Pode colocar qualquer água no radiador? Não, você não pode colocar qualquer água no radiador do seu veículo. A água utilizada no sistema de arrefecimento, conhecida como água do radiador, deve ser desmineralizada ou destilada. A razão para isso é garantir o correto funcionamento do sistema e evitar danos ao motor.
O que acontece se colocar água normal no radiador?
Consequentemente, aceleram a oxidação e a deteriorização das peças. Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
Veja só: jogar uma grande quantidade de água (especialmente com pressão, como é o caso da mangueira) diretamente nos componentes mecânicos e elétricos do carro é certeza de problemas futuros. Usar água não é errado, mas é importante que isso seja feito com panos, esponjas ou ainda com mangueiras de ar.
Contudo, completar o nível com água da torneira é uma prática bastante danosa, pois com o passar do tempo provoca corrosão e até entupimento de tubulações, dutos internos e da bomba de água - além de diminuir a temperatura de ebulição.
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Pode colocar água comum no carro?
Não, você não pode colocar qualquer água no radiador do seu veículo. A água utilizada no sistema de arrefecimento, conhecida como água do radiador, deve ser desmineralizada ou destilada. A razão para isso é garantir o correto funcionamento do sistema e evitar danos ao motor.
Na hora de abastecer “a água do radiador”, você precisa ter alguns cuidados. Primeiro, é preciso medir o nível do reservatório sempre com o carro frio e em terreno nivelado. Nunca faça isso com o carro ligado ou no posto de gasolina, por exemplo.
Solupan. Também evite esse produto: é um composto químico altamente agressivo para a parte externa do motor. Existem vários produtos específicos para lavagem de carros e motos que removem a sujeira sem agredir a pintura nem os cromados.
Pode jogar água no motor do carro? Pode lavar o motor do carro com água, porém não com muita pressão - caso contrário, pode atingir as vedações e danificar o veículo.
Mesmo com a ventoinha funcionando a todo vapor, se houver falta de líquido, o motor pode sofrer com superaquecimento, danificando o componente e também a chamada bomba d'água.
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
Baixar um pouco o nível do líquido de arrefecimento, a “água do radiador”, é normal. O que ée rrado comum é você completar com água. Dizem alguns: “mas eu só completo com água desmineralizada, aí eu fico tranquilo”. Não fique não!
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.
O que acontece se andar com pouca água no radiador?
Desgaste prematuro das peças: O superaquecimento frequente do motor devido à falta de água no radiador pode levar ao desgaste prematuro de peças. Como, por exemplo, juntas, selantes e mangueiras do sistema de arrefecimento. Esses danos podem levar a vazamentos e falhas no sistema.
O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.
Esse produto à base de monoetilenoglicol tem como função baixar o ponto de congelamento da água para menos de 0°C e aumentar a temperatura de ebulição da água além dos 100°C. Indo direto à questão, a água do radiador dura muito tempo dentro do circuito de refrigeração do carro, em média 30 mil km.
Mas se o carro ferveu, dois cuidados: primeiro, não abrir imediatamente o reservatório da água, para evitar de recebê-la fervendo no braço ou na mão; e se o nível estiver abaixo, evitar de jogar imediatamente água fria no sistema, pois o choque térmico pode danificar alguns dos componentes do motor superaquecidos.
A entrada da água no motor se dá pela passagem do líquido pela câmara de combustão. Em seguida, pode atingir um ou mais cilindros, principalmente, se o carro estiver em alta velocidade. Assim, a força do empuxo pode dobrar as hastes do pistão, de tal forma a danificar profundamente o motor.
É muito importante que não tenham contato algum com os componentes usados na lavagem, como água e sabão. Alguns exemplos de componentes sensíveis são: bobina de ignição, velas de ignição, bateria automotiva e seus terminais, entre outros.
Além de água, podem ser usados sabão neutro, esponja macia e pano úmido. Jamais utilize querosene ou qualquer outro tipo de produto abrasivo, pois podem danificar o motor e a bateria automotiva. Também é necessário usar luvas de borracha. Assim, evitará machucar-se.
Embora o detergente de cozinha possa parecer uma opção econômica para lavar o veículo, ele pode ter efeitos prejudiciais. O detergente de cozinha é formulado para cortar graxa, o que pode remover a cera protetora do seu carro e danificar a pintura ao longo do tempo.
Muita gente ao repor a água do radiador, ou do sistema de refrigeração, usa mesmo a água de torneira. O que é muito pouco recomendável, é o barato que pode sair caro. Essa água contém muitos compostos minerais que poderão se agregar internamente ao motor.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil. Para isso, desenrosque a tampa e coloque a água aditivada.