Mas afinal, grávida pode arrancar dente? Sim, grávida pode arrancar dente sem nenhum problema. Entretanto, a recomendação é esperar passar o primeiro trimestre da gravidez para realizar o procedimento. A gestante pode tomar anestesia local normalmente, desde que não contenha substâncias vasoconstritoras.
O período ideal e mais seguro para o tratamento odontológico é durante o segundo trimestre da gestação(1,2,3,4). No entanto, se a gestante necessitar de tratamento de urgência e emergência, esses devem ser realizados de forma segura pelo dentista, em qualquer período gestacional(3).
O terceiro trimestre é o momento em que há maior desconforto na gestante, além do risco de hipertensão, anemia e síncope. Por isso, não é recomendado realizar tratamentos odontológicos rotineiros nessa fase da gravidez.
Quem está grávida pode tomar anestesia no dentista?
Sim. Desde que o exame ou a anestesia sejam indicados por um cirurgião-dentista, respeitando, claro, as limitações para a realização dos mesmos. É importante saber que nos primeiros três meses de gestação não são recomendados procedimentos odontológicos mais invasivos, pois podem colocar em risco a integridade fetal.
Não tem problema em continuar frequentando o dentista nesse momento tão especial para fazer um acompanhamento odontológico e a limpeza periódica. Apenas são evitados os tratamentos estéticos, como o clareamento e as lentes de contato dentais.
GRÁVIDA PODE EXTRAIR DENTE? Dr. Ronaldo responde! - parte 2
Pode tirar cárie grávida?
Durante a gravidez, tratamentos como implantes ou cirurgias complexas não são recomendados. Mulheres grávidas podem tratar cáries e fazer tratamentos periodontais, e podem ser submetidas a extrações dentárias não complexas, bem como iniciar tratamentos ortodônticos.
Sim, a gestante pode extrair dente durante a gravidez, porém é recomendado esperar passar o primeiro trimestre e também ter o aval do(a) médico(a) que acompanha o pré-natal e tem todo o histórico da paciente.
Estou grávida, posso fazer restauração nos dentes?
Sim! Porém, assim como mencionamos quanto aos demais tratamentos, esse procedimento é acompanhado bem de perto por um dentista. Ele vai encarar a paciente grávida como qualquer outro cliente e por isso, entende-se que a dor no dente pode prejudicar a sua qualidade de vida — e nesses casos, a do bebê também.
A origem da dor de dente da gestante pode ser devido a um problema periodontal. Nesse período ocorrem diversas alterações fisiológicas – os hormonais ficam descontrolados, a vascularização aumenta e a imunidade diminui -, sem falar que o psicológico da paciente também é afetado.
Quais procedimentos odontológicos uma grávida não pode fazer?
O que não se pode fazer durante a gravidez? São contraindicados procedimentos odontológicos invasivos, como remoção de dentes inclusos, enxertos ósseos, implantes e cirurgias gengivais. Além disso, é recomendado evitar radiografias.
Os atendimentos de urgência podem e devem ser realizados em qualquer período da gravidez. Pois a dor e a ansiedade gerada é mais prejudicial a mãe e ao bebê, do que o próprio tratamento odontológico. A paciente pode ficar tranquila pois o atendimento é viável e aconselhável.
Mulheres grávidas podem fazer a extração do siso? Verdade. Caso a cirurgia realmente seja necessária, deverá ser realizada no segundo trimestre de gestação, quando há uma maior estabilidade fetal.
Qual antiinflamatório uma grávida pode tomar para dor de dente?
Contudo, em geral, não se recomenda o uso de qualquer AINEs às gestantes. Se for necessária, a utilização de um desses fármacos durante a gravidez, o ácido acetilsalicílico em pequenas doses é provavelmente o mais seguro (1,2).
Sim, grávida pode arrancar dente sem nenhum problema. Entretanto, a recomendação é esperar passar o primeiro trimestre da gravidez para realizar o procedimento. A gestante pode tomar anestesia local normalmente, desde que não contenha substâncias vasoconstritoras.
Os sintomas típicos da síndrome de couvade incluem náuseas, vômitos, perda de apetite, dores de cabeça, dores de dentes, dores nas costas e aumento do peso (Trethowan & Conlon, citado por Bogren, 1986).
A anestesia local mais indicada para gestantes é a lidocaína 2% com o vasoconstritor epinefrina, na concentração 1:100.000(1,2). Deve-se utilizar no máximo dois tubetes (3,6 ml) por sessão, usando sempre seringa anestésica com refluxo, de forma a evitar injeções intravasculares(2,3).
Quem está grávida pode tomar anestesia de dentista?
De modo geral, gestantes podem sim tomar anestesia para tratamentos dentários, já que a maioria dos anestésicos locais usados pelos dentistas é segura para mulheres grávidas.
Dor de dente na gravidez é normal? Primeiramente, é necessário que o profissional tranquilize as futuras mamães quanto à dor de dente. Então, a resposta é: sim! A dor de dente durante a gravidez é uma queixa comum entre as mulheres.
Trimestre da Gravidez: A extração do siso é geralmente considerada mais segura durante o segundo trimestre da gravidez, quando o risco de complicações é menor.
É possível atendimento odontológico durante a gravidez? Para evitar essas doenças, consulte seu dentista. De preferência, vá antes da barriga crescer. O dentista aproveitará esse teste para verificar se você não tem cáries e descalcificar os dentes (sem problemas durante a gravidez).
Estou grávida e estou com dor de dente. O que fazer?
Para aliviar a dor de dente na gravidez e diminuir a inflamação, pode ser recomendado o uso de paracetamol, bochecho com água morna e sal e/ ou compressa gelada na bochecha.
“As doenças sistêmicas e medicamentos que esse paciente carrega consigo podem influenciar na hora da cirurgia”, ressalta a dentista. Para completar, a odontologista destaca os casos de pacientes que demandam uma maior atenção, como os que apresentam risco de trombose e AVC.
"O mais especial que acontece na gravidez é piorar os problemas de gengivas, associados à questão hormonal. Se a paciente já tinha problemas de gengiva e ossos mais agressivos aí o quadro se intensifica e pode levar à perda dos dentes.