Outra dúvida comum é “posso dirigir com a CNH digital?”. A resposta é sim! A CNH virtual substitui a física quando o documento é exigido, como em uma blitz. Ela pode ser acessada sem o acesso à internet, já que é possível visualizá-la no modo off-line.
Porte da CNH pode ser dispensado quando documento for acessado por meio digital. O artigo 159 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que completa 25 anos nesta sexta-feira, 23/9, permite que o condutor escolha se prefere que sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja expedida por meio físico ou digital.
Como a CNH Digital tem o mesmo valor legal que o documento impresso, é aceita durante uma blitz. A CNH Digital serve para simplificar a vida do motorista. Caso esteja se perguntando se a CNH digital substitui a física, a resposta é sim, se ela for validada.
Documentos digitais: quais você pode manter no seu celular para apresentar em blitz? Os documentos digitais de trânsito possuem a mesma validade jurídica do que os documentos físicos. E, apresentados pelo smartphone, são aceitos em qualquer blitz.
A resposta é sim! A CNH virtual substitui a física quando o documento é exigido, como em uma blitz. Ela pode ser acessada sem o acesso à internet, já que é possível visualizá-la no modo off-line. Para isso, basta digitar a senha de quatro dígitos que você define.
Desta forma, na condução de veículo automotor, o porte da CNH ainda é obrigatório, seja o documento impresso ou a CNH digital (versão eletrônica da CNH com o mesmo valor jurídico da impressa).
Com todas as informações da habilitação impressa, o documento poderá ser obtido por meio do aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito da SERPRO (empresa de tecnologia da informação do governo federal). Validade da CNH Digital: A mesma validade da habilitação impressa.
Para acessar a Carteira Digital de Trânsito, clique no ícone "Carteira Digital de Transito". O acesso é realizado através da Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal - gov.br, portanto, clique no botão "Entrar com gov.br".
A CNH digital é válida em todo o território brasileiro. A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita como documento oficial conforme Portaria do Denatran nº 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017.
Para tanto, basta instalar o app e portar a CNH digital enquanto conduz o veículo. Como a versão virtual tem a mesma validade legal da CNH física, não é preciso aguardar que o documento chegue pelos correios.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, agora a emissão do documento passa a ser totalmente online, ou seja, o motorista não precisa ir até o Detran para obter o documento. Você pode imprimir o documento na versão física, em casa, em qualquer impressora. A verificação da impressão será através de código QR CODE.
Posso dirigir portando apenas a CNH digital? Muitos condutores se perguntam se é permitido dirigir portando apenas a CNH digital, e a boa notícia é que sim! Sim, é permitido dirigir portando apenas a CNH digital em seu aparelho celular.
A penalidade é uma multa multiplicada por três também, que totaliza R$ 880,41. Caso o proprietário do veículo seja habilitado, este receberá em sua carteira a penalidade de 7 pontos pela infração cometida pelo condutor não habilitado.
IMPORTANTE - De acordo com as legislação atual da ANTT, os demais documentos digitais, como o RG Digital, e-Título ou Carteira de Trabalho Digital não são válidos para embarque, assim como fotos, imagens, "prints" e outros tipos de reprodução de documentos físicos ou digitais.
Para ter acesso à CNH digital, o motorista precisa possuir a CNH emitida a partir de maio de 2017, quando foi iniciada a implementação do modelo com QR Code.
Agora, se você apresentar uma cópia (xerox) da habilitação, será lavrada uma infração de trânsito, veja: Art. 232. Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código.
A solicitação pode ser feita pela internet ou pessoalmente no Detran do seu estado. Para pedir a segunda via da CNH você precisa ter a habilitação com foto, dentro do prazo de validade e em situação regular – nem suspensa, nem cassada, tá?
Pode vir a blitz: versões digitais da CNH e do CRLV valem tanto quanto os documentos de papel. Imagine ser parado numa blitz e não estar com o documento do carro nem com a carteira de habilitação. Trata-se de infração com multa de R$ 88,38, mais 3 pontos na carteira.
A partir de abril de 2021 o porte da CNH física foi dispensado, é possível baixar pela loja de aplicativos do Google ou Apple Store o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
SIM! A CNH digital tem o mesmo valor jurídico da versão impressa, sendo válida em todo o território nacional como documento oficial. A versão digital tem todas as informações necessárias e pode ser acessada off-line, sem necessidade de conexão com a internet.
A resposta é sim! A CNH é um documento válido para viagens de avião em se tratando de voos domésticos, ou seja, aqueles realizados dentro do território nacional. São válidas para embarcar tanto a Carteira Nacional de Habilitação física com foto, tanto quanto a CNH eletrônica do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Sim! A CNH digital vale como documento de identidade, da mesma forma que a versão impressa, em todo o território nacional. Inclusive, um ponto a favor é que, além de não se deteriorar, amassar ou molhar como a de papel, a carteira de motorista digital pode ser acessada mesmo que não haja conexão com a internet.
Você pode, por exemplo, apresentar sua Carteira de Habilitação digital. Mas lembre-se, cada documento possui uma legislação específica quanto a sua validade no formato digital.