Posso carregar quando estiver chovendo? Outra dúvida que pode surgir é se existe algum perigo em deixar o celular carregando em dias de chuva. Olha, o melhor é evitar deixar os eletrônicos na tomada quando começa a chuvarada.
Tem problemas deixar o celular carregando se estiver chovendo? É sempre bom evitar deixar qualquer coisa ligada na tomada em períodos de chuvas, mesmo que não esteja caindo raios.
Durante tempestades, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular. Há risco de choque se alguém estiver usando o telefone. Por isso, evite usar o aparelho conectado na tomada durante chuvas.
Considerando o perigo dos equipamentos na tomada, Penchel afirma que o ato de falar ao telefone durante tempestades não acrescenta motivo de preocupação. “Se você está ou não falando no celular, se ele está ligado ou desligado, isso não importa.”
Os raios caem nos pontos mais altos porque eles sempres procuram achar o menos caminho entre a nuvem e a terra. Árvores altas, torres, antenas de televisão, torres de igreja e edifícios são pontos preferidos pelas descargas atmosféricas.
Porque não pode dormir com o celular debaixo do travesseiro?
A física Emico explicou que, por outro lado, não há material científico que assegure que dormir especificamente com o celular sob o travesseiro não traga riscos. “A questão é polêmica, então não é recomendável fazer isso. Se não consegue se desligar, recomenda-se deixar o equipamento a uns 30 cm da cabeça”, orienta.
Durante as tempestades fique em casa. Saia somente se for absolutamente necessário. Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade. Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.
Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.
Existem muitas lendas sobre objetos que atraem raios, tais como espelhos, tesouras, próteses humanas, aparelhos dentários, guarda chuvas, entre outros. Porém, raios quase sempre procuram objetos pontiagudos que estão a menor distância entre o céu e o solo.
Afaste-se de janelas, torneiras, canos elétricos. Evite andar descalço ou evite tomar banho neste período; Lembre-se: um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar, e pode ser fatal. Alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade.
O fluxo de energias também tem influência no processo. “Evite que qualquer espelho grande reflita o seu corpo enquanto você dorme, pois eles ativam a energia e podem causar distúrbios no sono”, afirma. Além dos espelhos, outras superfícies reflexivas, principalmente as televisões, também têm o mesmo efeito.
Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) aconselham que as pessoas se afastem da água corrente durante chuvas com relâmpagos.
O que acontece se deixar o celular carregando depois de 100?
Após fazer uma série de testes com baterias, ele respondeu a essa e a outras perguntas relacionadas ao tema. Segundo os estudos, tirar ou deixar o carregador no smartphone quando a carga completa 100% não tem impacto nenhum no aparelho em si.
Segundo alerta da Apple, o contato contínuo do aparelho com superfícies quentes por longos períodos de tempo pode causar desconforto ou lesões. Se você é da turma que deixa o celular embaixo do travesseiro ou em cima da cama enquanto ele carrega durante à noite, melhor rever o hábito.
Outra polêmica relacionada ao uso do celular é o perigo de dormir com o aparelho próximo à cabeça. Alguns acreditam que a radiação emitida pelo celular durante a noite pode afetar o sono e causar problemas de saúde. No entanto, não há evidências científicas que comprovem essa afirmação.
O que gasta mais energia TV ou carregador de celular?
Aparelho da TV a cabo: 33 watts por hora. Cafeteira: 1 watt por hora. Carregador de celular: se ele só estiver plugado na tomada, sem o celular conectado, já consome 1 watt. Se estiver com o celular carregado (100% bateria) e plugado, consome 4.5 watts.
“Na prática, é um consumo de stand by bem pequeno. Por exemplo, considerando um valor de R$ 0,74 o kWh, você gastaria R$ 0,60 por ano com o carregador ligado ali na tomada sem uso — é muito pouco”, esclarece Oliveira Santos.
Entre os equipamentos que apresentam maior taxa de consumo e exigem atenção redobrada ao seu uso, estão ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e videogame. Confira quais aparelhos consomem mais energia e o que você pode fazer para gerenciar melhor os gastos na residência.