Sim. Além da atividade principal, o MEI pode registrar até 15 (quinze) ocupações para suas atividades secundárias, as quais serão vinculadas ao código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE.
Posso ter dois MEIs no mesmo CPF? A resposta é: não, não é possível ter dois MEIs. Para casos em que o empreendedor exerce mais de uma atividade como MEI, ele poderá escolher uma atividade principal e até 15 atividades secundárias entre as ocupações permitidas como MEI.
Pela internet, é possível incluir, alterar ou excluir ocupações de trabalho. No Portal do Empreendedor, estão disponíveis aproximadamente 500 atividades permitidas para o Microempreendedor Individual (MEI). As alterações da sua empresa podem ser feitas de maneira simples, rápida e gratuita.
O MEI pode ter mais de uma ocupação ou atividade econômica conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) . Além da atividade principal, o MEI pode registrar até 15 ocupações para suas atividades secundárias.
Quantas Atividades posso ter NO MESMO MEI? CNAEs para o Microempreendedor Individual
Como funciona as atividades secundárias do MEI?
Ele pode atuar durante o dia em uma função, à noite em outra, e, aos finais de semana, ter outra ocupação também, sendo todas elas diferentes, por exemplo. Usando esse exemplo, o MEI pode ser comerciante de bolsas ao dia, professor independente à noite e jardineiro aos finais de semana, sem problema algum.
Quanto mais CNAE mais imposto? Como a classificação influencia no imposto? O CNAE influencia diretamente nos impostos que a empresa deve pagar. Isso porque, cada atividade econômica tem uma alíquota e base de cálculo específicas definidas a partir deste código.
Preciso de um contador para abrir MEI? Não há necessidade de contratar um serviço de contabilidade para abrir uma MEI – ser micro empreendedor individual. Basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir os passos para ter seu CNPJ.
Para exemplificar as duas situações, uma empresa aberta em janeiro de 2024 pode faturar no MEI o limite de R$ 81 mil até dezembro de 2024. Já para um CNPJ que foi ativo em abril de 2024 o limite proporcional de 9 meses de atividade, até dezembro de 2024 fica em R$ 60.750,00.
As demais, são categorizadas como secundárias. Como falamos, exceto o MEI, cada CNPJ poderá informar até 99 atividades econômicas secundárias. Porém, a atividade principal não poderá ser informada como secundária e nem a atividade secundária como principal.
Sim, é possível ter dois CNPJs registrados no mesmo endereço quando se tratar de empresa de prestação de serviços. No entanto, é importante ressaltar que cada CNPJ deve corresponder a uma empresa legalmente constituída e com atividades distintas.
Sim, é possível ter dois CNPJs registrados no mesmo local, mas é preciso se atentar às limitações legais. Em geral, isso é possível e simples para prestadores de serviços, porque são atividades que não precisam, em geral, prestar atendimento ao público ou de liberações muito específicas para atuação.
A resposta direta é não. Isso porque o CNPJ é um número exclusivo e indivisível, destinado a identificar uma única pessoa jurídica perante a Receita Federal. Por isso, não é possível registrar duas empresas independentes sob o mesmo CNPJ.
Por isso, é importante fazer um levantamento dos gastos fixos e variáveis da empresa de acordo com seu modelo de negócio e dessa forma determinar o seu gasto mensal. Geralmente, o custo mensal de uma ME varia entre 4% e 20% do faturamento mensal da empresa.
Precisa pagar contador todo mês? Por mais que não seja obrigatório ter um contador para abrir empresa, vale lembrar que o serviço de contabilidade mensal é exigido por lei, especialmente para os pequenos empreendedores, e deve ser realizado durante todo o tempo de vida do seu CNPJ.
O custo médio dos serviços de contabilidade varia significativamente dependendo dos fatores mencionados. No entanto, para dar uma ideia geral, a maioria das pequenas e médias empresas no Brasil, com faturamento anual até 480 mil, pode esperar pagar entre 350 e 700 por mês por serviços de contabilidade.
O Simples Nacional é classificado como um regime de tributação mais acessível, porque, como o nome sugere, é uma maneira de simplificar o pagamento dos impostos do MEI.
No lado positivo, o MEI é a modalidade de empresa que paga a menor carga tributária e ainda é feita de modo fácil através de uma guia unificada, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), assim como outras empresas optantes pelo Simples Nacional.
Quanto custa uma CNAE? Para os microempreendedores individuais (MEI), as alterações de CNAE no CNPJ podem ser realizadas de forma gratuita e a qualquer momento por meio do cadastro no Portal do Empreendedor. Não há quaisquer cobranças de taxas para essas alterações.
De acordo com a Constituição Federal, no seu artigo 7º, a jornada padrão é de 8 horas por dia e 44 horas por semana. Esse é o máximo de horas permitido para o trabalho regular.
Quando você estiver em busca de acesso ao crédito; Necessidade de emitir nota fiscal para os cliente; Quando você quiser contratar um funcionário para te ajudar; Quando você quiser acessar os benefícios previdenciários.