A resposta é, Sim! A calagem tem como principais objetivos reduzir a atividade do alumínio (Al), elevar o pH, aumentar o teor de Ca e Mg e a disponibilidade de nutrientes no solo.
Já que para o desenvolvimento da grama, é necessário que ele tenha pH entre 5,5 e 7. Se o objetivo for aumentar o pH do solo, é interessante utilizar calcário em pó. A recomendação é entre 200 e 400 gramas por metro quadrado.
Para tal, basta adquirir o calcário em uma fornecedora de confiança e aplicar o pó de forma uniforme sobre a plantação desejada. Ele costuma ser branco e exige uma medida específica para o tamanho da plantação. Essa medida é feita por meio de um processo chamado de interpretação de análise de solo.
A terra adubada pode ser usada também para cobrir a grama bastando espalhar por todo o gramado. Este processo é recomendado para ser realizado pelo menos uma vez por ano e de preferência no início do inverno. A grama deve ser regada abundantemente, principalmente nos primeiros 30 dias.
A adubação para a grama ficar sempre verde normalmente é feita uma ou duas vezes por ano e deve ser realizada com fertilizantes granulados tipo NPK. A formulação varia conforme o solo e a época da aplicação, complementada com adubação foliar com ação bioestimulante.
Os grandes problemas de jogar a terra preta ou vegetal sobre o gramado é que além de elevar o nível da grama, o que pode se tornar um incômodo principalmente após alguns anos, normalmente trás sementes de plantas daninhas.
Uma irrigação pela manhã ou uma boa chuva por semana é suficiente para manter o gramado saudável. Em períodos de forte calor, recomenda-se irrigar com mais frequencia! Mas lembre-se, gramado muito úmido favorece o aparecimento de doenças, como infestação por fungos.
Adicionar matéria orgânica, como composto ou esterco, pode melhorar a qualidade do solo e fornecer os nutrientes necessários para o crescimento da grama. Além disso, o pH do solo deve estar entre 6.0 e 7.0 para a maioria das variedades de grama.
Para as hortas e gramados, é preciso usar por volta de uma colher de sopa por cada m², o que gera aproximadamente 15 gramas de ureia por metro quadrado. A mesma deve ser bem espalhada a fim de agir de forma uniforme no solo.
Que plantar num solo muito calcário ? A pascoínha e o marmeleiro do Japão são duas plantas perfeitas para solos calcários. Que plantar num solo muito calcário ? O rosmaninho é reservado aos solos ácidos enquanto que as outras alfazemas gostam de solos calcários.
Na melhor das situações, um bom calcário tem seus efeitos sobre a solução dos solos três meses depois da aplicação, tempo em que reagiu apenas cerca de 30% do total aplicado e em que nesse período tenha o solo água suficiente para as reações esperadas.
Os substratos corrigem o pH (acidez) do solo, repõem o nitrogênio e magnésio que são essenciais no desenvolvimento das plantas, além de melhorarem a capacidade de retenção da água e a aeração do solo. A TERRA ADUBADA é ótima para manter a grama sempre bonita e saudável ajudando na manutenção e recuperação de gramados.
Ele reage rapidamente com o solo, neutralizando a acidez e fornecendo cálcio e magnésio para as plantas. O cal pode ser usado em solos que precisam de uma correção imediata da acidez, mas deve ser aplicado com cuidado para evitar excessos que possam prejudicar o desenvolvimento das raízes.
Nos pomares, a incorporação do calcário deve ser realizada, no mínimo, 30 dias antes do plantio das mudas. A substância demora 90 dias para começar a ser absorvida pelo solo e corrigir a acidez, os efeitos mais amplos são sentidos em cerca de um ano e meio após a aplicação.
Sem água a planta perde eficiência e não cresce direito, podendo inclusive secar e morrer. Um gramado sem irrigação tem um crescimento muito mais lento, com muito mais palha seca e muito mais falhas. Uma grama pouco irrigada aguenta menos o pisoteio e o sombreamento.
Pode também atrapalhar o desenvolvimento da grama. A cobertura de gramado deve ser realizada para cobrir pequenas imperfeições de nível, de maneira gradativa e sempre utilizando areia lavada média.
Durante a primavera, para se ter uma grama sempre verde é preciso realizar a irrigação frequentemente, especialmente quando as temperaturas estiverem mais altas. Nesses casos, você pode irrigar a área até duas vezes por dia, de preferência durante a manhã e nunca de noite, já que isso favorece a proliferação de fungos.
Se a grama já estiver plantada e enraizada no solo, o adubo mais apropriado é o NPK 10.10.10. Este adubo contem três partes iguais, sendo 10 partes de Nitrogênio, 10 de Fósforo e 10 de Potássio. Para adubação trimestral a porção recomendada é de 100 gramas por m2 de adubo e de 300 gramas por m2 de calcário dolomítico.
Na saída do inverno, os gramados costumam estar secos e com falhas, gerados por falta de água, pisoteio e baixo crescimento, a melhor maneira de reavivar o seu gramado é repondo nutrientes ao solo, utilizando adubos químicos, orgânicos e aproveitando para corrigir falhas e pequenas bacias onde acumula água.
Se você reparar que a mancha está começando a se formar, basta irrigar o local com o dobro da frequência, diluindo a ureia. Agora, se a mancha já está grande e bem consolidada, o ideal é que você remova a parte morta, renove a terra e distribua sementes do mesmo tipo de grama pelo espaço aberto.
O ideal nesse caso, é deixar o gramado crescer um pouco mais em períodos de seca ou no verão, irriga-lo abundantemente, mas não com muita frequência, isso ajudará a sua grama a crescer mais saudável e recuperar sua cor. Assim como o excesso de cuidado pode provocar o amarelamento, a falta dele também pode.
Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.
Grama alta não pode ser adquirida como um item sem hackeamento de inventário. Grama alta hackeada vai aparecer como o arbusto morto quando colocada no mapa. Sementes podem ser obtidas da grama alta usando TNT. Grama alta pode aparecer em cavernas, às vezes a poucos metros do bedrock.