1o E 2o TIMÓTEO E TITO: AS CARTAS PASTORAIS As últimas cartas que Paulo escreveu foram as “pastorais”. Escreveu-as para seus amigos e cooperadores, Timóteo, que mandara pastorear a igreja em Éfeso (1 Tm 1.3) e Tito, em Creta (Tt 1.5).
As cartas de Paulo precisam legitimar a vida cristã e alcançar dentro de cada um a sede de se viver uma vida de santidade, uma vida de crescimento espiritual e uma vida de fé constante.
Desde o século XVIII, as cartas situadas na bíblia, entre o decimo quinto e o decimo oitavo livro do Novo Testamento, são comumente chamadas “cartas pastorais”. Elas são, nomeadamente, a Primeira e Segunda dirigidas a Timóteo, e a única dirigida a Tito.
Quais são as cartas pastorais e por que se chamam assim?
Por Nilo Luza. As próximas três Cartas – 1 e 2 Timóteo e Tito – são denominadas “Cartas Pastorais”, porque são dirigidas aos pastores ou líderes de comunidades. São Cartas que se encontram no “Corpo Paulino”, mas provavelmente são de algum discípulo que conhece muito bem o apóstolo e o seu pensamento.
O versículo inicial da Primeira Epístola aos Coríntios indica que ela foi enviada pelo Apóstolo Paulo e um discípulo chamado Sóstenes, que pode ter servido como escrevente de Paulo (ver 1 Coríntios 1:1).
Essas cartas tratam fundamentalmente da Parusia, ou segunda vinda de Cristo e da ressurreição dos mortos. O Apóstolo diz que desconhece o tempo dos acontecimentos porque não foram revelados por Cristo e poe ênfase na vigilância e na importância do trabalho.
Qual foi o propósito de Paulo escrever a carta aos Efésios?
Nessa epístola, Paulo dirigiu-se aos membros gentios da Igreja (ver Efésios 2:11) que talvez fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15). O objetivo da carta era promover a espiritualidade e o testemunho dos que já eram membros da Igreja.
A Epístola aos Romanos é a mais longa das epístolas de Paulo e é considerada por muitos como a melhor. Essa epístola contém a explicação mais completa da doutrina da justificação pela fé em Jesus Cristo, em vez das práticas da lei de Moisés.
A carta, permitiu que um emissor, transmitisse uma mensagem através de um meio ( carta ) a um receptor ( pessoa que recebe a carta ) sem que ele estivesse presente, sendo a carta, palavras ditas ( escritas ) pelo emissor da mensagem, o que possibilitou uma comunicação mais ágil e dinâmica.
Carta é um gênero textual de correspondência, que estabelece uma comunicação direta entre os interlocutores e veicula uma mensagem de importância pessoal ou formal. Historicamente, a carta está relacionada à correspondência tradicional, o envelope contém as informações dos interlocutores.
Qual a importância que tiveram as cartas de Paulo?
Eles fornecem uma visão das crenças de parte do cânon do Novo Testamento e são textos fundamentais para a teologia cristã e para a ética. A Epístola aos Hebreus, embora não tenha o nome de Paulo, foi tradicionalmente considerada paulina por mil anos.
Qual era o objetivo e importância das cartas paulinas?
O curso cartas paulinas tem como objetivo proporcionar um conhecimento amplo do contexto judaico do Novo Testamento. A partir desse conhecimento podemos mergulhar nas cartas paulinas. Conhecer quem foi Paulo, o que motivou-o a escrever. Como funcionava a confecção das cartas, e como elas chegavam até os destinatários.
As Cartas aos Gálatas e aos Romanos são escritos considerados de autoria do próprio apóstolo Paulo e trazem os temas fundamentais para a vivência cristã: a justificação pela fé e não pelas obras da Lei, a relação entre o Evangelho e a Lei, a vivência comunitária, o papel do Espírito Santo, a ética e a liberdade em ...
Acredita-se que a Primeira Epístola aos Tessalonicenses seja a mais antiga epístola escrita por Paulo que ainda exista hoje e é possível que seja o livro mais antigo do Novo Testamento.
As perguntas abordam tópicos como o que Paulo mais admirava nos irmãos de Éfeso, em qual viagem missionária Paulo passou por Éfeso, onde Paulo escreveu a carta, semelhanças com outras cartas e conceitos como salvação, muro da inimizade e cidadania no Reino.
Paulo expressa gratidão, amor e confiança nos membros da Igreja; fala dos sacrifícios que fez para seguir Jesus Cristo e ensina aos santos filipenses os princípios da vida reta.
Em ordem cronológica, parece que 2 Timóteo é a última epístola escrita por Paulo no Novo Testamento (ver 2 Timóteo 4:6). Ela contém algumas reflexões de Paulo quanto às bênçãos e dificuldades inerentes ao serviço como “pregador, e apóstolo, e mestre dos gentios” (2 Timóteo 1:11).
Porque Paulo escreveu a carta aos Tessalonicenses?
Paulo queria verificar o estado da fé dos tessalonicenses, por temer que os falsos mestres poderiam ter se infiltrado entre o seu rebanho. No entanto, Timóteo logo voltou com um bom relatório, o que levou Paulo a escrever 1 Tessalonicenses como uma carta de encorajamento para os novos crentes.
Os membros da igreja primitiva que viviam em Corinto lidavam com muitos dos problemas que existem hoje, como desunião, falsos ensinamentos e imoralidade.
Epístolas da Prisão é como são conhecidas as quatro cartas do Novo Testamento da Bíblia, escritas pelo apóstolo Paulo, quando se encontrava em cárcere em meados do século primeiro em Roma. As quatro cartas que formam a Epístolas da Prisão são: Efésios. Filipenses.
Paulo escreveu a Epístola aos Colossenses por ter recebido a notícia de que eles estavam incorrendo em graves erros (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”). Os santos de Colossos estavam sendo influenciados por ensinamentos enganosos e práticas errôneas que ameaçavam sua fé.