Na hora de abastecer “a água do radiador”, você precisa ter alguns cuidados. Primeiro, é preciso medir o nível do reservatório sempre com o carro frio e em terreno nivelado. Nunca faça isso com o carro ligado ou no posto de gasolina, por exemplo.
Nessa situação recomenda manter o motor ligado, pra que a bomba d'água continue mantendo o líquido em circulação, e vai se completando devagarzinho com água fria, pra evitar um choque térmico.
O ideal é fazer isso com o motor frio, pelo menos 10 minutos após desligar o carro. Se o motor ainda estiver quente, a água ainda pode estar circulando no sistema e, quando a porta do reservatório é aberta logos após desligar o veículo, há risco de que ela espirre.
Qual a maneira correta de colocar água no radiador?
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil. Para isso, desenrosque a tampa e coloque a água aditivada.
Mantenho o carro ligado para completar o líquido do radiador?
Pode abrir o reservatório de água com o carro ligado?
⚠️ A pressão interna e o líquido quente podem causar queimaduras graves. Espere o motor esfriar completamente antes de abrir. Cuide do seu carro e da sua segurança! 🛡️🔧 CuidadosComOCarro.
Verdade – O correto é completar a água apenas quando o motor estiver frio, pois existe a possibilidade de um choque térmico, que pode causar sérios problemas ao motor.
O que acontece se colocar água no radiador com motor quente?
Motor Superaquecido: se o reservatório de água do radiador for aberto com o motor quente, o fluido pode jorrar. Dessa forma, pode gerar geves acidentes.
O que acontece se colocar água no reservatório de partida a frio?
Não. Ignorar o reservatório de partida a frio pode fazer com que o sistema resseque e quebre, gerando uma maior dor de cabeça já que será necessário realizar a troca do equipamento.
Primeiro, certifique-se de que o motor está frio. Abrir o reservatório do radiador quando o motor está quente pode levar a queimaduras graves devido ao vapor e ao líquido quente.
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.
Quanto tempo esperar para colocar água no radiador?
Antes de abrir o reservatório, ao perceber que está seco, é obrigatório que você desligue o carro e aguarde aproximadamente 15 minutos. Se isso não for feito e você abrir o compartimento antes, a água quente pode ser lançada contra o seu corpo, por conta da pressão, causando queimaduras graves.
Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido. Os danos, a partir daí, pesarão bastante no seu bolso.
O radiador é responsável por manter a temperatura do motor em um nível adequado, e a falta de água pode fazer com que o motor superaqueça, causando danos permanentes. Se você notar que o nível de água no radiador está baixo, é importante adicionar água o mais rápido possível.
Tem problema colocar água no reservatório de gasolina?
Poucos lembram de colocar água no reservatório lavador do para-brisa até se encontrarem numa situação em que aciona-se o lavador e nada acontece. Usar o equipamento sem água no reservatório pode queimar a bomba que transfere a água do reservatório para o esguicho.
Se você perceber que a água está avermelhada ou marrom, isso pode ser um alerta, pois possivelmente irá gerar entupimento e posterior superaquecimento, mesmo que o nível do reservatória esteja alto. Até mesmo a tampa deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros.
No mais, quando o motor está quente, "colocar água no radiador" com o carro desligado pode causar um choque térmico que, em situações extremas, chega mesmo a trincar o bloco do motor.
Alguns requerem colocar mais ou menos no reservatório. Siga sempre o que diz o manual. Água comum (da torneira, do rio ou até mineral, daquelas compradas em supermercado) acaba formando resíduos indesejáveis, como calcário.
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor). Porém, apenas utilizar água sem sais minerais não resolve o problema.
Quanto tempo esperar o carro esfriar para colocar água?
Em média, o motor do carro leva de 30 a 45 minutos para esfriar por completo. Porém, para garantir a sua segurança, é importante não abrir o capô do carro imediatamente após desligar o motor, pois o líquido de arrefecimento ainda estará quente e pode causar queimaduras.
Vale destacar que nunca se deve abrir o reservatório, também conhecido como vaso de expansão, com o motor ainda quente - o líquido e os gases aquecidos e sob pressão podem causar queimaduras graves.
Nunca jogue água fria no motor quente: embora seja tentador jogar água fria no motor superaquecido, isso pode causar danos graves. A mudança brusca de temperatura pode fazer com que os componentes do motor se contraiam rapidamente, resultando em rachaduras.
Após entender ser preciso usar água mais o fluido, o motorista deve considerar a quilometragem rodada ou os meses e se atentar a troca. Recomendamos a substituição do fluído a cada 30 mil km para sistemas comprometidos ou sempre a cada 6 meses, conforme as condições que se encontra o sistema.
Não é recomendado colocar apenas água dentro do reservatório. O indicado é usar água desmineralizada com etileno glicol, o líquido próprio de arrefecimento, na proporção conforme indicada no Manual de Proprietário do seu veículo. Consulte a parte de "manutenção" que você encontrará esse tipo de informação.
Pode colocar água no carro com o motor quente? Não é recomendado colocar água no carro com o motor quente, pois isso pode causar danos ao sistema de arrefecimento. Se for necessário adicionar água, espere o motor esfriar antes de fazer isso.