Pode colocar água que sai do ar-condicionado no radiador do carro?
NÃO, você tem que ler o manual do carro, nenhum leva somente água, normalmente levam 50% de refrigerante e 50% de água desmineralizada, caso contrário, o radiador, o bloco, etc., começam a corroer.
Pode usar a água do ar-condicionado no radiador do carro?
Não, você não pode colocar qualquer água no radiador do seu veículo. A água utilizada no sistema de arrefecimento, conhecida como água do radiador, deve ser desmineralizada ou destilada.
A água que sai do seu ar condicionado é destilada, mas não é potável! Você pode reaproveitar esta água de tais forma: reabastecer a mochila ou a cisterna do seu vaso sanitário, reabastecer a água do limpador de para-brisa do carro, para limpar pisos, janelas, peças do carro, certos móveis, etc.
Além de se manter confortável, você pode reutilizar a água que sai pelo dreno do seu ar-condicionado Daikin para ações rotineiras do seu dia a dia como, limpar a casa, lavar o carro, lavar as roupas e entre outras utilidades domésticas.
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
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Como desmineralizar a água da torneira?
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.
1 – Reutilizar a água da máquina de lavar para lavar calçadas ou dar descarga nos vasos sanitários; 2 – Coletar respingos de água durante o banho com baldes, que podem armazenar a água para reutilizar na limpeza de ambientes e até automóveis.
A água que sai do ar-condicionado é destilada. Isso significa que é desprovida de minerais essenciais encontrados em uma água potável comum. Sendo assim, a água até pode ser usada em plantas, conforme explicamos neste conteúdo.
Da função de desumidificação do ar condicionado vai resultar a água. Reiteramos que esta água é imprópria para consumo. Não é indicada para beber nem para tomar banho, mas perfeitamente segura para outros usos.
Mas não há motivo para sustos. O que acontece na verdade é um dos fenômenos mais corriqueiros de nosso dia-a-dia. O pinga-pinga nada mais é que condensação, e é o resultado de uma troca térmica entre a umidade presente no ar e as partes frias do sistema de ar condicionado.
Pesquisadores de Mato Grosso descobriram que aquela água que pinga dos aparelhos de ar-condicionado pode ser reaproveitada. Com tratamento, dá até para ser bebida. Tempo abafado, temperatura alta. Para quem mora em cidades quentes, o aparelho mostrado no vídeo acima é quase indispensável.
Se o motor superaquecer por falta de líquido, redobre os cuidados ao abrir a tampa e adicione a água desmineralizada e o aditivo lentamente e em pequenas quantidades - isso previne o choque térmico, capaz de trincar o bloco do motor.
A água condensada por aparelhos recém-instalados possui pH 7,0 (+ 0,9), condutividade 69 (+ 44) μS/cm e turbidez 3,3 (+ 2,5) NTU e para a água condensada por aparelhos com maior tem de uso os parâmetros são de pH 6,9 (+ 1,0), condutividade 65 (+ 23) μS/cm e turbidez 1,5 (+ 0,5).
De qualquer forma, você precisa continuar usando refrigerante, água pura NÃO. O refrigerante, além de elevar o ponto de ebulição e baixar o de congelamento, é anticorrosivo.
Quando o ar-condicionado é Quente/Frio, a condensadora também possui um dreno próprio. Ele vem de fábrica acoplado na unidade externa, geralmente na parte debaixo. Nessa situação, o profissional vai conectar ao dreno algum tipo de duto, cano ou mangueira. Por ali, a água condensada será levada até um local apropriado.
Esse processo consiste em passar a água por um tanque com resinas de troca iônica capazes de dissolver os sais na água – incluindo magnésio, cloreto, sílica e cálcio. Os produtos químicos utilizados no procedimento não são caros, como hidróxido de sódio, ácido clorídrico ou ácido sulfúrico.
A água de condensação do seu ar tem un pH muito ácido, razão pela qual ela não é recomendada para regar plantas, mas pode ser utilizada para irrigação de certas plantas que requerem alta umidade durante o verão e que toleram muito bem este nível de acidez.
Essa mistura de água desmineralizada com aditivo é o que chamamos de fluido de arrefecimento, cuja principal função é impedir que o motor superaqueça, além de ajudar a prolongar a vida útil dos sensores térmicos e das válvulas termostáticas.
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.
A água fervida irá superaquecer o motor e consequentemente trazer danos, como queima de junta de cabeçote e até seu empenho, e em casos mais drásticos, fazer com que o óleo e água se misturem, levando a um dano maior (pistões, anéis, bronzinas e tudo o que pode ser danificado num superaquecimento do motor).