- Função expressiva: a imagem revela sentimentos, emoções e valores do próprio autor ou daquilo que representa (expressões faciais, posturas do corpo, perspetivas de enquadramento, jogos de luz, relação com o cenário...).
Tal como outra qualquer linguagem, a imagem pode cumprir diversas funções básicas. A imagem é capaz de traduzir símbolos verbais em símbolos visuais, está também apta para fascinar, dramatizar e, desta forma, ser um meio adequado para transmitir sentimentos e atitudes.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se não as compreendemos de imediato, recorremos ao imaginário e às experiências vividas para desvendarmos o seu real significado.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas despertam os sentidos e são pensadas e planejadas de acordo com o que se deseja mostrar a um público específico. O processo de assimilação da informação de uma imagem acontece de forma emocional e subliminar.
O poder da imagem é fundamental para influenciar o nosso entorno. São detalhes como aparência física, roupas, atitudes e tom de voz que formam a primeira impressão, antes mesmo de se iniciar um diálogo. É normal as pessoas julgarem umas às outras com base nessas informações, ainda que de forma inconsciente.
As imagens, ou imagens em português, têm o poder de transmitir mensagens, evocar emoções e captar a atenção de maneiras que o texto sozinho não consegue. Com a ascensão das plataformas de mídia social e a crescente ênfase no conteúdo visual, entender o significado das imagens tornou-se mais importante do que nunca.
Imagem (do latim: imago) significa a representação visual de uma pessoa ou de um objeto. Em grego antigo corresponde ao termo eidos, raiz etimológica do termo idea ou eidea, cujo conceito foi desenvolvido por Platão.
O direito de uso de imagem é um conceito jurídico fundamental que protege os indivíduos contra o uso não autorizado de sua imagem por terceiros. Esse direito se baseia no princípio de que cada pessoa tem o direito de controlar o uso e a divulgação de sua própria imagem, preservando assim sua privacidade e dignidade.
O que as imagens podem transmitir para os seres humanos?
Na verdade, as imagens não são transparentes, isto é, não transmitem um único sentido; têm natureza polissêmica. Além disso, elas são tão capazes de transmitir mensagens, conceitos, ideias e valores quanto o texto escrito.
Por ser polissémica, a imagem pode ter várias funções de acordo com as diversas interpretações. - Função informativa (ou referencial): a imagem fornece informações concretas sobre acontecimentos e elementos da realidade.
Imagem pode ser definida como uma representação visual de alguma coisa, seja real ou não, como por exemplo uma pintura, um desenho, um esboço. Alguns artistas criam pinturas de paisagens fantásticas, lugares inexistentes, enquantos outros retratam com fidelidade a face de uma pessoa.
Centro de Diagnóstico de referência para Sertãozinho e região. A Ser Imagem foi fundada em 1980, pelo visionãrio médico Aloísio Russo Abud para atender Sertãozinho e região.
Imagem é um termo que provem do latim imāgo e que se refere à figura, representação, semelhança ou aparência de algo. Por exemplo: “Esta imagem representa a queda do muro de Berlin”, “És a imagem chapada do teu pai”, “Preciso de uma imagem para ilustrar a minha ideia”.
Sendo uma imagem parte de um processo de comunicação, podemos dizer segura- mente que uma imagem é uma representação, ou seja, é uma forma de comunicar a outrem, através de uma mediação, aquilo que nós vemos; ou de receber de outros aquilo que eles vêem, ou seja, pensam, concebem, imaginam.
Uma imagem pessoal cuidada e profissional transmite credibilidade e inspira confiança. Isso é especialmente importante em profissões ligadas à área da saúde, em que os pacientes depositam sua confiança no profissional para obter tratamentos humanizados e com qualidade técnica.