Em casos onde a delaminação já ocorreu, é necessário buscar reparo ou substituição dos vidros afetados para garantir a segurança e a integridade do veículo blindado. Também para não correr o risco de multas de trânsito.
A solução mais comum em caso de delaminação é a troca do vidro. O preço de cada peça nova parte de R$ 3 mil, no caso dos vidros laterais, e de R$ 6 mil, valor do para-brisa – média aferida em blindadoras consultadas pela reportagem.
Vidros blindados delaminados, por exemplo, não podem ser reparados. A portaria nº 94, publicada pelo Exército em 16 de agosto de 2019, prevê no Art. 63 do capítulo V que “as blindagens balísticas inservíveis ou com avarias, inclusive delaminação, devem ser destruídas”.
A delaminação ocorre devido ao tempo e à exposição dos vidros ao sol, chuva e outros fatores externos. Com isso, as camadas se separam e essa separação forma bolhas no vidro visíveis ao olho humano. Trabalhamos com marcas conhecidas pelo mercado e pelos clientes por sua qualidade e não delaminação dos vidros.
Vidro blindado delaminado e agora ? O que fazer ? Delaminação de Vidro Blindado !
Quais vidros blindados não delaminam?
Uma das principais vantagens do SpaceGlass é que o vidro não sofre delaminação - bolhas de ar que aparecem com o tempo e são originadas pelo deslocamento das camadas de materiais. A ocorrência de delaminação, além de comprometer a estética do veículo, prejudica a transparência e a propriedade balística.
A delaminação é o processo pelo qual as camadas de vidro laminado se separam. Vidros blindados de carros são geralmente compostos por múltiplas camadas de vidro intercaladas com camadas de polímero, que são coladas juntas. Isso cria uma barreira resistente a impactos e torna o vidro mais difícil de ser quebrado.
Quando há um problema com o vidro blindado a solução mais comum é a troca de vidros blindados preço. O custo de cada peça nova é de cerca de 3 mil reais se falarmos da parede lateral. Os preços de um para-brisa são em média 6000 reais.
Em média, o preço para blindar um carro no Brasil varia entre R$ 50.000 e R$ 80.000 para níveis de blindagem intermediários, como o III-A. Para níveis de blindagem mais elevados, como o III, o custo pode ser significativamente maior, chegando a R$ 100.000 ou mais.
Sim. Por questão de segurança, os vidros traseiros são mantidos fixos e somente os dianteiros permanecem operáveis. Os vidros dianteiros podem baixar até 100% dependendo do modelo.
Pouca gente sabe, mas é possível tirar a blindagem de um veículo. Isso deve ser feito por profissionais que irão retirar todos os elementos presentes na blindagem, fazendo com que o veículo volte a ter as características originais.
Atualmente, a nível 3A é blindagem com maior nível de segurança para carros de passeio particulares, por isso é a mais utilizada no Brasil. Além de proteger contra os projéteis de mão, incluindo submetralhadoras, oferece o melhor custo benefício.
Por fim, nunca feche a porta do veículo com os vidros abertos, pois isso também pode fazer com que eles sofram rachaduras. Evite lavar o carro quando o sol estiver muito forte, pois os materiais que compõem o bloco balístico possuem graus de dilatação diferentes, o que pode provocar trinca entre os materiais.
Afinal, quantos anos dura um vidro que passa pelo processo de blindagem? Em média, a validade da garantia de blindagem gira em torno de 3 anos. Ou seja, depois disso, o vidro fica mais vulnerável.
Quais os principais motivos que levam à trinca do vidro? Ela pode ocorrer devido a três fatores: impacto, choque térmico e abrir e fechar as portas do veículo com os vidros abaixados. É ideal seguir todas as recomendações da blindadora, conforme manual de garantia.
Separação das camadas ou lâminas que compõem alguma coisa (ex.: em laboratório, os pneus tinham um problema de delaminação). Origem etimológica:de- + laminação.
Nunca feche as portas com os vidros blindados abaixados, busque sempre fechar os vidros antes de abrir ou fechar a porta para evitar quebras. Outra forma de evitar a delaminação é escapando ao máximo do Sol. Procure estacionar em locais frescos, fechados ou em baixo de uma sombra.
No entanto, a blindagem também pode apresentar desafios, como o aumento do peso do veículo, a redução da agilidade e da dirigibilidade, e o aumento do custo de manutenção e operação. Ao contrário do que muitos pensam, a blindagem de um carro não é feita em seu exterior, com o reforço da carroceria.
Ele enfatiza que as camadas de materiais de proteção desgastam ainda mais a suspensão, as molas e os amortecedores do carro, causando uma desvalorização de 50% no valor do veículo em até 5 anos.
"A legislação não permite revalidar, fazer retrofit, conserto ou reforço de blindagem. Apesar de não haver previsão em norma de tempo de validade de uma blindagem, o mercado costuma comercializar soluções com prazo de garantia de cinco anos.
O vidro delaminado é cuidadosamente removido do veículo, enviado a autoclave onde será submetido a alta pressão e temperatura e novamente colocado no veículo. À esse processo dar-se o nome de reautoclavagem.
Eternity® oferece transparência, coloração e estética inigualáveis. O primeiro modelo a compor a linha de vidros blindados da SER Company, com tecnologia consagrada pelo mercado de blindagem, por centenas de clientes satisfeitos e pelas principais blindadoras do país. Não Delamina.
A blindagem de um carro tem uma validade padrão de três anos e mesmo com esse período, é preciso fazer várias revisões. Uma dica é que a primeira revisão seja feita 60 dias após finalizar o serviço. Como o seu carro foi desmontado para inserir as proteções, é importante fazer uma avaliação prévia.