Nunca abra a tampa do reservatório de expansão com o motor quente! O líquido ali fica muito quente e sob pressão. Abrir a tampa pode fazer com que o líquido espirre diretamente no seu rosto, podendo te machucar seriamente.
O padrão, é cerca de 5 a 10 minutos com o carro rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por mais 5 a 10 minutos. Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.
O motor até pode estar quente, mas o correto mesmo é que ele esteja frio, e o carro parado em uma superfície plana. A vareta de medição tem duas marcas: a de mínimo e a de máxima. Se nível do óleo estiver entre essas duas marcas, não precisa completar.
O motor deve estar quente na troca de óleo e frio na verificação do nível. Há muita dúvida sobre isso, mas é preciso enfatizar que não se trata de um mito. É extremamente aconselhável que você troque o óleo com o motor aquecido, mas que verifique o seu nível apenas quando ele estiver frio.
Pressão de AR/VÁCUO pela tampa de óleo do motor /motor vibrando alterando aceleração
Pode abrir a tampa do óleo com o motor ligado?
NUNCA abra essa tampa com o motor do carro quente ou ligado. Isso vira uma panela de pressão e você pode sofrer um acidente sério. Mais uma vez a ideia é apenas verificar o nível, jamais completá-lo. Se estiver entre as marquinhas de máximo e mínimo, tudo está bem.
Assim que perceber o superaquecimento, pare o veículo assim que puder em um local seguro e desligue o motor imediatamente e acione o reboque. Isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido.
Ou seja, na partida do motor, óleo frio, viscosidade alta; e, motor funcionando, alta temperatura, viscosidade baixa. Mas será que à medida que o motor vai esquentando, todo óleo diminui sua viscosidade na mesma medida e do mesmo jeito? Não, pois vai depender do índice de viscosidade.
Seu motor deve estar frio, e você deve esperar pelo menos 30 minutos depois de um percurso difícil, ou 10 minutos depois de desligar o motor, para que o óleo drene todo do motor e volte para o cárter.
Quanto à troca do óleo, ela não deve ser feita com o motor frio, pois é importante o óleo estar quente para se ter certeza de que todo ele vai sair do cárter antes de se colocar um novo.
Perto da ponta da vareta de nível há duas linhas. Entre elas há, às vezes, uma área com linhas entrecruzadas. Idealmente, o nível de óleo deve ficar na altura da linha superior ou perto dela, embora qualquer nível acima da linha inferior sirva.
O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor. Quando se completa o nível com um produto diferente, há o risco dos aditivos não serem compatíveis, podendo anular seus benefícios, não lubrificar de forma eficiente e comprometer seriamente o funcionamento do veículo.
Completar um óleo viscoso com um óleo novo pode dar um resultado ruim e não vale a pena. Se você seguir a medição correta do nível de óleo, vai perceber que há a diminuição desse nível ao longo do tempo. Isso é normal, já que o motor consome uma parte desse óleo para funcionar.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nível correto fica entre os dois traços e não só no traço superior da vareta. Se o óleo ficar abaixo do mínimo, o motor pode ser seriamente prejudicado por falta de lubrificação.
1. Espere o motor esfriar. Para sua segurança, aguarde o motor ficar frio para iniciar o processo de lavagem. Isso significa esperar cerca de 30 minutos depois de desligar a moto, ou seja, o tempo de você tomar uma água e separar os materiais.
Pode completar o óleo do motor com o motor quente?
O veículo tem de estar em local plano para evitar que o lubrificante fique acumulado em um único lado do cárter. Caso o motor ainda esteja quente, aguarde cerca de dez minutos após desligá-lo para conferir o nível indicado na vareta.
É melhor trocar o óleo com o motor quente ou frio?
Troque o lubrificante com o motor quente. “É sempre melhor quando o cliente chega com a moto quente, assim o óleo flui melhor. Quando está frio, ele fica mais viscoso, e demora mais”, diz o mecânico, que completa garantindo que soltar o parafuso do dreno com o motor quente não é problema.
Certifique-se de que antes de medir o óleo, o carro esteja na horizontal, com o motor parado e frio. Se você verificar o nível do óleo com o motor quente, uma margem de erro pode aparecer na medição do nível, fazendo com que ele marque mais do que realmente existe, devido à expansão dos materiais.
Quais são os sintomas de falha de pressão de óleo?
Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.
A luz alerta para o fato de que o motor está enfrentando problemas de lubrificação. Isso significa que o óleo não está chegando em partes nas quais deveria chegar e, com isso, o contato metal com metal pode estar ocorrendo.
Todos nós sabemos que o capô esquenta naturalmente com o uso do automóvel. No entanto, se houver um calor excessivo, isso pode indicar que está na hora de fazer a revisão do carro. Esse sintoma indica que o radiador está superaquecendo, colocando em risco o funcionamento mecânico do veículo como um todo.
O superaquecimento do motor pode resultar em prejuízos econômicos, visto que o motor e outras peças provavelmente precisarão ser substituídas. A principal forma de evitar o superaquecimento do motor é manter a frequência recomendada de manutenções preventivas.
O superaquecimento do motor é geralmente causado por falhas em componentes do sistema de arrefecimento. Alguns problemas comuns incluem: Falhas em mangueiras ou vazamentos no reservatório de água. Quebra da válvula termostática ou da bomba d'água.