Os resíduos orgânicos recomendados para a composteira são basicamente cascas e restos de frutas e verduras, erva-mate, borra de café, cascas de ovos trituradas, saquinhos de chá, terra de vasos, cinzas de fogão, lareira ou churrasqueira, aparas de grama, ramos, galhos picados, flores murchas, folhagens, serragem.
Quando você for usar as cinzas não use outro adubo junto. Use cinza de fogueiras, fogão a lenha ou lareira. E uma dica, caso você não tenha em casa, pode pedir as cinzas em pizzarias que usam fornos a lenha. Uma das maneiras é usar no preparo do solo antes de plantar.
O que não colocar na composteira: Resíduos de carne, restos de queijo, fezes de cachorro, papel higiênico. Evite colocar na composteira: Cascas de frutas cítricas, folhas de jornal coloridas, alimentos temperados com sal ou açúcar.
Além da proteção extra pra folhas e substrato, as cinzas entregam um complemento de potássio pro seu jardim e vaso, um macronutriente importante pras plantas.
A adição de cinzas de madeira ou esterco bovino favoreceu o crescimento de plantas de mamoneira em solo contendo alto teor de alumínio trocável. O esterco bovino possibilitou maior crescimento às plantas que as cinzas de madeira.
Nos solos orgânicos, as cinzas favoreceram a transformação de fósforo inorgânico (Pi) em fósforo orgânico (Po), estimulando a produção e nutrição das plantas. Logo a tese sugeriu misturar as cinzas com fontes de matéria orgânica e materiais de calagem.
A cinza de madeira é uma substância natural que contém boas quantidades de carbonato de cálcio. Polvilhe cinzas de madeira no solo onde você quer que cresçam cenouras, tomates, batatas, couve-flor, brócolis, alface, couve-de-bruxelas, repolho, aipo, entre outras.
Os resíduos orgânicos recomendados para a composteira são basicamente cascas e restos de frutas e verduras, erva-mate, borra de café, cascas de ovos trituradas, saquinhos de chá, terra de vasos, cinzas de fogão, lareira ou churrasqueira, aparas de grama, ramos, galhos picados, flores murchas, folhagens, serragem.
Em sua composteira caseira, você pode adicionar as cascas de banana, melhor cortá-las antes, desta forma ele vai se decompor mais rapidamente. Algumas pessoas preferem colocar as cascas no liquidificador antes de adicioná-las à composteira.
“A compostagem é um processo simples que transforma os resíduos orgânicos em um adubo de excelente qualidade. A gente pode usar diversos materiais como folha seca, capim, resto de alimentos (frutas e legumes), casca de ovo e borra de café.
Derivados de trigo: como massa, bolo. Esses itens têm decomposição lenta em comparação com os demais e ainda atraem pragas; Gorduras: alimentos gordurosos podem liberar substância que retardam a compostagem e prejudicam o composto; Alho e cebola: têm decomposição muito lenta e trazem mau cheiro.
As cinzas funcionam como um adubo natural rico em potássio que contribui para o enriquecimento do solo e crescimento das suas culturas. Experimente utilizar as cinzas de madeira como um produto de calagem, uma vez que vão reduzir a acidez do solo.
A solução de cinzas, possui pH de 10.7(figura 15), devido á grande quantidade Carbonato de Sódio presente nas cinzas de queima de madeira em caldeiras.
O feijão-caupi (feijão-de-corda ou feijão- de-macáçar) e todas as leguminosas também funcionam como adubo verde se enterrarmos a palhada que resta depois da colheita.
As cinzas podem incluir tipicamente: Óxidos: por exemplo, Al 2 O 3, CaO, Fe 2 O 3, MgO, MnO, P 2O 5, K2O, SiO. Carbonatos: Na 2 CO 3 (carbonato de sódio), K 2 CO 3 (potassa)
A calda de cinza e cal é um excelente produto para o controle de insetos como lagartas, vaquinhas, pulgões e pulga do fumo. Além da função de controlar insetos nocivos, a calda pode ser usada para a nutrição das plantas, pois possui nutrientes importantes como cálcio, potássio e magnésio.
Milho: para o milho, recomenda-se reaplicar o esterco de galinha a cada ciclo de plantio, assim como nas hortaliças e na soja. Isso ajuda a manter a fertilidade do solo e fornece aos pés de milho os nutrientes necessários para um bom crescimento e uma boa produtividade.
Para os religiosos, as cinzas não devem ficar em casa e não é recomendado que sejam lançadas na natureza ou transformadas em objetos. A doutrina luterana recomenda o enterro em espaço apropriado, como os cemitérios, para evitar a veneração de mortos ou a criação de “amarras psicológicas”.
A câmara conta, em geral, com uma temperatura superior a mil graus e o processo dura cerca de seis horas. As cinzas só são entregues aos familiares em 24 horas, ou seja, após um dia.
O carvão é muito utilizado na jardinagem por conta de sua forma porosa que absorve muito líquido. Com isso, ele pode te ajudar a manter o nível de água adequado para a planta enquanto você rega. Coloque o carvão no fundo do vaso (ultima camada), isso vai fazer com que as raízes de sua planta não morram 'afogadas'.
As cinzas de madeira contêm nutrientes tais como cálcio, ferro e magnésio, que podem ser benéficos para o crescimento das plantas. Repelente natural de pragas. O cheiro fumegante e a presença de cinza podem manter afastados alguns animais indesejados, tornando-o útil como repelente natural de pragas.