Palavras–chave são termos ou expressões que identificam o assunto de seu artigo geralmente mencionadas após o Resumo/Abstract do conteúdo publicado e que um leitor em potencial pode usar para pesquisar publicações relevantes . As palavras-chave também desempenham um papel significativo na publicação do seu artigo.
Palavras-chave são uma ferramenta que ajuda indexadores e mecanismos de busca a encontrar artigos relevantes. Se a busca da base de dados puder encontrar seu artigo, os leitores também poderão encontrá-lo. Isso aumentará o número de pessoas lendo o seu artigo, e provavelmente levará a mais citações.
Podemos dizer que as palavras-chave servem como ferramenta para uma pesquisa. Elas são o que, e como alguém escreve a sua pergunta ou problema em um buscador. Nós as definimos, como algo próximo a um instrumento de busca, e devem ser usadas como forma de direcionar a criação de sites.
O termo Palavras-chave refere-se às palavras mais importantes do texto científico utilizadas pelos autores, para indexação e, neste Page 4 230 artigo, apresenta-se em itálico para que haja distinção como termo objeto deste estudo.
Palavras-chave são as palavras ou as frases pesquisadas na busca de um produto ou serviço. Por exemplo, as palavras-chave podem ser: Sapatos. Barcos cruzeiros férias.
Como identificar a palavra-chave de uma frase? Importante: qualquer termo usado em um mecanismo de pesquisa, seja uma única palavra ou uma frase longa, é considerado uma palavra-chave. Por exemplo: o termo “deserto” é uma palavra-chave.
Os tipos de palavras-chave para artigos. No geral, as palavras-chave mais eficientes são as que tem entre dois e quatro termos, bem como apontam o assunto principal do artigo. Mas elas também devem ser separadas conforome o tipo de resposta que o usuário espera.
A ABNT recomenda de 3 a 5 palavras-chave para os trabalhos acadêmicos. As palavras-chave são grafadas com inicial minúscula (com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos), separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.
Qual a diferença entre descritores e palavras-chaves?
Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Termo simples ou expressão composta, do próprio autor, para definir assuntos. Um Descritor é um termo padronizado e definido por especialistas, serve para definir assuntos e recuperar a informação.
4.1.7 As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras- chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.
Quantos descritores usar no TCC? Costumam ser exigidas de 03 a 05 palavras-chave (ou descritores), as quais, devem estar intimamente relacionadas ao tema desenvolvido, sendo que esse total compreende tanto cada termo ou expressão mencionadas.
Segundo a NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ele deve ser redigido em um único parágrafo e de 150 a 500 palavras. Para os artigos científicos, as normas da ABNT sugerem que eles devem ter entre 150 e 250 palavras.
O que são descritores? Os descritores são termos padronizados por pesquisadores para identificar temas de artigos científicos. Ou seja: são palavras-chave determinadas a partir de critérios para indexar artigos.
Qual é a finalidade do uso de descritores na pesquisa?
Descritores são termos padronizados definidos por especialistas para identificar assuntos publicados nos artigos científicos. Existe inclusive uma espécie de dicionário com esses descritores para que todos(as) os(as) pesquisadores(as) que forem fazer as buscas nas bases de dados utilizem os mesmos termos.
Para gerar sugestões de palavras-chave precisas, a Keyword Tool adiciona e anexa o termo de pesquisa que você especifica com letras e números diferentes, coloca-os na caixa de pesquisa do Google e extrai sugestões de palavras-chave.
Norma gramatical também afirma que, quando o segundo termo especifica a função do primeiro, o segundo permanece no singular. Assim, em vez de palavras-chaves, a gramática correta de escrita é palavras-chave.
O resumo, ou abstract, é um pequeno texto que fornece informações concisas e relevantes sobre o assunto de um trabalho acadêmico e, por isso, é importante saber como fazê-lo. Alguns produções acadêmicas exigem a apresentação de um resumo, ou abstract (em inglês), antes do texto que será tratado de forma mais detalhada.
A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Texto do resumo com no máximo 200 palavras. Palavras-chave: Máximo de 5 (cinco) palavras-chave.
Em teses o resumo deve ser apresentado com o máximo de 500 palavras e em dissertações e demais trabalhos acadêmicos, com o máximo de 250 palavras. Recomenda-se o máximo de 10 palavras ou expressões. Versão em outro idioma do resumo da tese ou dissertação. Deve ser iniciado pelo título da tese ou dissertação.
A ABNT recomenda de 3 a 5 palavras-chave para os trabalhos acadêmicos. As palavras-chave são grafadas com inicial minúscula (com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos), separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.
O abstract geralmente é colocado após resumo do TCC, antes do sumário e do restante do conteúdo do trabalho. Ele deve ser apresentado em uma página separada, com a palavra “Abstract” em destaque no topo da página, seguida pelo texto do resumo em inglês.