Permitir a presença de óleo vencido no motor gera desgaste prematuro dos seus componentes. Além disso, os problemas tornam-se maiores na medida em que a troca é adiada. Ao ignorar a manutenção preventiva, uma das consequências pode ser a fundição do motor. Aí, a dor de cabeça será das grandes.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Diminuição da eficiência do combustível: O óleo vencido não é capaz de reduzir o atrito de maneira eficaz, o que significa que o motor precisa trabalhar mais para produzir a mesma potência. Isso resulta em uma diminuição na eficiência do combustível, o que pode custar mais dinheiro a longo prazo.
Para garantir que seu motor permaneça com ótimo desempenho é recomendado fazer a troca do óleo entre 6 e 12 meses ou de 5.000 Km a 10.000 Km, considerando sempre o que chegar primeiro. É importante estar atento também com o prazo de validade do seu óleo do seu carro.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.
Qualquer produto que tenha ultrapassado seu prazo de validade abre margem para futuras falhas. No caso do óleo, não é diferente. Cedo ou tarde, algum problema aparecerá para afetar a capacidade do veículo. Pois bem, cremos que já deu para perceber que rodar com o óleo vencido não é uma boa ideia.
Dependendo do tipo de óleo e da quilometragem percorrida, a troca de óleo é uma medida preventiva. Geralmente, recomenda-se realizar a troca de óleo a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses, especialmente para aqueles que utilizam seus veículos com frequência.
Se o motor começa a vibrar muito quando o veículo está em marcha lenta, o óleo pode estar vencido. Isso acontece porque o atrito entre pistões, anéis e marcha aumenta consideravelmente.
E a última dica para saber se é a hora certa de trocar o óleo, é ver o nível do lubrificante. Fale para seu cliente que o correto é o líquido ficar entre os riscos de mínimo e máximo na vareta de medição, em qualquer ponto. O óleo abaixo do nível interfere na lubrificação do motor e na limpeza do mesmo.
No geral, a marcação mínima deve estar bem próxima à ponta da vareta. Se seu nível de óleo está abaixo dessa marcação, você precisará completa-lo. O óleo não deve nunca passar do nível máximo, apesar de ficar próximo deste ponto quando quente. Caso isso ocorra, você precisará drenar parte do óleo do motor de seu carro.
Para ir direto ao ponto, SIM, rodar com óleo vencido é prejudicial! As impurezas presentes no sistema ficam presas no lubrificante velho e nos filtros, e isso pode prejudicar o funcionamento do motor, causando pequenos rompimento no filtro e levando a um possível vazamento.
O problema é que o óleo do motor tem aditivos que se mantêm íntegros apenas por 12 meses. Por isso, não importa se o carro rodou pouco ou, até mesmo, não rodou nada. Depois deste prazo, ele não tem mais eficácia e tem que ser substituído junto com seu filtro.
Vida útil normal: Em geral, a vida útil recomendada para óleos e graxas é normalmente cinco anos, quando armazenados adequadamente nos recipientes selados originais.
Pode andar com o óleo vencido? A resposta para essa pergunta é: não, não pode andar com óleo vencido. Essa é uma das dicas de carros mais valiosas, afinal o óleo vencido é altamente prejudicial para o motor e pode gerar consequências para o veículo.
Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%.
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
Qual é o barulho de um motor fundido? Em seu estágio inicial, é possível ouvir leves ruídos vindos do motor. Esses ruídos indicam que está havendo atrito entre as peças metálicas A próxima fase é de barulhos estridentes.
Barulho no carro também pode ser ausência de óleo na caixa de direção. Nesse caso, os ruídos são como um assobio. O ideal é trocar o óleo a cada 10 mil quilômetros percorridos. Se os sons surgirem antes desse período, fique atento, pois o óleo pode estar vazando.
A frequência recomendada para a troca de óleo do motor pode variar de acordo com o fabricante do veículo e o tipo de óleo usado. No entanto, como regra geral, a maioria dos fabricantes recomenda a troca de óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro.