“Efésios é uma epístola para o mundo inteiro, para judeus e gentios, para marido e mulher, para pais e filhos, para servos e senhores. É a declaração da palavra e vontade de Deus nos dias de Paulo e é a voz da inspiração em nossos dias; é uma epístola de apelo e aplicação universal.
De acordo com a obra, a carta aos Efésios é, antes de tudo, uma reflexão abrangente sobre a salvação realizada através de Jesus Cristo e sobre a Igreja em sua relação com Deus e com o mundo. Entre as abordagens, a unidade da Igreja e o comportamento cristão são os principais temas discutidos pelo autor.
Nessa carta, Paulo se dirigiu aos membros gentios da Igreja (ver Efésios 2:11) que, talvez, fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15). Ele escreveu para ajudar a desenvolver a espiritualidade e o testemunho daqueles que já eram membros.
De acordo com a publicação, a carta aos Efésios teria sido escrita no fim do século I d.C e dirigida a várias comunidades cristãs da Ásia Menor (atualmente território da Turquia), região subjugada e explorada pelo império romano.
Nessa epístola, Paulo dirigiu-se aos membros gentios da Igreja (ver Efésios 2:11) que talvez fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15). O objetivo da carta era promover a espiritualidade e o testemunho dos que já eram membros da Igreja.
Fundada ainda antes da colonização grega, conheceu a presença grega a partir dos século XI, X a. C., sendo a mais antiga cidade fundada por povos gregos na costa da Ásia Menor. De acordo com a lenda, foi fundada ou por Amazonas ou pelos também míticos Éfeso e Coresso.
Certamente, Éfeso era famosa por seu Templo de Ártemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Como o cristianismo interagiu com a cultura e religião locais? Podemos encontrar lições sobre como manter nossa fé em um mundo diversificado e muitas vezes desafiador.
O livro de Efésios nos ajuda a entender a história de Deus, a revelação de Sua vontade e a relação entre nós e Ele. Por seu maravilhoso e grande amor divino nos deu, em Jesus Cristo, uma nova posição de membros da família divina, já ressuscitados e assentados nos lugares celestiais juntamente com Cristo.
Efésios 2.8-10 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
Éfeso era uma das Sete Congregações da Ásia Menor que são citadas no Livro de Apocalipse. O Evangelho de João pode ter sido escrito aqui. A cidade foi o local de vários conselhos cristãos do século V (ver Primeiro e Segundo Concílio de Éfeso).
As perguntas abordam tópicos como o que Paulo mais admirava nos irmãos de Éfeso, em qual viagem missionária Paulo passou por Éfeso, onde Paulo escreveu a carta, semelhanças com outras cartas e conceitos como salvação, muro da inimizade e cidadania no Reino.
Paulo partiu de Antioquia da Síria e foi, novamente, à Galácia e à Frígia. Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.
Pois, de acordo com a carta aos Efésios, uma das maiores obras de Nosso Senhor Jesus Cristo é tornar um povo, antes segregado e dividido, em um só povo Nele. Sim! Na carta aos Efésios o autor apresenta Cristo como a cabeça e todos os cristãos batizados como membros de seu corpo.
Alguém escreveu a carta aos Efésios e usou o nome de Paulo para dar autoridade ao escrito. Este alguém seria um cristão que conhecia os ensinamentos de Paulo, mas foi avante na reflexão sobre a Igreja, sua natureza e sua função no mundo como comunidade una e universal.
A carta aos Efésios (Ef) foi escrita no fim do século I d.C. e dirigida a várias comunidades cristãs da Ásia Menor (hoje Turquia), região subjugada e explorada pelo Império Romano, movido pelos espíritos do mal – ganância, mentira, injustiça, discriminação, desigualdade, insensibilidade, libertinagem (Ef 4,17-32; 6,10- ...
Éfeso está localizada na região turca do mar Egeu. Nos tempos antigos, era uma cidade portuária. Foi um importante centro religioso, cultural e comercial. Suas ruínas, que se estendem ao longo de uma grande área, estão muito bem conservadas e são uma importante atração turística da Turquia.
De Corinto Paulo viaja para Jerusalém, passando por Éfeso, na província da Ásia. Participa do culto na sinagoga, anuncia o Evangelho aos judeus que lhe pedem para ficar mais tempo com eles, mas Paulo segue adiante.
Se não há amor a Deus e ao próximo, Deus destrói as nossas obras e a nossa história. Por 40 anos Deus sustentou a igreja de Éfeso, mas quando ele viu que não tinha mais jeito, quando ele viu que aquele povo não amava mais, ele destruiu a igreja. A igreja de Éfeso foi completamente destruída juntamente com a cidade.
A riqueza do Éfeso não era apenas material, más também teve iniciativas culturais como escolas filosóficas; escola de magos e muitas manifestações religiosas, uma delas é Ártemis; a deusa da fertilidade e do meio ambiente conhecida como Diana pelos romanos.
Para entender bem a dimensão e o significado destes templos faz bem recordarmos o culto à deusa Ártemis, na cidade de Éfeso, na Ásia Menor, na segunda metade do século I da era cristã.
A Epístola aos Efésios, também conhecida como Livro de Efésios ou Carta de Paulo aos Efésios, é o décimo livro do Novo Testamento. A carta teria sido escrita pelo apóstolo Paulo, uma atribuição tradicionalmente aceita pelos cristãos.