Para quem deve ser feito o PEI?

“O PEI deve ser construído perpassando todos os setores da escola, envolvendo desde o profissional da Sala de Recursos até a gestão”, explica Andreia Castro de Andrade, professora de AEE na EMEIF Benedita Torres, em Canaã dos Carajás (PA).
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Quem precisa fazer o PEI?

O PEI precisa ser aprovado pelo estudante ou pelo responsável no caso de estudante menor de idade e deve ser revisado periodicamente, a fim de que o professor possa acompanhar o desenvolvimento do aluno e mudar as estratégias conforme observação em sala de aula e no convívio desse aluno com a comunidade escolar.
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Para quem é destinado o PEI?

O Plano Educacional Individualizado – PEI, por sua vez, é considerado uma proposta de organização curricular desenvolvida especialmente para cada educando com deficiência, que tem o objetivo de nortear a mediação pedagógica do professor e de desenvolver os potenciais ainda não consolidados do aluno.
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Qual aluno tem direito ao PEI?

O PEI é amparado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina que toda pessoa com deficiência tem direito à educação inclusiva, devendo o poder público adotar medidas para garantir o acesso ao ensino regular com recursos de acessibilidade e, quando necessário, oferecer ...
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De quem é a responsabilidade de elaborar o PEI do aluno?

§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
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Como é elaborado um PEI? [PASSO A PASSO]

Quem deve elaborar o PEI no caso de um aluno autista?

Para auxiliar a garantir esse direito, temos o Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, um documento elaborado pelo professor com base na observação e avaliação de um aluno com deficiência, TEA ou altas habilidades.
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Quem são as pessoas que fazem parte do PEI?

Os profissionais envolvidos na elaboração do Plano Educacional Individualizado são:
  • Professores de educação especial ou em geral;
  • Psicólogos escolares;
  • Psicopedagogos;
  • Psicoterapeutas;
  • Assistentes sociais;
  • Familiares;
  • Aluno.
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Quem tem TDAH tem direito ao PEI?

Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), é um direito do seu filho, especialmente pelo diagnóstico formal de TDAH.
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Qual Lei fala sobre PEI?

A principal base legal que obriga as escolas a elaborar o PEI é o artigo 28 da Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).
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Quem tem prioridade na PEI?

Sim. A prioridade para entrada no PEI nesse momento é para escolas com Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.
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Como fazer o PEI de um aluno?

  1. Basicamente a construção do PEI consiste em 4 etapas:
  2. Conhecer sua história, seus gostos, seus conhecimentos já adquiridos e o.
  3. que ele precisa aprender.
  4. e longo prazo. ...
  5. tempo a partir do seu perfil.
  6. como e quando elas serão executadas.
  7. os procedimentos e avaliando as metas alcançadas.
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Como funciona a PEI?

As PEI podem ser organizadas de duas maneiras: um turno único de 9 horas ou 9 horas e 30 minutos. Todos os alunos entram às 7h e saem às 16h ou 16h30. Ou com dois Turnos de 7 horas, sendo o primeiro das 7h às 14h e o segundo das 14h15 às 21h15. E justamente nesse aspecto que entra a principal crítica ao modelo.
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Qual a função do professor na PEI?

Das atribuições dos professores dessas escolas, destacam-se: i) elaboração programa de ação, com indicadores e metas relacionadas à sua atuação; ii) produção de materiais didáticos; iii) substituição de aulas dos demais professores; iv) elaboração de plano bimestral e guias de aprendizagem de suas respectivas ...
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O que é PEI para tdah?

O PEI é um programa de estimulação cognitiva quevisa à aplicação de instrumentos para modificabilidade cognitiva. O programa é composto por nível I, nível II e nível básico. Os níveis I e II são dirigidos a crianças escolares e adultos e são compostos por 14 instrumentos cada.
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Como funciona o PEI Plano Educacional Individualizado?

O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?

O modelo mais comum, adotado por escolas e redes de ensino no Brasil e em outros países, baseia-se em seis áreas de habilidades: acadêmicas, da vida diária, motoras/atividade física, sociais, recreação/lazer e pré-profissionais/profissionais.
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O que é PEI no autismo?

👫📝Todo aluno com autismo tem direito a um Plano de Ensino Individualizado (PEI). Ou seja, uma avaliação feita pela escola para entender quais as necessidades, potencialidades e dificuldades do aluno com autismo. Através desse levantamento é elaborado um plano de ensino direcionado para esse estudante.
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É obrigatório fazer o PEI?

Sim. Usar o Plano Educacional Individualizado (PEI) na sala de aula regular não só recomendável como necessário. Primeiro porque, considerando seus objetivos, o trabalho do Atendimento Educacional Individualizado (AEE) perde o sentido se não for diretamente articulado com o realizado em sala de aula.
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Quem tem que fazer o PEI?

Inicialmente, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento que parte de uma avaliação realizada sobre um aluno com necessidades educacionais específicas. Assim sendo, o professor exerce papel determinante nesse processo.
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Quais crianças têm direito ao PEI?

PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI): PARA QUE SERVE E COMO APLICÁ-LO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Conforme Artigo 53 da Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990), é direito de toda criança e adolescente sendo pessoa com deficiência ou não, frequentar o ensino regular.
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Quais alunos precisam de PEI?

O PEI é para aquele estudante que, em razão da sua condição de PAEE ou de algum transtorno funcional específico, não responde satisfatoriamente ao currículo padrão da escola.
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Qual é a nova Lei do TDAH 2024?

Estabelece diretrizes para o atendimento de alunos com transtorno específico de aprendizagem e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH – no âmbito da rede estadual de ensino.
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Qual é o principal objetivo do PEI?

O PEI contribui para a criação de um ambiente escolar que valoriza e celebra as diferenças. O Plano Educacional Individualizado é uma ferramenta valiosa para promover uma educação adaptada às necessidades de cada aluno.
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Qual lei fala sobre o PEI?

O Plano Educacional Individualizado (PEI) foi previsto como ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência na Lei nº 13.146/2015.
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O que deve constar no PEI?

3. Estratégias de Ensino e Recursos. O PEI deve detalhar as estratégias de ensino e os recursos que serão utilizados para apoiar o aluno em seu aprendizado. Isso pode incluir adaptações curriculares, uso de tecnologia assistiva, suporte de professores de apoio ou tutores, e acesso a materiais educacionais específicos.
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Quais são as etapas do PEI?

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) envolve quatro etapas: avaliar, elaborar objetivos, elaborar programas de ensino e coletar dados.
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