Olha, os refratários são travessas de vidro que contam com um tratamento especial pra aguentar altas temperaturas. Ou seja, podem ir pra forno, geladeira e micro-ondas. Mas, apesar de ser resistente, você não deve tirar do calor e colocar direto na pia fria. Essa mudança rápida facilita rachaduras.
Começando nossa lista, servir comida muito quente usando a travessa pode ser muito perigoso, já que alguém pode acabar se queimando e tendo sérios machucados. Não há nada pior do que ir pegar algum alimento dentro de uma travessa e ele estar todo quebradiço, esfarelando ou desmoronando.
Tem que esperar a comida esfriar para colocar na geladeira?
Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.
Em primeiro lugar, os vidros sofrem com a alta dilatação térmica, portanto transferi-los direto da geladeira ou freezer para fontes de calor (como chama do fogão ou água quente) vai fazer com que haja dilatação térmica e risco de quebra.
Armazenar alimentos quentes no refrigerador é uma obrigação para a segurança dos alimentos
Que temperatura quebra o vidro?
Altas temperaturas
Vidros também não podem entrar em contato direto com brasas quentes ou fogos. Apesar do vidro temperado resistir a temperaturas de até 200 graus Celsius, essa quebra pode ocorrer se a diferença de temperatura entre as extremidades do vidro for muito elevada.
Não utilize seu produto em forno pré-aquecido. Não leve seu produto quente sobre superfícies frias ou molhadas, ou adicione líquido frio no produto quente. Evite o uso de abrasivos e utensílios pontiagudos. Não utilize o produto no forno se estiver lascado, trincado ou muito riscado.
2. Evite colocar os alimentos ainda quentes. Colocar os alimentos ainda quentes na marmita faz com que eles produzam vapor e fiquem úmidos. Além de perderem a textura original, correm o risco de azedar.
“Especialmente se a pessoa não tem tempo de monitorar o alimento esfriando", afirma o nutricionista Marcelo Toledo. "A comida pronta só pode permanecer por, no máximo, 2 horas na temperatura ambiente”, afirma o especialista.
Se ainda estiverem quentes, devem ser levados destampados para refrigeração para que o ar frio circule. “Depois, podem ser tampados normalmente”. O produto quente não compromete o funcionamento do eletrodoméstico, só faz aumentar o consumo de energia.
A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.
O vidro e a cerâmica não transferem substâncias ao alimento quando são esquentados, devido a sua composição. Por isso eles são uma boa pedida. Só conseguimos esquentar alimentos com eficiência se eles contiverem uma grande quantidade de água.
Apesar de poder ir ao freezer e ao forno, não é uma boa ideia tirar de um e colocar diretamente no outro. Mudanças bruscas de temperatura podem danificar seu vidro! Verifique sempre se o material da tampa do refratário pode acompanhar dentro do forno.
Contudo, de acordo com a matéria da ABRAVIDRO, toda vez que a peça de vidro tem uma diferença de temperatura entre suas superfícies ou delas em relação ao seu centro, uma movimentação acontece no seu arranjo molecular. Isso faz com que o vidro se torça ou deforme em direção ao ponto mais quente.
Pode fazer banho maria em travessa de vidro no forno?
O método é perfeito para derreter ingredientes delicados, como o chocolate. Para fazer, leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo e encaixe sobre ela uma tigela, que pode ser de inox ou de vidro refratário. O segredo é não deixar a tigela em contato com a água.
Precisa esperar a comida esfriar para colocar na marmita?
Segundo a nutricionista, é importante esperar o alimento esfriar completamente antes de fechar as marmitas e levá-las ao congelador. — Quando a marmita é tampada com o alimento ainda quente, o vapor da comida condensa e forma gotículas de água no recipiente e na tampa.
Por que não pode colocar comida quente na geladeira?
Não pode, não. A primeira versão, e a de que a maioria das fontes concordam, é que a gente não pode colocar comida quente na geladeira. Os argumentos para esse ponto são que isso pode prejudicar o funcionamento do seu eletrodoméstico, podendo gerar danos a longo prazo e aumentar o seu consumo de energia.
Isso mesmo, existem recomendações em que o indicado é esperar a comida esfriar para só depois colocar no freezer, já que a diminuição de temperatura do alimento faz com que ele solte água e prejudique a consistência da marmita.
As alterações químicas são decorrentes de reações dos alimentos em contato com o oxigênio do ar ou com resíduos de metais inadequados, tais como o estanho, ferro e cobre. As alterações físicas ocorrem, quando há mudanças de aromas, sabor e cor, provocadas pela exposição a muita luz e temperatura inadequada.
O transporte da marmita deve ser feito dentro de uma bolsa térmica, para manter sua temperatura. Se possível, coloque bolsas ou pedras de gelo artificial dentro da bolsa, para auxiliar a refrigeração.
A resposta é simples: "a evaporação da umidade dos alimentos forma uma pressão dentro do liquidificador e, assim que você o liga, a tampa pode explodir e causa uma grave queimadura", alerta Neco. A dica do chef é colocar coloca um pano por cima do eletrodoméstico e segurar a tampa firmemente.
Olha, os refratários são travessas de vidro que contam com um tratamento especial pra aguentar altas temperaturas. Ou seja, podem ir pra forno, geladeira e micro-ondas. Mas, apesar de ser resistente, você não deve tirar do calor e colocar direto na pia fria.
Fácil de manusear e projetada para tornar a cozinha mais funcional, a maioria dos modelos de assadeira de vidro disponíveis no mercado atual pode ser levada ao forno, freezer e fogão.
1. Unte muito bem a forma. É fato que as travessas de vidro são mais difíceis de grudar qualquer alimento, mas como são mais fáceis de queimar o bolo é melhor untar. Para untar, o processo é o mesmo que seria feito em uma assadeira de metal comum.