A água é uma grande condutora de eletricidade, assim como o cloro, presente nas piscinas – e essa combinação intensifica a condução. Portanto, ao estar na piscina, o banhista tem chances de atrair um raio, pois seu corpo age como um para-raios.
Quem está na piscina está mais sujeito a atrair raios? A afirmação de que o corpo humano atrai raios quando está na piscina é falsa, portanto, trata-se de um mito, pois não é o corpo em si que acaba atraindo a descarga elétrica – nem aqueles que têm pinos, marca-passo ou outra estrutura metálica.
Devido ao fato de a corrente elétrica sempre procurar escoar pelo caminho mais curto, os raios normalmente atingem os pontos mais altos de uma região. Assim, deve-se evitar, durante uma tempestade, locais descampados, piscinas, praias, campos de futebol e árvores isoladas.
O que fazer se um raio cair quando alguém estiver na piscina? Caso um raio caia próximo da piscina que os moradores do prédio estejam, o recomendado é sair da água imediatamente e colocar os chinelos de borracha, pois esse tipo de calçado não é condutor de corrente elétrica.
Ou seja, se um raio cair na água, em qualquer ponto da piscina, a descarga elétrica pode atingir o nadador desavisado. Outro perigo, lembra o professor, é ficar com o parte do corpo para fora da água, o que pode atrair um raio. "Não é a água que atrai, mas nesse caso a pessoa age como um pára-raio", diz.
Se a distância for entre 50 e 85 metros, o indivíduo terá chances de sobreviver, mas sofrerá queimaduras, asfixia e, em alguns casos, parada cardíaca. Já a uma distância entre 85 e 125 metros do ponto de descarga, a pessoa sentirá um choque por tempo reduzido.
Essa corrente entra na sua residência, nas tomadas e no chuveiro. Então, se você está tomando banho, pode pular a faísca do chuveiro, da fiação do chuveiro, o que traz risco para a pessoa. E aí, com os pés molhados, a intensidade do choque pode matar", explica o físico Osmar Pinto Jr., do INPE.
E é por esse motivo que você deve evitar nadar na chuva durante uma tempestade com raios. A piscina por si só não atrai raios. O grande perigo de praticar o esporte com descargas elétricas é o corpo do nadador, que funciona como para-raios.
Também é importante lembrar que a eletricidade e a água não se misturam bem, e durante uma tempestade, há um risco significativo de raios, o que torna a permanência na piscina um perigo real para a segurança das pessoas.
É perigoso tomar banho de piscina quando está chovendo?
O grande perigo de nadar durante uma tempestade é que o corpo do banhista, que está para fora da água, acaba funcionando como um pára-raios atraindo a descarga elétrica”, explica. Ainda de acordo com o especialista, a medida mais segura durante uma tempestade é sair da água e se abrigar em um local seco e fechado.
No caso de uma casa, os canos metálicos de água, os fios da instalação elétrica e as ferragens das lajes e colunas irão conduzir parte da corrente do raio e ficarão também "carregados de eletricidade".
As árvores isoladas, em geral, atraem mais raios que cercas e animais. Mesmo no caso de uma cerca devidamente protegida (aterrada e seccionada), se um raio cair sobre ela e se junto dela estiver um rebanho, provavelmente o resultado será catastrófico.
Durante as tempestades, não é indicado usar ou ficar em contato equipamentos que funcionam com eletricidade de forma geral. "Se um raio atingir a rede elétrica e não for barrado pelos disjuntores da casa, pode atingir o chuveiro e causar uma descarga elétrica em quem estiver no banho", explica Mendes.
Embora a piscina não seja responsável por atrair raios, a propagação deles acaba sendo facilitada por onde há água, isso significa que é perigoso continuar nesse ambiente durante tempestades.
6 - Qual o local com maior incidência de raios no Brasil? A região entre Coari e Manaus é a região que mais tem raios do Brasil. A região amazônica deverá ter um aumento na incidência do fenômeno nas próximas décadas.
Os usuários de piscinas correm riscos mesmo quando um raio atinge o solo a uma distância superior a 500 m. Isto porque parte da corrente elétrica pode escoar por tubulações de água, percorrendo longas distâncias, até a piscina.
É perigoso tomar banho de piscina quando está relampejando?
“O risco de um raio passar por canos pode ser menor com canos de plástico do que com canos de metal. No entanto, é melhor evitar qualquer contato com canos e água corrente durante uma tempestade para reduzir o risco de ser atingido por um raio”, acrescenta o CDC.
Assim, quando uma descarga atmosférica atinge o mar, a corrente é injetada na água e há grande elevação de potencial no ponto de incidência, onde a corrente está concentrada.
A orientação é manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d'água; afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; não soltar pipas e não carregar objetos como canos e varas; evitar dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a ...
Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; • Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular); • Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.
Basicamente, raios são descargas atmosféricas que, em regiões tropicais, como o Brasil, costumam ocorrer durante a ocorrência de chuvas. Essas descargas tendem a ser atraídas pelos pontos mais altos de um local, especialmente se ali houver algum objeto metálico, como uma antena, por exemplo.
A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade. Um raio não atinge duas vezes o mesmo local? Também é mentira.