Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
Sua ocorrência se dá de forma diversificada, seja nas ruas ou em instituições específicas, cuja finalidade pauta-se pela informação e persuasão, no objetivo de convencer, conscientizar ou sensibilizar as pessoas acerca de um determinado assunto.
O cartaz, assim como os demais gêneros textuais, tem o objetivo de transmitir uma mensagem. Muito usado em propagandas publicitárias, ele é encontrado facilmente pelas ruas. Também pode ser visto em escolas, restaurantes, entre outros locais.
Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.
O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse caso é utilizada a função informativa.
Eles conseguem transmitir mensagens de forma rápida, simples e visual. Os cartazes podem ser usados para diversas finalidades, como: Divulgar informações: Para comunicar uma nova política da empresa, eventos corporativos e anunciar conquistas.
O Papel Cartaz ou Cartão é um papel resistente que possui cor em um de seus lados sendo ideal para diversos usos dentre eles desenhos recortes ou pinturas em trabalhos escolares profissionais ou artesanato.
Cartazes são registros que têm a função social de noticiar e divulgar acontecimentos, num híbrido de estética e publicidade. Mas a divulgação pura e simples não é a única função do cartaz.
O cartaz é uma folha de papel impressa que possui a função de transmitir uma mensagem para as pessoas no local em que ele foi aplicado. Além disso, o cartaz é chamativo, mas não exagerado. Tudo vai depender do layout, que busca captar a atenção do público.
O cartaz oferece três espaços importantes para serem trabalhados: o slogan, a imagem e o texto. Por isso, na hora de desenvolver o layout é preciso pensar estrategicamente como eles serão usados e onde cada elemento entrará.
O cartaz precisa ter uma boa imagem, que sintetize a comunicação e ao mesmo tempo, não passe desapercebido do público alvo. Não é funcional carregar o cartaz de textos e linhas. O conteúdo escrito é necessário, porém, deve ser sucinto e objetivo, indo direto ao ponto e não deve chamar mais a atenção do que a imagem.
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
Por que os cartazes são considerados um bom meio de divulgação?
Os cartazes promocionais transmitem informações de modo visual, o que está diretamente ligado ao fato de que eles também servem como uma maneira de agregar valor estético às ações publicitárias. Ou seja, ajudam a fixar a identidade visual do negócio na mentalidade do consumidor.
Então quando chegamos ao cartaz atingimos a ideia básica. Essa é a grande força do cartaz, a síntese”. Arte em Cartaz é uma exposição que traz cartazes como objetos de Arte, criados pelo Designer e Artista Visual Tim Oliveira nos últimos anos para espetáculos de Teatro e Dança em Fortaleza.
O cartaz como o conhecemos nasceu na França do século 19, onde se desenvolveu um novo estilo de propaganda de produtos, exposições e eventos. Muitas vezes chamado de pai do cartaz, Jules Chéret foi um dos primeiros mestres do novo processo de impressão litográfica de quatro cores.
Texto é uma produção, verbal ou não verbal, que se constitui com algum código, no intuito de comunicar algo a alguém, em determinado tempo e espaço. Sua definição ampla se deve ao fato de também abranger diversos formatos.