Após a cesariana, sugerimos: Evite dirigir por pelo menos 2 semanas. No entanto, continue a usar o cinto de segurança se estiver em um veículo. Cuidado ao tossir ou espirrar: Fazer isso pode reabrir a incisão da sua cesariana.
Já as mulheres que se submeteram à cesárea precisam esperar cerca de 40 dias, período exigido para que a recuperação dos músculos cortados seja mais saudável. O ideal é que, nas primeiras vezes, dirigir após o parto ocorra apenas por trajetos curtos, uma vez que todo o corpo está mais sensível e ainda em recuperação.
Apesar de ser aconselhável aguardar até o bebé completar 1 mês de vida, o recém-nascido e a mãe podem viajar 7 dias depois do parto, desde que este tenha decorrido sem complicações. Num procedimento de cariz cirúrgico, a administração de anestesia é indispensável.
A partir da sexta semana pós-parto, e depois da liberação do obstetra, está liberada a retomada da rotina de atividade física leve. Nesse período os médicos indicam a realização de caminhadas e da ginástica hipopressiva.
Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves. Conforme se sentir confortável, pode aumentar o ritmo, mas atividades mais intensas, apenas após 45 dias.
As partes abertas são costuradas separadamente depois do nascimento. Tedesco esclarece que o tempo de internação de gestantes no pós-parto cesárea é o mesmo das que têm parto normal: 48 horas, desde que o bebê também tenha alta. "No mesmo dia, a paciente já consegue se levantar, sentar, comer e tomar banho."
Atividades físicas mais intensas devem esperar. Não é aconselhável pegar peso também nos 15 primeiros dias, grandes esforços físicos podem atrapalhar a cicatrização e trazer dores. Manter a higiene local é a regra número um para quem passou por uma cirurgia.
Em geral, é recomendado que as mulheres descansem por pelo menos 15 dias após uma cesárea, e evitem atividades físicas ou esforços desnecessáriosIsso inclui coisas como levantar objetos pesados ou andar muito.
Quanto tempo leva para o útero cicatrizar após cesárea?
A cesariana é uma cirurgia abdominal, pelo que é normal sentir dores e/ou desconforto nesta zona, devido à incisão e às contrações do útero. A incisão interna uterina cicatriza habitualmente em seis semanas e a sutura da pele numa semana.
O que fazer para se recuperar mais rápido da cesárea?
Para uma recuperação rápida da cesárea é importante beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia, assim como priorizar uma alimentação rica em proteínas, vegetais e frutas frescas que vão auxiliar na cicatrização. O tempo total de recuperação da cesárea varia de mulher para mulher.
A posição para dormir mais indicada no pós parto é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos, que ajudará a acomodar as costas e evitar dor.
Após o famoso período de “resguardo”, que dura de 30 a 40 dias para que mamãe se recupere totalmente do parto, ela e o bebê estão livres para sair de casa e viajar.
Quanto tempo a barriga volta ao normal depois do parto cesárea?
Especialistas afirmam que levam em torno de 60 dias para o corpo da mulher voltar ao normal, porém, este tempo pode ser maior ou menor dependendo do tempo da amamentação. Essas transformações envolvem não apenas questões físicas, mas também endocrinológicas (hormonais) e emocionais.
Como saber se a cesárea está cicatrizada por dentro?
A pele costuma cicatrizar rapidamente e, por isso, os pontos costumam ser retirados 7 a 15 dias após a cirurgia, caso não haja nenhuma complicação. Já a parte do corpo que mais demora para concluir o seu processo de cicatrização é o útero.
Dor ou desconforto após a cesariana dependem muito de cada mulher em sua intensidade e duração, mas normalmente em até 2 semanas após o parto os principais sintomas e incômodos gerados pela cirurgia cessam.
Quais os sinais de que a cesárea está inflamada por dentro?
Os principais aspectos da inflamação dos pontos são vermelhidão no local e ardor. Tudo começa com um desconforto mínimo no local até chegar a algo insuportável, e apenas em algumas horas. Os sintomas da inflamação ou mesmo infecção da cesariana são: Vermelhidão no local.
Os pontos, em geral, são retirados em 7 a 10 dias (1,3). Esta fase em que a paciente se encontra é conhecida como puerpério, e a mulher é chamada puérpera. O puerpério é o período do nascimento do bebê até 45 dias após o parto. Neste período, devem ser dadas algumas orientações à puérpera (4):
Deve-se dar preferência aos alimentos que auxiliam no processo de cicatrização, como o ômega 3 (linhaça, sardinha), a vitamina A (couve, iogurte), a vitamina C (acerola, laranja), entre outros. Além disso, evitar expor a cicatriz à luz do sol é importante para não afetar sua coloração.
Após o período, a mulher pode começar, gradualmente, a fazer mais movimentos, mas tudo sem muito esforço. A retomada total da rotina costuma ocorrer depois do 45º dia. Caso não siga o repouso, a nova mamãe pode ter a cicatrização dos pontos comprometida e, consequentemente, ter que lidar com complicações na região.
Sim, com 20 dias pós cesárea você já está liberada para as atividades diárias. Quanto a atividades físicas mais intensas e relações sexuais, é melhor consultar o seu médico primeiro.
E como saber se quebrei o resguardo? Se você teve relações sexuais nos primeiros 40 dias pós-parto, você quebrou o resguardo. A orientação dos ginecologistas é evitar relações sexuais por cerca de 40 dias, independente do tipo de parto.