De forma simples, embora seja tecnicamente possível conduzir com a luz do airbag acesa, essa prática é altamente desaconselhável. Conduzir nestas circunstâncias significa riscos para a segurança no caso de acidente.
Ao verificar a luz de airbag acesa, leve o seu veículo até um profissional de sua confiança. Após uma análise, ele poderá lhe dizer qual é o melhor caminho a seguir. Falhas mecânicas devem ser levadas à atenção de uma oficina especializada, mas apenas se esta for autorizada pelo Exército Brasileiro.
Como apagar luz do airbag acesa? Na maioria dos carros mais novos, ao lado direito do painel frontal ou no interior do porta-luvas há um interruptor com as opções ON e OFF, onde há a possibilidade ativar ou desativar o air bag. Se o desativar, consequentemente a luz se apagará.
O condutor do veículo é responsável pelo airbag estar desligado ou ativado. Em nenhum caso deve deixar a chave no interruptor de desativação do airbag, pois pode danificá-lo. Se o carro estiver em movimento, pode mesmo ativar ou desativar o airbag.
São elas: Quando o veículo for dotado exclusivamente deste banco; Quando a quantidade de crianças com esta idade exceder a lotação do banco traseiro; Quando o veículo for fabricado originalmente com cintos de segurança subabdominais (dois pontos) nos bancos traseiros (impedindo a fixação correta do bebê-conforto).
A luz do airbag acendeu no painel? Veja possíveis causas!
Qual velocidade estoura o airbag?
A deflagração das bolsas depende de onde foi o impacto, a velocidade e o ângulo. A velocidade mínima para o acionamento e uma batida frontal contra objeto imóvel é de 30 km/h. Em caso de batidas laterais, traseiras e até capotamento, os airbags dianteiros não serão acionados.
O airbag do passageiro pode ser desativado caso o veículo esteja equipado com um interruptor Passenger Airbag Cut Off Switch (PACOS). O interruptor do airbag do passageiro está localizado na extremidade do painel de instrumentos do lado do passageiro e fica acessível quando a porta está aberta.
A luz do airbag acesa no painel do veículo é um sinal visual crucial que indica um possível problema no sistema de airbag. Essa luz é projetada para chamar a atenção do motorista e alertá-lo sobre a existência de uma falha ou mau funcionamento no sistema de segurança do airbag.
Dependendo do sistema e do número de airbags existentes, os sensores de impacto ou de aceleração estão instalados diretamente no módulo de comando ou como satélites na parte dianteira ou lateral do veículo. Os sensores frontais existem sempre em pares.
Como apresentado acima, o acionamento do airbag rompe a estrutura do painel, volante, entre outras superfícies do veículo com o objetivo de amortecer o impacto durante a colisão. Portanto, airbag estourado não há conserto. Isto é, uma vez acionado, todo o sistema deve ser substituído.
Vermelho é a cor universal para alertas de emergências. No painel do carro, as luzes dessa cor apontam falhas graves que podem afetar a segurança dos ocupantes: falha nos freios, nos airbags, no sistema de arrefecimento, na lubrificação ou na bateria.
Sim, é perigoso andar com a luz do ABS acesa. A luz indica um problema no sistema de freios ABS, o que pode significar que o sistema não está funcionando corretamente.
É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Como a luz acesa pode indicar diversos problemas relacionados ao funcionamento do veículo, é perigoso circular com esse indicador ligado. Além disso, essa prática pode agravar ainda mais a situação.
Entre todas as luzes do painel, o airbag é representado por um boneco com um círculo, similar a um balão. Quando esse alerta acende, é um indicativo de que o equipamento pode apresentar falhas no funcionamento. Uma vez que está danificado, o airbag não será ativado em uma situação de colisão.
Neste caso, trata-se de uma verificação normal do sistema, portanto não há com o que ficar alarmado. No entanto, se a luz de airbag não apagar após a verificação padrão, é indicado que o você leve o veículo ao mecânico de sua confiança imediatamente para verificar o que há de errado.
Então, antes de levar para oficina, se você perceber que acendeu a luz de alerta do airbag no seu painel faça o seguinte, desliga a bateria do carro. Você vai ter que depois reprogramar relógios, rádios, etc. Mas você desliga a bateria, e liga de novo.
Tudo isso aumenta o custo do reparo, que pode ficar na faixa de R$ 3.000 a R$ 5.000. Dependendo desse valor, é inviável prosseguir com o concerto, acaba não compensando.
Eis o que deve ter em atenção e como desligar o airbag: Em alguns veículos, o botão de desativação encontra-se no porta-luvas. Noutros, está situado na extremidade do painel de instrumentos, junto à porta do passageiro . Se o botão estiver no porta-luvas, procure o bloqueio de desativação.
É essencial sempre ficarmos de olho na luz do airbag no painel do veículo, para averiguar se ela acende logo que dá a partida no carro, e na sequência, após poucos segundos, apaga sozinha. Esse processo é um sinal de que está tudo normal e que seu airbag está em pleno funcionamento.
Um airbag demora aproximadamente 30 milésimos de segundo a disparar e normalmente varia de acordo com a sua posição. Segundo estudos, os que demoram menos a abrir são os de cortina. A velocidade a que abrem é de 400 km/h, ou 111 m/s.
Quando o airbag não é acionado, pode ser que a batida não tenha sido suficiente para promover o acionamento do equipamento. Ou então, o ângulo da batida não foi o ideal para acionar o sistema que faz inflar as bolsas de ar. Para que o airbag funcione, é preciso que a colisão aconteça dentro de um determinado padrão.