No caso de batida sem ter canastra limpa, o jogador recolherá somente o último descarte, seja uma carta ou um jogo. A carta descartada na mesa(posta fora) não poderá ser recolhida(trocada) e o jogador só poderá bater comprando do monte de compras(baralho).
Jogam-se várias rodadas, sendo somados os pontos atingidos por cada dupla, até que se atinjam 3 000 ou 5 000 pontos. Só pode-se bater com uma canastra limpa, caso a dupla não tenha uma limpa, é descontado todos jogos e cartas.
Quando o jogador bate direto, sem descarte, verifica se tem a carta 3 (três) vermelha, havendo, procede à troca e dá sequência a jogada, baixando cartas ou descartando.
Batida – É quando acabam as cartas de um jogador, sendo que este ou sua dupla já tenha pegado o morto. No caso de um jogo em que nenhum jogador tenha pegado o morto, só é possível bater quando os dois mortos virarem monte e as cartas da mão do jogador tenham acabado.
Se você for um velório de quem possui ou não plano funerário em que a pessoa morreu por Covid-19 ou qualquer doença contagiosa, é melhor evitar o contato com o morto, caso haja essa possibilidade.
Morto – São as 11 cartas que um jogador recebe quando acabam todas as cartas da sua mão. Cada morto corresponde a uma dupla ou jogador. Por isso, a mesma dupla, ou o mesmo jogador, não pode pegar os dois mortos.
No caso de um jogo em que nenhum jogador tenha pegado o morto, só é possível bater quando os dois mortos virarem monte e as cartas da mão do jogador tenham acabado.
Morto - são dois Mortos (duas pilhas de 11 cartas), cada dupla tem direito a apenas um e é concedido ao jogador que acabar com as cartas da sua mão. Lixo - formado pelas cartas descartadas dos jogadores, apenas a carta do topo é visível a todos os jogadores.
As cartas de número 3 são as estrelas do jogo de tranca. Qualquer 3 vermelho de ouros ou copas é usado para compor a pontuação ao final da partida. Já o 3 preto de espada ou paus é usado para congelar o monte de descarte.
A canastra, também conhecida como buraco e biriba, é um dos jogos de cartas mais tradicionais do Paraná! Curiosamente, o jogo foi inventado nos anos 40 no Uruguai, reunindo elementos de outras modalidades pouco conhecidas no Brasil, como bridge, rúmicube e conquián.
É necessário ter uma Canastra para bater, pode ser canastra suja ou limpa. Na batida, as cartas remanescentes na mão de cada jogador são descontados de acordo com sua pontuação.
Ao contrário do buraco o jogo de tranca não permite usar os 3 em jogos na mesa. Lavadeiras só de: Às, 4 (quatro) e Reis. Quando é a vez de um jogador jogar a primeira coisa que ele pode fazer é comprar uma carta do monte ou comprar o lixo.
Para cada 3 vermelho serão contados 100 pontos positivos (Caso a dupla não tenha canastra ou tenha ficado com algum 3 vermelho na mão, serão computados 100 pontos negativos por cada 3 vermelho, que deverão ser deduzidos da soma final).
Só pode pegar o morto, o primeiro jogador da dupla a acabar com as cartas da própria mão. Não é possível que a mesma dupla, ou o mesmo jogador, pegue os dois mortos.
13 – O jogador poderá separar ou juntar as sequências de cartas, de acordo com o que desejar. Exemplo, poderá separar em dois blocos a canastra para isolar uma carta de efeito negativo, sendo, no mínimo, três cartas por bloco. 14 – Caso o monte acabe, as cartas no lixo deverão ser embaralhadas para fazer um novo monte.
A canasta ("cesto" em espanhol), que no Brasil é também chamada de canastra ou tranca, é um jogo de cartas da família de jogos do mexe-mexe, que se acredita ser uma variação do 500 Rum.
ITEM 25 – Quando a última carta do baralho for um três vermelho, este não valerá 100 pontos, nem positivo e nem negativo e o jogador poderá baixar as cartas da mão, desde que formem jogo ou forem colocadas nos jogos já baixados, e só poderá bater se tiver canastra, e sobrar na mão apenas o três vermelho que deverá ser ...
TRINCA OU LAVADEIRA - são formados por 3 ou mais cartas de mesmo número de qualquer naipe, o curinga também pode ser utilizado. Uma trinca com curinga não pode ser limpada. CURINGA - a carta número 2, substitui qualquer outra carta de qualquer naipe.
A origem da canastra é frequentemente associada à América do Sul, mais especificamente ao Uruguai, assim o jogo teria sido criado no início da década de 1940 por dois amigos uruguaios que buscavam uma nova maneira de se divertir com cartas.
É possível bater com canastra suja. Uma sequência de Às a Às é permitida e vale 1000 pontos. Os 2 somam 10 pontos e os jokers 20 pontos. É possível bater descartando uma carta ou colocando-a em um jogo.
O jogo de Canastra foi concebido por Segundo Santos e Alberto Serrato em Montevidéu, Uruguai, em 1939 junto de um grupo de amigos que uniram elementos de jogos de baralho como bridge, rúmi e conquián para criar a Canastra.