Em qualquer uma de suas apresentações, esse alimento é fundamental na dieta alimentar e incluir uma porção diária é recomendado para todas as pessoas. No caso específico da aveia crua, pode ajudar a reduzir o colesterol ruim, controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial.
Aveia crua é um dos alimentos mais saudáveis que se pode encontrar. Além de muito rica em fibras, que regulariza as funções intestinais, também ajuda a diminuir a pressão arterial, controla o açúcar no sangue, melhora a digestão e a saúde cardíaca, aumenta a energia, e ainda atua para melhorar o seu humor.
No entanto, a verdade é que a aveia crua conserva melhor os seus nutrientes. Ou seja, ao cozinharmos a aveia, ela perde muitos de seus minerais, fibras e enzimas que ajudam o nosso sistema digestivo e o nosso corpo a eliminar toxinas. Além disso, ela também perde vitamina B, vitamina E e diversos antioxidantes.
A quantidade recomendada de aveia por dia é de 2 colheres de sopa, que pode ser adicionada a frutas, sucos e iogurtes ou usada no preparo de biscoitos, sopas, caldos, tortas, bolos, pães e massas.
Sim. Pode comer banana com aveia todos os dias, desde que consumida de maneira moderada e em uma alimentação equilibrada. Para aproveitar os benefícios desses alimentos, é importante consumi-los combinados com outros ingredientes saudáveis, como verduras, proteínas magras e gorduras boas.
As fibras, presentes tanto na aveia quanto na banana, também são importantíssimas para a saúde do sistema digestivo, prevenindo prisão de ventre, constipação, diarreia e outras condições relacionadas.
É possível consumir a aveia em várias receitas muito simples de preparar. Crua ou cozida, com água ou com leite, e em qualquer hora do dia. Alguns benefícios do consumo de aveia podem ser potencializados se ela for cozida, mas ambas as formas de preparar são vantajosas.
Não há diferença entre a aveia em flocos grossos e aveia em flocos finos a não ser o tamanho e a preferência pessoal de cada um em seus diversos usos, especialmente no café da manhã. Compre aveia em flocos grossos a granel e aproveite todos os seus benefícios para a sua saúde e bem estar.
O que é mais saudável farinha de aveia ou farelo de aveia?
Mas na hora de comprar vem a dúvida qual a melhor entre flocos, farelo ou farinha? Podemos considerar que o farelo é o tipo de aveia com mais vantagens nutricionais, chega a ter o dobro de betaglucanas em comparação a outras versões da aveia.
A doutora diz que aveia pode ser colocada em tudo, na sopa, no suco, no feijão, com as frutas…. mas sempre hidratando antes. Ela fica mais pastosa, mais molinha e mais saborosa.
O remolho é uma técnica simples e muito utilizada para reduzir o teor de fitato dos alimentos. Consiste em hidratar os grãos e sementes até que eles alcancem o peso máximo, assim ocorre redução de componentes solúveis em água, como o fitato, que pode ser reduzido em até 48%.
A aveia contém antioxidantes que ajudam a diminuir a pressão arterial, por isso, contribui na prevenção de casos de infarto e outros problemas cardíacos. O cereal também auxilia na saúde digestiva e atua na redução dos índices de colesterol ruim, graças à presença de uma fibra chamada beta-glucana.
"Todo alimento em exagero pode criar uma intolerância. Além disso, como todo item rico em fibras, precisamos de maior quantidade de água para ajudar na digestão, senão é possível criar gases. O excesso de fibras na alimentação também diminui a absorção de zinco e cálcio", esclareceu a especialista.
Deixar Aveia de molho: caso queira ter uma digestibilidade melhor e diminuir o nível de ácido fítico (anti-nutriente naturalmente encontrado em cereais que pode atrapalhar a absorção de minerais importantes), deixe a aveia de molho em água durante a noite!
Pensando no consumo de fibras solúveis, aquelas presentes na aveia, chia e maçã, a ingestão de água deve ser redobrada. Isso porque a água é responsável por unir as fibras solúveis e formar o gel na parede do estômago, promovendo o controle da absorção de componentes como o colesterol e o açúcar.
Qual o melhor tipo de aveia? Apesar de todas as formas da aveia serem saudáveis, Lívia indica o consumo do farelo de aveia em detrimento dos demais produtos. “Ele contém altas concentrações de betaglucana, uma fibra que tem a capacidade de absorver água e regular o intestino”, pontua.
Vale lembrar que, naturalmente, a aveia é um alimento livre de glúten. Porém, como a sua fabricação muitas vezes é cruzada com o trigo e seus derivados, ela pode passar a ter traços de glúten. Por isso, sempre que for consumir a aveia sem glúten, verifique se esta informação consta na embalagem.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a ingestão diária recomendada para um adulto saudável é de 25 a 30 gramas – e a aveia é uma ótima fonte! Ela faz bem à saúde intestinal e tem muitos outros benefícios.
Em qualquer uma de suas apresentações, esse alimento é fundamental na dieta alimentar e incluir uma porção diária é recomendado para todas as pessoas. No caso específico da aveia crua, pode ajudar a reduzir o colesterol ruim, controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial.
Mas há maneiras de impedir que a aveia provoque gases: Uma muito eficaz é ir incorporando a aveia gradualmente na alimentação e lograr dar o passo de uma ingestão de umas 55 gramas diários de fibra dietética a 85 nuns dez dias, observando assim qual é a resposta do organismo.
Para isso, basta colocar um pouco de aveia em flocos no liquidificador e bater até formar uma farinha. Em seguida, deve-se peneirar a farinha e colocar o conteúdo retido na peneira no liquidificador para triturar novamente. Repetir esse processo quantas vezes forem necessárias.
A dupla pode ser favorável em dietas de emagrecimento. Além dos nutrientes da banana, como fibras, potássio e antioxidantes, a aveia irá ajudar a controlar a glicemia sanguínea, já que tem antioxidantes.
Qual a melhor forma de comer aveia crua ou cozida?
qual a melhor forma de comer aveia, de forma a tirar o máximo proveito dos seus benefícios para o organismo. Diz a especialista que o melhor é optar pela versão cozida. "
A aveia contém fibras que aumentam a saciedade (tirando a fome e reduzindo o esvaziamento do estômago) se você tiver refluxo pode piorar os sintomas, mas não é tão comum.