“O sal no shampoo serve para espessar o produto”, explica Valcinir Bedin. Isso significa que o sal serve apenas para dar consistência ao shampoo. “É um composto que não interfere na saúde dos cabelos”, completa o profissional.
“Durante muito tempo achava-se que o shampoo sem sal era perfeito para cabelos com progressiva. Porém, depois foi estudado e confirmado, que a única função do sal é engrossar a espessura do shampoo e deixá-lo mais consistente.
Isso ocorre porque a alta concentração de cloreto de sódio deixa os fios mais porosos, retirando toda a água do cabelo. O resultado são madeixas secas, quebradiças, opacas e difíceis de pentear.
O spray de sal é seu aliado, mesmo nos dias sem sol e areia à vista. Ele ajuda a dar textura para os cabelos, com poucas borrifadas, e dá aquela mão para ondas naturais.
Todo shampoo precisa de sal, pois é uma substância detergente, molhante, espumógena, emulsificante e solubilizante. Em outras palavras, é o sal que faz espuma, que dá consistência ao produto e que elimina os resíduos de sujeira.
Dar um mergulho no mar e se expor ao sol é a maneira mais fácil e natural de clarear o cabelo. Mas você também pode dissolver meia xícara de sal em uma quantidade equivalente a uma xícara de água e deixar agir por pelo menos dez minutos, de preferência com a cabeça exposta ao sol.
Qual a função do sal no shampoo? “O sal no shampoo serve para espessar o produto”, explica Valcinir Bedin. Isso significa que o sal serve apenas para dar consistência ao shampoo.
Não jogue despeje a água do banho na cabeça, principalmente o de sal grosso. Na espiritualidade, a nossa cabeça é considerada uma área supersensível e sagrada. O sal grosso pode desequilibrar o nosso campo energético, trazendo desconforto e irritações.
– Através da presença de sal, ajuda a controlar o excesso de oleosidade dos cabelos; – Devido aos cristais de sal, ajuda a remover resíduos do couro cabeludo; – Pela interação com o sal e com a areia da praia, pode ter um efeito esfoliante no couro cabeludo.
Pode jogar na cabeça? Até pode, mas algumas pessoas têm o chakra coronário, que fica no topo da cabeça, muito sensível. Com isso, o banho de sal pode trazer mal-estar.
Sódio e potássio ajudam nas ligações hi- drogênio e aumentam a resiliência dos fios, reduzindo as quebras quando submetidos a tensões mecânicas. Um elemento como o Zn ajuda no reforço das ligações hidrogênio e é importante nas funções biológicas de estí- mulo celular aos folículos pilosos.
Além de ser usado para potencializar as hidratações, o ingrediente também atua na esfoliação do couro cabeludo. Devido a sua textura, o açúcar consegue auxiliar na remoção das células mortas acumuladas na superfície da cabeça, conferindo uma limpeza mais completa à região.
Mas, de acordo com o hairstylist Luiz Cintra, um pouco de sal todas as fórmulas apresentam — ou não formaria espuma e nem lavaria os fios. Segundo o especialista, o ideal são os xampus para cabelos coloridos, feitos para não retirar a pigmentação dos fios e mais nutritivos, prolongando o efeito da progressiva.
Acabamos por contraindicar para quem tem o fio mais ressecado, para quem faz química no cabelo. Então, esse tipo de paciente deve evitar. Quem tem pele sensível e com tendência ao ressecamento também! ”, alerta ainda a especialista.
Benefícios da água do mar para o cabelo: tratamento da caspa e queda de cabelo. Assim como outras partes do corpo, o couro cabeludo também pode se beneficiar das propriedades da água rica em sais. A água do mar pode, por exemplo, atuar na remoção da oleosidade excessiva, funcionando como um shampoo natural.
O vinagre de maçã consegue clarear sutilmente alguns tons de cabelo mais claros, porém, esse resultado só é possível em cabelos naturais. Se você já tingiu ou descoloriu os fios, não conseguirá obter esse efeito através do ingrediente.
E, se você está se perguntando o shampoo com sal pode ser tão nocivo quanto a água do mar, a resposta é não. “A água do mar possui uma quantidade bem maior de micro cristais de sal, que podem danificar o fio. Já os shampoos não fazem isso!”
A melhor opção para voltar ao cacheado é cortar toda a parte alisada do cabelo para que eles cresçam mais fortes e renovados. "Deixe os fios crescerem e, se possível, corte-os. Qualquer alisante altera definitivamente a estrutura do cabelo.
Como um esfoliante natural, ele limpa os poros e reduz a oleosidade. Para o rosto, faça uma misturinha com sal fino e água. Em seguida, enxágue com bastante água fria. Cuidado só com os olhos e se você tiver algum machucado.