Uma junta homocinética danificada pode levar à soltura completa da peça, resultando em perda de controle e risco de acidente. A junta homocinética é vital para a capacidade do carro de manobrar, especialmente durante curvas mais acentuadas.
É perigoso andar com a junta homocinética estalando? Dirigir com a junta homocinética defeituosa pode ser perigoso, já que essa peça é responsável por conectar o motor às rodas e transmitir a potência necessária para o movimento do veículo.
Ela tem a função de transmitir o torque do motor às rodas. O excesso de carga no carro, aqueles trancos nas arrancadas e desalinhamento nas rodas provocam o desgaste prematuro da junta homocinética. Se ela quebrar, o automóvel simplesmente não anda. Não se esqueça de consultar sempre o seu mecânico :)
As principais causas de problemas em juntas homocinéticas deslizantes são a coifa cortada, deteriorada, ou ainda, abraçadeiras fixadas de forma incorreta, permitindo a entrada de impurezas que contaminam a graxa e causam desgaste prematuro da junta.
O serviço de troca da homocinética geralmente é feito em uma oficina especializada e pode levar algumas horas. O preço da mão de obra pode variar entre R$ 150 e R$ 400, dependendo da região e da complexidade do serviço.
Se o dano for grande, será possível visualizar essa graxa manchando o interior da roda. Se o carro continuar a rodar com a junta danificada, ela sofrerá desgaste ainda maior e, em algum momento, irá falhar. O efeito mais fácil de identificar que a homocinética está ruim é um estalo que acontece quando se gira as rodas.
O que acontece quando estoura a homocinética do carro?
Se a junta homocinética quebrar, o incidente pode causar o travamento da roda, o que resultará em direção difícil ou até em uma avaria completa. Uma peça que está com problemas nem sempre faz barulho e pode demorar um pouco para você perceber, mas de qualquer forma, ela deve ser verificada e reparada, se necessário.
Por se tratar de uma peça mecânica, que faz uso de diversos rolamentos para se movimentar, qualquer poeira ou detrito que adentrar no sistema pode ocasionar ruídos – os conhecidos estalos – ou desgate – este que leva a folgas, exigindo a troca da peça.
Pode soar como um clique alto, estalo ou clunks conforme o dano piora. Uma junta homocinética defeituosa também causa vibração sentida no volante e no assoalho do carro. Uma junta homocinética desgastada também emite sons de estalo ao colocar o veículo em marcha-ré.
O que fazer se a coifa da homocinética rasgar? Pare o carro imediatamente: Se você notar qualquer sinal de que a coifa da homocinética pode estar danificada, pare o carro em um local seguro e não o use mais.
De quanto em quanto tempo é necessário trocar a junta homocinética? Não existe um tempo específico para a troca da junta homocinética, pois isso depende de diversos fatores, como o tipo de veículo, as condições de condução e a frequência de uso.
Ruídos “clic-clic”em curvas: podem significar que a junta homocinética fixa está gasta ou danificada. Também pode ser um sinal de problemas com os rolamentos das rodas; Roncar suave: pode indicar falta de lubrificação ou uso de lubrificante não adequado.
A vida útil das juntas homocinéticas é longa. Geralmente 50 mil km revisao-50-000-km rodados. Os problemas podem ser percebidos a partir de ruídos de atrito metálico durante as manobras com o carro.
Esse é o semieixo responsável pela tração do carro, onde há duas juntas homocinéticas. Se não houvesse a junta homocinética, o veículo não se movimentaria com as rodas viradas. Essa peça também é conhecida como juntas CV, além de ser responsável por fazer a ligação entre o semieixo do carro e o cubo das rodas.
As juntas homocinéticas internas ligam os eixos de transmissão à transmissão. As juntas homocinéticas são necessárias para transferir o torque da transmissão para as rodas motrizes a uma velocidade constante. Sempre acomodando o movimento para cima e para baixo da suspensão.
É perigoso andar com a junta homocinética estalando? Pode ser perigoso andar com uma junta homocinética estalando porque ela pode romper causando além da parada do veículo danos em componentes do sistema de suspensão e direção do veículo.
Esse ruído geralmente indica falta de lubrificação nas peças do sistema de direção, como as juntas esféricas e as barras de direção. O atrito entre essas peças causa o rangido característico. É importante verificar o nível de lubrificação e adicionar graxa adequada para resolver esse problema.
A falta de lubrificação nas peças móveis do sistema de direção pode causar um atrito excessivo, resultando em rangidos ao movimentar o volante. Verificar e adicionar lubrificação adequada pode resolver esse problema.
Apresentando sinais de desgaste acentuado, caso não seja substituída, a junta homocinética pode se romper e o resultado pode ser a perda de tração, travamento ou mesmo danificar peças importantes do carro como: semi-eixos, câmbio, rodas e suspensão.
As principais causas de quebra do componente são: - Carro rebaixado altera o ângulo do semieixo e provoca a quebra da homocinética deslizante, aplicada no lado câmbio. - Coxim do motor e/ou câmbio quebrado causa desalinhamento do conjunto e posterior quebra da junta.
Junta homocinética desgastada: um dos problemas mais comuns que podem causar estalos ao virar o volante é o desgaste da junta homocinética. Essa peça é responsável por transmitir a energia do motor para as rodas, permitindo que elas girem enquanto você vira o volante.
É recomendável avaliar a junta homocinética entre 5 mil km e 10 mil km e ficar também atento a ruídos com o veículo esterçado e em movimento, pois pode indicar que chegou o momento da reparação.
O item exige uma verificação preventiva, de acordo com o que é especificado no Manual do Condutor, que normalmente varia entre 5 mil km e 10 mil km. Já a troca pode variar entre 40 e 50 mil km, porém, essa vida útil pode ser menor se houver alguma ocorrência com a coifa protetora.