A borra que sobra do café coado no dia-a-dia ou a casca de ovo, por exemplo, são excelentes ingredientes para a produção de um adubo potente, feito através do processo de compostagem.
Embora nem sempre seja recomendado, há uso no jardim para os grãos moídos de café também. Por exemplo, você pode polvilha-lo em torno de plantas que adoram solo ácido, como azáleas, hortênsias, mirtilos e lírios.
A maneira correta de começar o uso da borra de café como adubo é misturar duas partes de terra com uma parte de borra. Deixe essa terra descansando por cerca de quatro dias antes de utilizá-la como adubo. Isso dá tempo suficiente para a decomposição da borra.
Se misturada à terra, a borra ajuda a manter a permeabilidade, a drenagem do solo e a sustentar microrganismos benéficos ao desenvolvimento das plantas. Se o solo está bem drenado, as raízes se desenvolvem e penetram com mais facilidade.
A borra que sobra do café coado no dia-a-dia ou a casca de ovo, por exemplo, são excelentes ingredientes para a produção de um adubo potente, feito através do processo de compostagem. O engenheiro agrônomo Gastão Goulart, do Plantão Técnico da Emater-MG, é um entusiasta do sistema de compostagem.
Pode jogar borra de café direto nas plantas? Não. Você deve colocar a borra de café em um pote com tampa e deixá-la ali por cerca de uma semana. Depois disso, ela está pronta para ser colocada nas plantas.
Quantas vezes posso colocar borra de café nas plantas?
Mas é preciso cuidado com o excesso e com a forma de colocá-la, pois se errar na quantidade, a borra pode destruir sua planta! Portanto, use sempre em pequenas quantidades, espalhadas ao redor da planta e, se possível cubra com uma camada de folhas (se a plantação for no solo ou vazo grande) para equilibrar a mistura.
Dessa forma, a sujeira que algumas plantas acumulam nas folhas pode até atrapalhar o processo de fotossíntese. A boa notícia, portanto, é que é possível resolver isso de forma simples e barata com o uso do café.
A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e contribui para o desenvolvimento dos microrganismos do solo, que são alimentos para as plantas. Então, o ideal é deixá-la fermentando entre 4 e 6 dias antes de fazer a aplicação no vaso ou no solo.
Se você quiser preparar o adubo líquido em casa, Fernanda ensina as etapas do preparo: Basta misturar três colheres de borra de café em um litro de água e reservar em um recipiente por 24 horas. Em seguida, coloque em um borrifador ou pulverizador e aplique nas folhas e no substrato.
Se quiser potencializar o efeito envelhecido, disponha um pouco de café forte em uma bacia e passe a folha no líquido, retirando com cuidado para não rasgar. A folha ainda pode ser dobrada, rasgada nas laterais e amassada e depois desamassada para dar ainda mais sensação de papel velho.
Assim, para preparar o adubo, você pode adicionar então 125 gramas de borra de café em cinco litros de água e deixar a mistura descansando por 24 horas. Em seguida, é só passar no vaso, nas folhas e na terra.
O seu uso está relacionado a um aumento de nitrogênio, potássio e fósforo no solo em que é adicionado. Esses compostos são essenciais para a fotossíntese e reprodução celular das plantas. Por outro lado, a água de arroz para as plantas também pode aumentar a produção de seus cultivos, como frutas, verduras e legumes.
Faça uma solução diluída em água com e aplique diretamente nas raízes. Irá dar um impulso natural à planta. Irá crescer mais forte e saudável. O 'website' refere que o açúcar é capaz de fornecer carbono para a fotossíntese e que ajuda no crescimento.
Para decomposição, basta misturar duas partes de terra a uma parte de borra, aproximadamente. Essa mistura precisa descansar por 30 a 40 dias ao ar livre ou em recipiente fechado. Em seguida, pode ser colocada no solo ou em um vaso com plantas menores.
O pó de café é rico em nutrientes importantes para o solo, como o carbono e o nitrogênio. Coloque o pó usado ao redor das plantas como adubo. Além de ajudar no crescimento saudável delas, a borra também as protege contra formigas e lesmas.
A borra de café é um excelente fertilizante para as samambaias, pois é rica em nitrogênio e manganês. Para preparar o fertilizante, basta misturar 3 colheres de sopa da borra de café sem açúcar em 1 litro de água. Deixe essa mistura fermentando por três dias e depois aplique-a na terra da planta.
Não há recomendação específica sobre a forma de guardar a borra - que depois de seca não estraga. O produto pode ficar dentro ou fora da geladeira ou até ser utilizado imediatamente após coar o café. O químico Bortoletto lembra que a refrigeração garante um tempo ainda maior de durabilidade.
Pode colocar borra de café com açúcar nas plantas?
Dica de jardinagem: aproveite a borra de café como um complemento de adubação pras suas plantas. Não faz diferença se você faz o café já misturado com açúcar: pode usar também. A borra é rica em nitrogênio e ajuda no desenvolvimento do jardim.
A casca é colocada em um moinho de esferas de alta energia juntamente com fosfatos de potássio, que reagem para formar novos compostos capazes de fornecer fósforo, cálcio e potássio, três componentes essenciais para o desenvolvimento das lavouras.
Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente. Já naquelas que pedem o oposto, ou seja, o solo alcalino, como pimentão, tomate, brincos-de-princesa e Azevinho, usamos até três colheres.
Além de não ser eficiente, a máscara de café pode agredir a pele do rosto. “A borra de café não recomenda nem para a esfoliação física, pois os grânulos do pó de café podem promover uma abrasão exagerada e machucar a pele, o que também pode evoluir para uma mancha”, alerta Josi Helena.
O que você precisa saber é que a borra é um material úmido, então é bom entender se a planta gosta de umidade sobre o solo. Evite usar em suculentas ou cactos, por exemplo. Se tem palhinhas protetoras, não esqueça de afastá-las, espalhar a borra de café e depois cobrir novamente com o material seco.