Pode subir de cargo sem aumento?
Também é possível receber a promoção apenas com aumento do salário sem, necessariamente, haver mudança de cargo e atividades. Em momentos de crise, a empresa pode solicitar ao colaborador para que ele assuma mais atividades ou mude de cargo, mas há pouco ou nenhum aumento no salário.O que diz a CLT sobre mudança de cargo?
O texto do Artigo 468 determina que o contrato de trabalho só pode ser alterado se as duas partes – empresa e colaborador – concordarem com a alteração. Ou seja, ambos devem estar de acordo e cientes das mudanças. Porém, o mesmo artigo também deixa claro que a alteração não pode prejudicar o funcionário.Quando muda de função muda o salário?
Como fica a remuneração do funcionário? Com a alteração de função, os funcionários esperam o aumento salarial. É fato que o colaborador deve receber um salário compatível com suas funções. Então, com uma mudança de contrato de trabalho, o ajuste da remuneração é obrigatório.Sou obrigado a aceitar uma mudança de cargo?
Se sua contratação deu-se no cargo de instrutora e em seu contrato não consta cláusula em que vc se dispõe a aceitar qualquer proposta de mudança de cargo, função, etc, vc não está obrigada a aceitar essa mudança, restando a seu empregador lhe demitir sem justa causa.Quais são os erros ao trocar o empregado de função?
Como funciona a troca de cargo?
A mudança de cargo precisa ser acordada entre as duas partesConforme o artigo 468 da CLT, as condições contratuais de trabalho, dentre as quais a mudança de cargo, só podem ser realizada com mútuo consentimento e desde que não resultem em prejuízos para o trabalhador.
Como rejeitar uma mudança de cargo?
Peça um tempo para pensar na proposta: evite dizer não logo de cara. Ao tirar um tempo para analisar a situação, você demonstrará certo nível de comprometimento com a empresa. À medida que você analisa e chega a uma conclusão, passa a ser capaz de elaborar argumentos que justifiquem a recusa da promoção.Sou obrigado a fazer uma função que não é minha?
Você somente é obrigada a fazer a função a qual fora contratada. Se foi contratada como fiscal de caixa, e sua CTPS está assinada assim, então não faz sentido você cumprir outra função, excetuando se houver alteração contratual neste sentido.Quanto tempo a empresa tem para mudar o cargo do funcionário?
A verdade é que não existe um prazo legal definido quanto ao momento em que a empresa deve atualizar uma mudança de cargo na CTPS. Portanto, se você foi promovido, mas essa promoção não foi registrada em carteira, isso não necessariamente significa que a empresa esteja irregular.Quando o funcionário é promovido pode voltar ao cargo anterior?
A reversão disciplinada no § 1º do art. 468 da CLT determina que o empregado que ocupa cargo de confiança poderá ser revertido ao cargo anterior, com a retirada da gratificação de função, sem que essa reversão acarrete nulidade.Pode rebaixar o cargo de um funcionário?
Sob esta análise interpretativa da norma, rebaixar um empregado de função em decorrência de extinção de cargos, por extinção de áreas, setores ou atividades específicas, por motivo de punição disciplinar ou qualquer outro motivo que afronta o dispositivo legal, não é admitido pela legislação trabalhista.O que acontece se o funcionário se recusar a ser transferido?
A recusa da autora quanto à mudança do local de trabalho autoriza a extinção do contrato por justa causa, pois configura falta grave passível de caracterizar abandono de emprego.Quando a transferência realizada pelo empregador é considerada abusiva?
Quando a transferência realizada pelo empregador é considerada abusiva? Presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço.É obrigatório dar aumento?
O reajuste salarial anual é um direito de todo trabalhador, garantido pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), que obriga empresas e sindicatos profissionais a firmar acordo em favor dos empregados, no que concerne ao aumento salarial em função da inflação e outros fatores econômicos.Sou registrado em uma função e exerce outra?
Caso o funcionário esteja acumulando funções, desempenhando atividades para além da sua própria atividade, ou se há um desvio de função, à medida que ele não exerce atividades diferentes da qual ele foi contratado, isto configurará uma pratica ilegal, que pode ser revista na justiça.Como provar que houve desvio de função?
Essas comprovações podem ser:
- O contrato de trabalho;
- Documentos assinados, e-mails, holerites, marcação de ponto ou qualquer prova sobre o cargo exercido;
- Testemunhas (pessoas que confirmam o desvio de função).