Pode cobrar juros remuneratórios?

A cobrança dos juros remuneratórios, em si, não é ilegal e, em regra, o Judiciário tem entendido que, mesmo acima de 12% (doze por cento) ao ano, não é excessiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem pode cobrar juros remuneratórios?

Normalmente, o Banco Central determina mensalmente uma taxa de mercado que os bancos e organizações financeiras podem cobrar nos juros remuneratórios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modalmais.com.br

O que diz a súmula 382 do STJ?

Aos juros remuneratórios, conforme orientação da Segunda Seção desta Corte, não incide a limitação a 12% ao ano, prevista no Decreto n. 22.626/1933, salvo hipóteses legais específicas, estando as instituições financeiras, integrantes do Sistema Financeiro Nacional, sob a égide da Lei n. 4.595/1964.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

Quando os juros remuneratórios são abusivos?

A aplicação dos juros remuneratórios pelas instituições financeiras só encontra barreira no abuso de direito, que se caracteriza pela cobrança superior ao equivalente a 1,5 vez a taxa média de mercado divulgada pelo Banco Central.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quando são devidos juros remuneratórios?

Juros remuneratórios são juros devidos pela remuneração de capital emprestado. Em outras palavras, esse tipo de juros são os juros pagos com a finalidade de remunerar o empréstimo, por determinado período de tempo, de uma quantia de uma pessoa física ou jurídica para outra.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em suno.com.br

JUROS MORATÓRIOS E JUROS REMUNERATÓRIOS

O que diz a Súmula 362 do STJ?

Súmula 362 do STJ: "A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz a Súmula 297 do STJ?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é aplicável às instituições financeiras (Súmula n. 297/STJ), as quais devem prestar serviços de qualidade no mercado de consumo. O dever de segurança é noção que abrange tanto a integridade psicofísica do consumidor, quanto sua integridade patrimonial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

Qual o limite de juros remuneratórios?

Pela inteligência da Súmula 382 do STJ os juros remuneratórios adotados pelas instituições financeiras não estão limitados a 12% ao ano, devendo ser reconhecida a abusividade apenas quando houver comprovação da exorbitância dos índices cobrados em relação à média do mercado utilizado na mesma espécie de operação, o que ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual o juro máximo permitido por lei?

O limite de juros permitido por lei para boleto é de 1% ao mês, segundo o artigo 161 do Código Tributário Nacional. Esse percentual é referente a juros moratórios, ou seja, aqueles aplicados em caso de atraso no pagamento. Isso é importante porque as regras para empréstimos são diferentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.vindi.com.br

Qual o valor de juros considerado abusivo?

De maneira simples, considera-se como abusivos aqueles juros que se encontram acima da taxa de juros da média do mercado. Os Tribunais brasileiros em geral costumam variar na conclusão. Todavia, alguns entendem que para considerar abusivo, a taxa cobrava deve ser acima de 50% da taxa média do mercado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a súmula 596 do STJ?

Súmula 596 do STJ: "A obrigação alimentar dos avós tem natureza complementar e subsidiária, somente se configurando no caso de impossibilidade total ou parcial de seu cumprimento pelos pais."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual a diferença entre juros moratórios e juros remuneratórios?

Juros remuneratórios são preço e são devidos no período da normalidade contratual. Já os juros moratórios são devidos no período da anormalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Qual o valor de juros ao dia permitido por lei?

Já os juros moratórios são limitados a 1% ao mês, conforme artigo 406 do Código Civil e artigo 161, parágrafo primeiro, do Código Tributário Nacional. O referido percentual deve ser aplicado proporcionalmente aos dias de atraso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como identificar juros remuneratórios?

Seu cálculo se dá por meio da soma de todas as taxas de juros cobradas em operações de crédito no mercado, dividida pela quantidade de instituições do mercado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em c6bank.com.br

É proibido cobrar juros?

Em seu artigo 4ª, a norma prevê o crime de usura pecuniária ou real, e descreve a conduta delituosa como sendo o ato de cobrar juros, e outros tipos de taxas ou descontos, superiores aos limites legais, ou realizar contrato abusando da situação de necessidade da outra parte para obter lucro excessivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que são juros remuneratórios por atraso?

Quando a questão é os juros remuneratórios por atraso, é comum adotar associar a nomenclatura de juros moratórios. Os juros de mora são aqueles pagos por entrar em inadimplência em pagamento de um acordo, ou seja, deixar de pagar em tempo hábil o que fora acordado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em empreenderdinheiro.com.br

Pode cobrar juros de 2% ao mês?

1º do Decreto 22.626 /33 estabelece que é vedado estipular, em quaisquer contratos, taxas de juros superiores ao dobro da taxa legal, ou seja, tal percentual deve ser limitado a 24% ao ano, 2% ao mês - No caso, uma vez que o contrato observou o limite legal, não se verifica qualquer ilegalidade na cobrança dos encargos ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o limite legal para cobrança de juros?

Valor da dívida feita no crédito rotativo e no parcelamento da fatura não pode ultrapassar 100% do valor principal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bcb.gov.br

Como saber se o juros é abusivo?

Para saber se os juros cobrados são abusivos, será necessário comparar com os juros estipulados pelo Banco Central e por outras instituições financeiras. O portal do Serasa Crédito é excelente para pesquisar e fazer comparações entre as instituições financeiras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Qual o juros que pode ser cobrado por lei?

Já os juros moratórios são limitados a 1% ao mês, conforme determinação do art. 406 do Código Civil e art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como são calculados os juros remuneratórios?

Os juros remuneratórios são calculados de acordo com um percentual estabelecido no contrato firmado pela instituição financeira e o cliente. Esse percentual varia conforme a operação realizada e com as condições pactuadas no contrato, sendo aplicado sobre o valor do empréstimo ou crédito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.cursobeta.com.br

Quando o juros é abusivo no STJ?

São abusivos os juros remuneratórios se a taxa estipulada no contrato for uma vez e meia superior à média de mercado para as mesmas operações e períodos (STJ, REsp n. 1.061.530/RS ).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a súmula 479 do STJ?

Súmula 479/STJ. A instituição financeira responde pelo defeito na prestação de serviço consistente no tratamento indevido de dados pessoais bancários, quando tais informações são utilizadas por estelionatário para facilitar a aplicação de golpe em desfavor do consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em processo.stj.jus.br

O que diz a súmula 608 do STJ?

608/STJ. Assegura-se ao usuário, ex-empregado, o direito de manutenção previsto no art. 30 da Lei n. 9.656/1998, na hipótese de plano coletivo contratado por uma associação, em benefício de seus associados, mas custeado parcialmente pela empregadora.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz a súmula 247 do STJ?

1. Afirmando o acórdão recorrido que há prova escrita, não é possível afastar o cabimento da ação monitória, sob o argumento de que não existe liquidez e certeza da obrigação. 2. No contrato de abertura de crédito, os demonstrativos de débito, mesmo unilaterais, servem para o ajuizamento da ação monitória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br