De acordo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), o fisioterapeuta deve usar e apresentar-se como doutor na sua atuação profissional com respaldo legal para tal, considerando o princípio da isonomia, da tradição cultural de nosso país e da sua fundamentação científica profissional.
é comum a adoção do termo doutor por pacientes, funcionários em instalações hospitalares e ambulatoriais, meios de comunicação etc. Ou seja, considerando os costumes sociais e o uso profissional, sim, o fisioterapeuta é doutor.
No Brasil: O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) permite o uso do título de doutor para aqueles que possuem o grau de doutorado. É essencial verificar as regulamentações do seu país ou região.
Todos os profissionais podem ser chamados de doutor, contanto que concluam o curso de doutorado. Sendo assim, existem doutores em Medicina, Direito, Psicologia, Letras, Odontologia, Administração, Jornalismo e em todas as áreas do conhecimento.
Caso o profissional possua uma especialidade médica, deverá grafá-la, também em letras maiúsculas, logo após o termo “médico” e antes, portanto, do seu nome. Se desejar, o médico poderá ainda acrescentar a palavra “doutor” ou sua abreviatura antes do nome.
De acordo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), o fisioterapeuta deve usar e apresentar-se como doutor na sua atuação profissional com respaldo legal para tal, considerando o princípio da isonomia, da tradição cultural de nosso país e da sua fundamentação científica profissional.
De acordo com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de 8ª Região - CREFITO, o Fisioterapeuta deve apresentar-se como “doutor” na sua atuação profissional com respaldo legal para tal, considerando o princípio da isonomia, da tradição cultural de nosso país e da sua fundamentação científica ...
A resposta para essa pergunta é: não. O fisioterapeuta não é médico, assim como o médico também não é fisioterapeuta. Formados em Medicina poderão atuar como clínico-geral, profissional capacitado para fazer avaliações, propor tratamentos, solicitar exames, realizar diagnósticos e entre outras ações.
Artigo 35 – É proibido ao fisioterapeuta, inclusive na condição de docente, manifestar, divulgar, ou fomentar conteúdo que atente de forma depreciativa contra órgão e entidades de classe, assim como à moral de seus respectivos representantes, utilizando-se de qualquer meio de comunicação.
O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde que avalia lesões de pacientes e, a partir de seu diagnóstico funcional ou fisioterapêutico, aplica e gerencia um tratamento utilizando meios físicos.
Art. 1º - Recomendar que os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, na sua atuação profissional, usem o título de Doutor, por se tratar de um direito legítimo e incontestável.
O fisioterapeuta é um profissional da saúde capacitado para prevenir possíveis lesões, e reabilitar pacientes com lesões que por algum motivo já aconteceram. Além disso, analisa, interpreta exames e laudos e, após uma boa avaliação, é capaz de traçar um diagnóstico fisioterapêutico.
Quando o fisioterapeuta pode ser chamado de doutor?
Logo, um fisioterapeuta não é um médico, e o título de doutor só pode ser utilizado caso ele tenha doutorado na área de atuação. Mas, para que isso fique mais claro, é preciso entender qual é o papel de cada carreira.
O Título concedido ao profissional Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional será de “Especialista Profissional em”, seguido da nomenclatura que define a Especialidade Profissional requerida, conforme resolução regulamentadora da especialidade profissional.
Declaração de Regularidade de Funcionamento é um documento expedido anualmente pelo CREFITO-12 que confere a legitimidade para o exercício da fisioterapia ou da terapia ocupacional no estabelecimento.
O que o COFFITO diz? Segundo as Resoluções que abordam o assunto é obrigatório que o nome completo do profissional deva estar presente. No entanto, não está especificado expressamente que deve conter o nome por extenso. Portanto é possível ter abreviações, mas não é permitida a supressão de qualquer sobrenome.
Quais são as profissões que podem ser chamadas de doutor?
O título de doutor é geralmente concedido a alguém que completou um programa de doutorado em uma área acadêmica específica, como medicina, direito, filosofia, engenharia, entre outras. Aqueles que obtêm um diploma de doutorado têm o direito de usar o título de “Doutor” como um prefixo a seus nomes.
Veja abaixo mais informações sobre o registro profissional CREFITO: O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) é uma Autarquia Federal criada pela Lei nº 6316, de 17 de dezembro de 1975.
Em 1827, a Lei do Ensino Superior estabeleceu que os bacharéis em Direito seriam chamados de doutores. Ela foi a responsável por instituir os cursos de Ciências Jurídicas e Sociais, como também o regulamento, estatuto e o título de doutor para os advogados.
Apesar de existir o costume de se chamar pessoas formadas em Odontologia vulgo, dentistas de "doutor", não há nenhum decreto ou norma que determine isso.