O reservatório era um receptáculo para as águas da fonte de Giom, que eram levadas para lá por dois aquedutos - o canal da Idade do Bronze descoberto em 1867 por Charles Warren (um canal de água no fundo da caverna num corte reto de uns 20 metros que era coberto com lajes de rocha) datado da Idade do Bronze 1 800 a.C., ...
O Senhor disse ao cego: “Vá se lavar no tanque de Siloé”. Isso significa que temos que encontrar os apóstolos enviados por Deus, ou seja, aqueles que foram enviados por Deus. Os pecadores têm que encontrar os justos enviados por Deus.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado).
Arqueólogos em Jerusalém conduziram novas escavações no Tanque de Siloé, local de 2,7 mil anos onde revelaram degraus inéditos nos quais Jesus teria curado um cego.
O nome Siloé é a transliteração grega do nome hebraico Shiloah (Piscina de Siloé: בריכת השילוח, Breikhat HaShiloah), que, por sua vez, vem do verbo hebraico שלח (shalah), que significa enviar ou deixar ir.
Porque Jesus cuspiu no chão e fez lodo para curar o cego?
O Salvador explicou que nem seus pais nem o homem haviam pecado. O homem era cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar às pessoas o poder de Deus. Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego. Depois disse ao homem que lavasse os olhos.
Porque Jesus curou o cego de Betsaida em duas etapas?
Jesus poderia ter curado este cego de uma vez; mas o curou em duas etapas para nos mostrar que devemos perseverar na fé e na esperança e acolher a Sua vontade em nossa vida.
Resumo: No Evangelho de João, encontramos uma narrativa, que é a Cura do Cego de Nascença (Jo 9, 6-7). Nesta narrativa, Jesus cospe na terra, faz lama com saliva, unta com esta lama os olhos do cego e manda-o lavar na piscina de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele vai lavar-se e volta de lá curado.
O tanque fica no vale do Tiropeón, no extremo inferior do canal subterrâneo de Ezequias. Para chegar até lá é necessário caminhar sobre um terreno descendente por mais de 800 metros. E o acesso ao tanque é dado por uma escada de 34 degraus.
Silo é mencionada na Bíblia Hebraica como um lugar de reunião para o povo de Israel onde havia um santuário contendo a Arca da Aliança até ela ser tomada pelos Filisteus do campo de batalha em Afeca (provavelmente Antipátrida).
Jesus passa, faz lama com a saliva, pega esta lama e passa nos olhos do cego e depois o manda ir ao tanque de Siloé, a 1km dali. (O evangelista explica que Siloé significa “enviado”, termo com o qual Jesus pediu se designa a si mesmo: (Jo 9,7). O cego executa o que Jesus pediu e volta vendo.
Jesus ao cuspir e passar a saliva nos olhos do homem, ao pôs a mão sobre ele e perguntar se ele via alguma coisa, nos convida a mergulharmos em nossa condição humana e suas racionalidades com uma nova consciência. Só n'Ele, por Ele e com Ele nós conseguimos enxergar o caminho que nos leva ao Pai.
É verdade que outras traduções da Bíblia suavizam o verbo “cuspir”, traduzindo o ato como Jesus usando saliva e tocando com ela os olhos do cego. Não que seja fundamental saber como foi de fato, porque o importante é a cura e seu significado.
11 Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi. 12 Disseram-lhe, pois: Onde está ele?
Porque Jesus cuspiu nos olhos do cego de Betsaida?
De acordo com o Evangelho de Marcos, quando Jesus chegou em Betsaida, uma cidade na Galileia, lhe pediram que curasse um cego. Jesus levou seu paciente para fora da cidade, cuspiu em seus olhos e colocou suas mãos sobre ele.
Porque Jesus mandou o cego lavar os olhos no tanque?
Uma suposta virtude curativa na saliva não foi a razão pela qual Jesus fez uso dela, a menos que tenha sido simplesmente para fortalecer a fé do homem. O uso da saliva é mencionado em dois outros milagres. O relato está em João capítulo 9.
A Torre de Siloé desabando é usada por Jesus como um lembrete de que eventos trágicos não são necessariamente castigos divinos proporcionais ao pecado individual. Isso destaca a importância da prudência, arrependimento constante e da busca de uma vida piedosa.
“Estas datas são especialmente úteis para os historiadores”, explica Savage. “O imperador Tibério governou Roma entre 14 e 37 d.C., sabemos que Jesus nasceu entre 7 e 4 a.C. no final do reinado de Herodes. Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”.
Nos tempos bíblicos, este local havia sido transformado num grande centro de peregrinação para pessoas que pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas. Talvez essa condição possa explicar o porquê da designação Betesda, "casa de misericórdia".