Benefícios da água com sabão Dessa forma, seu desenvolvimento será melhor e mais rápido. Além disso, a rega ajuda na prevenção de fungos, pulgões e cochonilhas, já que o sabão neutro consegue destruir as possibilidades de sobrevivência desses organismos no jardim.
Apesar de não ser indicada para regar as plantas, pode ser usada para a limpeza de calçadas, quintais, para áreas nas quais haja o trânsito de animais domésticos e até à higienização de carros.
Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.
O detergente pode apresentar fitotoxicidade para algumas plantas. É importante sempre testar qualquer produto antes de sair aplicando em toda a sua coleção!
MATA TUDO EM 30 SEGUNDOS (lagartas, formiga, pulgão, cochonilha, mosca branca e todas as pragas)
Pode borrifar água sanitária nas plantas?
A especialista recomenda a concentração de uma colher de chá de água sanitária para um litro de água. Essa mistura pode ser borrifada nas plantas esporadicamente.
O sabão industrializado tem substâncias que poluem o nosso meio ambiente. Por esse motivo, indica-se o uso de sabão neutro para utilizar nas regas. Assim você não prejudica as suas plantas com as substâncias tóxicas.
*Para cada 1 litro de água eu diluo 3 colheres de sopa bem cheias de detergente. Misture com cuidado para não fazer espuma e aplique diretamente nas pragas, sem mistério. Não se preocupe se a água escorrer para a terra porque esta diluição não trará problemas para a planta.
A limpeza das plantinhas é bem simples e pode ser feita apenas com água ou, no máximo, com detergente neutro. Você pode usar materiais como flanelas de algodão, pano macio, escovas com cerdas macias, algodão ou até gaze. “O importante é não utilizar nada que danifique as folhas”, orienta a especialista.
O vinagre é um ótimo fungicida, que pode ajudá-lo a proteger suas plantas de alguns tipos de fungos e mofo. Para isso, basta aplicar diariamente nos locais afetados uma mistura contendo duas colheres de chá de vinagre e uma xícara de chá de camomila concentrado.
Ao criar um ambiente alcalino, ele inibe o crescimento de fungos que podem causar doenças nas plantas, como o oídio. Além de combater fungos, o bicarbonato de sódio também pode ser eficaz no controle de algumas pragas, como pulgões e cochonilhas.
Caso tenha colocado sal na água, ela não pode ser utilizada, então a melhor opção é descartá-la. Legumes ou vegetais, caso recebam agrotóxicos, também devem ser evitados já que podem liberar substâncias químicas a partir da água do cozimento, tornando-se algo perigoso para plantas.
Se misturarmos um pouco de açúcar na água, os dois ambientes (dentro e fora do talo) ficam mais ou menos equilibrados. Então, os nutrientes ficam mais tempo dentro das flores e isso faz com que elas durem mais!
As plantas de folhas largas e finas, regue sempre! Nos dias mais frios a água evapora menos então a planta precisa de menos água. Nos dias mais quentes a água evapora mais rápido, então é necessário aumentar a frequência.
Borrifar água sobre as folhas ajuda bastante na hidratação das plantas, já que, por conta do calor, elas tendem a perder água mais rapidamente. Borrifar água fará com que elas se sintam mais fresquinhas, e também irá reduzir as temperaturas quentes, além de fazer com que as folhas se expandam.
Não mata as plantas. O sabão industrializado contém toxinas que podem causar mal às plantas. O ideal para a rega seria a utilização de um sabão neutro, pois podem eliminar o fungos e bactérias que atacam as plantas. Mas, recomendo não fazer uso de água com sabão.
Solução de Água com Sabão ou Detergente no Controle de Pragas tem eficiência de 40 a 50 %, depende do seu conhecimento neste produto, pode chegar a mais de 80% de controle. Controla insetos de corpo mole, principalmente Lagartas, Ácaros, Cochonilhas e Pulgões. Também tem efeito sobre moscas brancas, psilídeos e tripes.
O que é bom botar na água para borrifar nas plantas?
Utilize uma colher de água oxigenada para cada 250 ml de água. Misture bem, coloque em um borrifador e espirre nas plantas. “Se a planta estiver contaminada, utilize nas folhas uma vez por semana, até acabar com o fungo”, orienta. Você também pode borrifar no substrato, se as raízes da planta estiverem podres.
Mas também podemos utilizar para regar os gramados e algumas plantas, apenas tome cuidado com o tipo de sabão e amaciante que usou, para não prejudicar o seu crescimento e desenvolvimento.
Lagartas, cochonilhas, tripés, pulgões e ácaros, ou seja, a maioria das pequenas pragas das plantas podem ser combatidas com água e sabão neutro. Basta dissolver o sabão (100g) em ½ litro de água quente. Para aplicação, dissolva novamente em mais nove litros e meio de água e borrife sobre as plantas.
Regar as plantas com o sol escaldante pode não ser uma boa opção, segundo especialistas. No verão, o ideal é que as plantas sejam regadas no início da manhã ou no fim da tarde. Isto porque o contato da água nas folhas sob o sol forte pode gerar queimaduras.
Vem descobrir como a água oxigenada pode salvar suas plantas. Regue a cada 15 dias com essa solução, para exterminar fungos e bactérias de suas plantas. É simples e eficaz apenas 1 colher de sopa + 250ml de água para diluir e molhar as plantas e borrifar nas folhas.
Ao invés de borrifar água, ou só fazer aquela chuvinha nas folha, use a mangueira ou regador de forma lenta, para que caia muita água na planta. Deixe o vaso encher até começar a sair água pelo furo lateral (ou de baixo, no caso de vasos de orquídeas).
Água da máquina de lavar para regar plantas? Nem pensar! Os produtos químicos presentes na água de reúso podem prejudicar suas plantinhas, então não reutilize a água da máquina de lavar para regar plantas.