Predsim é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, osteoarticulares e osteomusculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas e outras doenças que sejam tratadas com corticosteroides.
Predsim é um agente anti-inflamatório e imunossupressor usado no tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes, além de condições endócrinas e terapêuticas.
Como visto no tópico anterior, a bula da prednisona não indica que este medicamento cause sono. Mas, como é um tratamento a base de hormônio sintético, ela pode, em alguns casos, provocar alterações no sono, como provocar insônia ou sono em excesso.
O medicamento começa a fazer efeito entre 3 a 4 horas após a ingestão do remédio. O quadro geral do paciente começa a melhorar após alguns dias de uso contínuo. O que acontece se tomar prednisona à noite? O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.
Isto ocorre porque os corticoides alteram o efeito do hormônio cortisol, interferindo no funcionamento de células de todo o corpo como pele, tecido gorduroso ou ossos, por exemplo.
Alterações gastrintestinais - Aumento do apetite e indigestão, úlcera gástrica ou duodenal, com possível perfuração e sangramento, pancreatite (inflamação do pâncreas), esofagite ulcerativa (inflamação do esôfago com úlcera). Alterações neurológicas - Nervosismo, cansaço e insônia.
Como o pico de secreção do cortisol natural ocorre de manhã, a toma da prednisona costuma ser indicada nesse período do dia. Essa prática aumenta a eficácia da droga e interfere menos com ciclo natural do cortisol. O medicamento deve ser tomado em dose única diária na maioria dos casos.
O Predsim não deve ser usado por pessoas com infecções sistêmicas por fungos, alergia à prednisolona, a outros corticoides ou a qualquer componente de sua fórmula.
Predsim® é um medicamento que possui potente ação anti-inflamatória, antirreumática e antialérgica no tratamento de doenças que respondem aos corticosteroides. Predsim® começa a agir em aproximadamente 1 a 2 horas após a administração.
Os corticosteroides reduzem a capacidade do corpo em combater infecções reduzindo a inflamação, normalmente quando são tomados por via oral ou administrados na veia. Devido a esse efeito colateral, eles são usados com extremo cuidado quando infecções estão presentes.
Quanto tempo leva para o corticoide sair do corpo?
Os efeitos do corticoide no organismo duram, em média, 30 dias, sendo necessário esse período após a última dose para ser eliminado do organismo. É importante lembrar que, de acordo com o tempo de uso do medicamento, dose e metabolismo, a substância pode levar mais tempo para ser eliminada.
PREDSIM possui potente ação contra processos inflamatórios, incluindo processos inflamatórios das articulações e processos alérgicos, sendo utilizado no tratamento de distúrbios que respondem aos hormônios corticosteróides. O tempo estimado para o início de ação deste medicamento é de 1 hora.
Além disso, é importante observar ainda que a prednisolona pode aumentar o risco de desenvolver uma ampla gama de infecções devido à sua capacidade de suprimir o sistema imunológico do corpo. Por fim, também pode causar ganho de peso em alguns pacientes devido ao aumento do apetite.
Ambos têm o mesmo efeito, porém a prednisona é uma pró-droga de prednisolona. Isso quer dizer que é uma versão da prednisolona manipulada para ser inerte e ativada apenas após ser metabolizada no fígado.
A prednisona deve ser tomada por via oral, com um copo de água, e de preferência após uma refeição para evitar irritação no estômago. Os comprimidos da prednisona devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, e nos horários estabelecidos pelo médico.
Dose manutenção: 10 mg/dia a cada 5 dias. Podendo aumentar: 20 mg/dose, VO, 3 vezes ao dia em pacientes que não responderam na primeira semana. Dose manuntenção: 40mg/dia durante 5 dias, depois 20 mg/dia durante 5 dias, e depois 10 mg/dia durante 5 dias.
Predsim® pode ser administrado em dias alternados a pacientes que necessitem de terapia prolongada, de acordo com o julgamento do médico. A exposição do paciente a situações de estresse não relacionadas à doença básica sob tratamento, podem necessitar de aumento da dose de Predsim®.
Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico. Usamos em alguns casos em que também ocorre a tosse, como a asma e a laringite, mas nos resfriados não ajuda!
O que acontece se parar de tomar corticoide de uma vez?
A diminuição rápida ou a retirada abrupta da corticoterapia prolongada ou em altas doses pode causar três problemas: insuficiência adrenal secundária (supressão do eixo HHA), síndrome de retirada ou deprivação dos corticóides e reativação da doença de base para a qual eles foram introduzidos5,18-20.
» Dose alta: doses diárias de prednisona acima de 20 mg são geralmente consideradas altas. Em muitos casos, doses de 40 mg a 60 mg por dia são usadas para tratar condições graves ou agudas.