e bastante elegância. Esse papel é amplamente utilizado quando se deseja aplicar verniz localizado ou hot stamp, aumentando o contraste e destacando o brilho desse acabamento gráfico.
Ele é utilizado para materiais que precisam de boa qualidade, mas onde o custo-benefício é um fator importante, como folhetos promocionais, flyers, brochuras, e algumas revistas e catálogos que não exigem o máximo de qualidade de imagem.
180g/m² – Esse padrão é adotado na impressão cartazes, anúncios. 210/m² a 300g/m² – Normalmente, essa faixa é utilizada para a impressão de materiais que demandam maior qualidade, resistência e durabilidade, como convites, cartões de visita, calendários e outros que exijam uma bela apresentação.
É o papel ideal para fazer os TAGs, cartõezinhos, convites, cartões de visita e tudo o que não for de colar. Você também consegue fazer recortes redondos com o Gira-Corte neste tipo de papel.
Quer usar o papel couché? Então use uma impressora laser. Elas são mais resistentes e conseguem atingir melhor o papel. Apenas veja se o tamanho e a gramatura são compatíveis a sua impressora.
Papel LWC. Por possuir ambos os lados revestidos, o LWC serve de alternativa ao papel couchê. Sua gramatura varia entre 56g/m² a 90g/m² e é fabricado com uma alta porcentagem de celulose.
Qual a diferença do papel couché para o papel fotográfico?
O papel fotográfico é bem parecido com o couché, mas se diferencia desse último porque conta com um revestimento de polietileno, uma variedade de plástico. Por causa dessa camada em sua superfície, ele é muito durável. Além disso, a qualidade das imagens é fantástica.
Ele possui acetinado em ambos os lados. Assim sendo, tem um revestimento liso, o que proporciona uma ênfase maior às cores dos impressos. Além disso, o couchê brilho reflete mais luz, por isso não indicamos usá-lo em impressões que tenham muito texto.
Para finalizar nosso conteúdo, vamos entender o que diferencia o couché dos papéis comuns (sulfite/offset). A diferença básica é que o couchê recebe produtos em sua superfície que protegem as fibras do papel e o deixam mais liso e com um acabamento mais sofisticado, tornando a superfície do papel muito mais uniforme.
As tintas Couché para EPSON podem ser usadas em, papel fotográfico, papel Couché, papel adesivo, cartões de visita, panfletos, flyers, folders, cartazes e outros. Esta tinta funciona em todas as impressoras EPSON de 4 cores.
O papel couché brilhoso é mais indicado para capas de revistas, catálogos, folders e papéis presente. Esse papel pode ser do tipo L1, com revestimento de brilho somente em um lado do papel, bastante utilizado em rótulos.
O papel Vergê é um tipo de papel mais duro que o sulfite e mais macio e mais fino que a cartolina. Por ter uma textura levemente rugosa se torna ideal para desenhos feitos a lápis grafite ou colorido. Gramatura 180g.
O papel couché é uma escolha comum quando se trata de materiais de impressão de alta qualidade. Com sua superfície lisa nas opções fosca ou brilhante, ele oferece uma base ideal para imagens nítidas e cores vibrantes.
O papel 10x15 é o tamanho de papel fotográfico mais vendido atualmente. Ele é revestido com uma camada de produtos químicos fotossensíveis. Por isso, ele é usado principalmente para impressão de fotos.
Já falamos que o papel couché não é compatível com impressoras jato de tinta. Veja alguns dos papéis utilizados em impressoras com essa tecnologia e que vão garantir a qualidade na sua impressão.
Devido à sua alta gramatura (205g), o papel supremo tem alta resistência, além de possuir uma superfície extremamente lisa. Por esse motivos, o papel supremo é o mais indicado para impressos de grande qualidade e durabilidade. Esse tipo de papel possui uma das faces fosca e a outra lisa.
As impressoras a laser são as mais indicadas para esse tipo de impressão, porque utilizam pó de toner que é depositado na superfície desse papel especial.
A gramatura de papel se refere à massa do papel, medida em gramas por metro quadrado (g/m²). Essa medida permite que compradores e fornecedores identifiquem a qualidade do papel que está sendo solicitado, já que os mais leves tendem a ser mais finos, enquanto papéis pesados são mais grossos.
O papel glossy, que você conhecerá mais à frente, é a melhor alternativa entre os papéis para impressoras jato de tinta que mais se parecem com o couché.
Qual configuração usar para imprimir papel couché?
Para impressões mais simples, como folhetos ou flyers, uma gramatura entre 90g/m² e 120g/m² pode ser suficiente. Já para materiais mais sofisticados, como catálogos ou cartões de visita, é recomendado optar por uma gramatura mais alta, entre 150g/m² e 300g/m².