A água encanada do Japão é tão segura a ponto de poder beber direto da torneira (1ª foto, créditos: Aflo); inclusive, em Tóquio, existe um produto curioso que é a água da torneira de Tóquio engarrafada (2ª foto).
A dessalinização pode ser usada para água do oceano, ou fonte do mar, que pode ser tratada usando sistemas de osmose reversa de água do mar; Sistemas de dessalinização.
Quais são os riscos de beber água da torneira? Não há nenhum risco em beber a água da torneira, caso seja feito o monitoramento adequado do sistema de tratamento e da rede de distribuição pela equipe de qualidade da companhia de saneamento da sua cidade.
É seguro beber a água da torneira? É muito seguro. Para proteger a sua saúde, a Agência de Protecção ao Ambiente dos Estados Unidos (EPA, em inglês) e o Departamento de Protecção ao Ambiente de Massachusetts (DEP, em inglês) mantêm padrões rigorosos.
Na liderança do ranking, Santos tem 100% de atendimento de água, além de índices de coleta e tratamento de esgoto de 99,93% e 97,63%, respectivamente, alcançando a nota total de 9,92.
Mesmo sendo um dos países com maior índice de densidade demográfica, o Japão é considerado um dos lugares mais limpos do mundo. Isso é reflexo de um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos eficiente, que consegue reutilizar 96% do lixo que chega aos depósitos.
Serve também para chamar o garçom no restaurante ou abordar o vendedor numa loja. Apenas “arigatō” já transmite a ideia de “obrigado”, porém o “gozaimasu” é importante para reforçar o agradecimento e também demonstrar polidez. Manter a formalidade com pessoas que você não conhece direito é muito importante no Japão.
No Japão a separação do lixo é algo levado muito a sério e isso não se limita somente a jogar o lixo em lixeiras adequadas. Cada área ou distrito tem seu próprio sistema de coleta de lixo. Por exemplo, o sistema de uma cidade em particular pode classificar cada tipo de lixo a um saco de cor específica.
Pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, provaram que comer sunomono, um prato japonês feito com pepino ou algas em vinagre, ajuda a diminuir a pressão arterial nos homens.
Não existe nenhuma lei que proíba beber nas ruas no Japão, por isso fica difícil reprimir esses atos. A verdade é que do anoitecer ao amanhecer do dia seguinte, são muitas pessoas bebendo e fazendo barulho nas calçadas e ruas. Além disso, deixam pilhas de lixo, impedem a passagem dos pedestres e causam transtornos.
A idade legal para beber no Japão é de 20 anos. Shibuya, que é um distrito autônomo dentro de Tóquio, e pode criar suas próprias regulamentações locais.
A água da torneira pode apresentar grandes quantidades de alumínio – o que, potencialmente, leva a desordens do sistema nervoso, problemas gastro intestinais, doença de Parkinson, problemas de pele, doença no fígado e um aumento do risco de desenvolver Alzheimer.
No Japão, a ausência de lixeiras nas ruas é principalmente devido à cultura de responsabilidade individual. As pessoas são incentivadas a levar seu lixo de volta para casa e descartá-lo adequadamente, promovendo a limpeza pública e a conscientização ambiental.
A falta de legislação específica no país expõe os imigrantes ao preconceito racial, que muitas vezes se manifesta de forma violenta. Em várias cidades japonesas, a discriminação é aberta, e podem ser encontrados letreiros proibindo a entrada de estrangeiros em lojas, cabeleireiros e restaurantes.
De maneira geral, os preços encontrados no Japão se assemelham aos da Europa e, caso você opte por comer em lugares como lojas de conveniência, mercados e barracas de rua, pode encontrar preços entre 500 e 1200 ienes, ou entre 20 e 50 reais, respectivamente.
O Brasil é a maior reserva hidrológica do planeta e a divisão da água doce encontra-se da seguinte forma: 70% na região norte, 15% na região centro-oeste, 6% no sudeste, 6% no sul e 3% no nordeste.
Maringá é a cidade que tem melhor saneamento básico do País, segundo a edição de 2024 do ranking do Instituto Trata Brasil. Além disso, o Paraná tem outras quatro cidades entre as mais bem ranqueadas do País, todas atendidas pela Sanepar: Cascavel em 9º, Ponta Grossa em 10º, Foz do Iguaçu em 13º e Londrina em 14º.
No Norte do Brasil, os fabricantes da "Victoria Amazonica" afirmam que seu produto se trata da água mais pura do mundo . Como o próprio nome sugere, a água é originária da Amazônia, e agora será leiloada por um valor mínimo de R$ 5,4 milhões.