Os classificados são parte dos jornais (impressos ou on-line) para que o leitor possa anunciar, mediante pagamento, um produto para vender. Os mais comuns oferecem imóveis para vender, automóveis usados e empregos, entre outras coisas.
Muito encontrado em jornais, revistas ou sites, representam o objetivo referente às pessoas que se propõem a vender um determinado produto ou anunciar algo.
OS CLASSIFICADOS SÃO AQUELES TEXTOS BREVES QUE SE ENCONTRAM NAS SEÇÕES DE VENDAS, TROCAS, EMPRÉSTIMOS, ALUGUÉIS, DENTRE OUTROS. OS ANÚNCIOS CLASSIFICADOS TÊM COMO PRINCIPAIS FUNÇÕES COMUNICATIVAS AS SEGUINTES CATEGORIAS: EMPREGOS OU OPORTUNIDADES, VENDER OU ALUGAR IMÓVEIS, MÓVEIS, VEÍCULOS, SERVIÇOS E OBJETOS NO GERAL.
O gênero textual denominado “anúncio classificado” possui uma característica que lhe é intrínseca, a persuasão. Como a finalidade discursiva pauta-se por divulgar algo, o objetivo é, realmente, persuadir o interlocutor com vistas a satisfazer tal pretensão.
Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.
As reportagens podem ser classificadas em expositivas, opinativas ou interpretativas. A reportagem expositiva é aquela que traz uma série de conteúdos informativos, prevalecendo a objetividade do texto.
Qual é o sentido literal do gênero textual classificados?
Resposta: Os classificados são aqueles textos breves que se encontram nas seções de vendas, trocas, empréstimos, aluguéis, dentre outros. Recebem o nome de classificados porque são divididos em categorias, ou seja, são classificados de acordo com a intenção discursiva proposta.
Trata-se de uma atividade comunicativa na qual a intencionalidade discursiva pauta-se pelo caráter persuasivo, visto que o objetivo dos interlocutores é divulgar uma determinada informação relacionada à venda, aluguel, troca, oferta de serviços especializados e emprego.
O objetivo principal do anúncio publicitário é a divulgação e a venda de serviços, ideias ou produtos de uma empresa ou outra instituição para um público-alvo específico. Suas características são variáveis e dependem dos meios de comunicação em que são veiculados e da mensagem anunciada.
O anúncio publicitário visa apresentar, ao grande público, determinado produto, marca ou serviço, com o intuito de atrair e convencer os consumidores a adquirirem ou aderirem ao que está sendo apresentado.
A notícia é um gênero textual que tem como objetivo o de INFORMAR fatos do dia a dia, relevantes para a sociedade. Pode-se dizer, então, que a notícia tem a função social de RELATAR, DESCREVER, de forma breve e objetiva, fatos reais, verdadeiros e importantes, que fogem do corriqueiro, da normalidade cotidiana.
O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens. Os títulos devem ser claros, informativos e atrativos.
Isso ocorre porque o objetivo principal do gênero textual notícia é informar o leitor sobre um acontecimento. Na questão em análise, o foco é noticiar o bloqueio de um porto em São Gonçalo do Amarante. O gênero notícia faz parte do universo dos gêneros jornalísticos, que têm a função de informar o leitor.
A reportagem é um gênero de texto que tem como objetivo investigar um assunto para informar e ajudar o leitor a formar a sua opinião. Por esta razão, pode conter observações ou o ponto de vista do jornalista e de pessoas envolvidas com o tema abordado, imagens, gráficos, mapas, vídeos.
Como dito no começo do artigo, existem diferentes tipos de reportagem: opinativa, expositiva ou interpretativa. Expositiva: no caso da reportagem expositiva, o texto é mais objetivo e contém diversos conteúdos informativos.
Qual é a diferença entre a reportagem e a notícia?
Diferentemente da notícia, a reportagem não precisa tratar, necessariamente, de assuntos recentes. Enquanto a notícia trata de um caso específico, a reportagem fala de um tema mais amplo. Esse tipo de gênero apresenta informações mais aprofundadas sobre temas que despertam a atenção do público.
Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.