Em resumo, as frases parentéticas são normalmente introduzidas num período e começam com letra minúscula, salvo quando são citações ou a primeira palavra da frase deva ser iniciada com maiúscula, como antropónimos/antropônimos, topónimos/topônimos, etc.
Com a revogação dessa regra pela entrada em vigor do novo acordo ortográfico, o uso da maiúscula se restringe aos nomes próprios, e devem escrever-se com inicial minúscula os substantivos comuns: “o governo”, “o país”, "o povo", "a nação", “a língua portuguesa”, etc.
Maiúscula inicial, como sabemos, é para depois de ponto (final, de exclamação ou de interrogação). Depois de ponto e vírgula o que cabe é minúscula, mesmo quando há mudança de linha.
Pode colocar letra maiúscula depois de dois pontos?
Certo! Dois pontos não encerram frase. As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula.
Uso de letra maiúscula e minúscula após as reticências
Usamos letra maiúscula após as reticências quando elas aparecem no lugar do ponto-final, isto é, no fim de um período: Vou ao supermercado amanhã. Então, se você me der o dinheiro... E não se preocupe, sei economizar.
Se a frase após os dois pontos iniciar período (não obrigatoriamente parágrafo!), usar-se-á inicial maiúscula; se for uma continuidade do período anterior, usar-se-á inicial minúscula. Exemplos: No trânsito, tudo era caos: batidas, engarrafamentos, carros destruídos…
Quando o ponto de interrogação encerra uma oração, a palavra seguinte é iniciada com letra maiúscula. O ponto de interrogação pode vir acompanhado de outros sinais de pontuação em contextos específicos, como o sinal de exclamação (indicando surpresa) ou as reticências (indicando dúvida e hesitação).
E em relação aos dois pontos? Obrigado. Entre a última palavra de uma sequência e o sinal de pontuação não há espaço. É imediatamente após o sinal que ele se verifica; assim, «… pão;…» e «… pão:…» é que estão certos.
A primeira e a última letra dentro de parênteses deve ser iniciada com maiúscula. Palavas antes e depois de -, /, ou: devem ser iniciadas com maiúsculas.
As letras maiúsculas são usadas no início das frases, que continuam a serem escritas com letras minúsculas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Se no meio da frase tiver algum nome próprio, nomes de pessoas ou animais, esse também deverá ser escrito com letra maiúscula.
Nos nomes que designam altos cargos, dignidades ou postos. Nas cartas, ao nos dirigirmos, com ênfase, a alguém. Nos nomes de épocas históricas e datas oficiais. Nos nomes próprios de pessoas.
Nos dois casos, mantenha a maiúscula se se tratar de texto ou fala de religioso. Use minúscula quando designar deuses de mitologias, em sentido figurado ou concreto: Os egípcios reverenciavam inúmeros deuses; Jogou como um deus; A palavra deus é masculina. dia- - dia a dia (dia após dia), dia-a-dia (o substantivo).
As palavras lei, acordo, tratado, como todos os demais substantivos comuns, devem ser escritos com inicial minúscula. No entanto, quando especificadas ou seguidas de número, as normas recebem inicial maiúscula. Exemplo: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Lei n.
Usa-se letra maiúscula depois de vírgula apenas se, após esse sinal de pontuação, vier um nome próprio outro caso que nos obrigue a usar maiúsculas, como em siglas. Caso contrário, será usada a letra minúscula.
Utiliza-se letra maiúscula somente após sinais que encerram uma frase, como ponto final, interrogação ou exclamação. Envie críticas e sugestões para esta coluna pelo e-mail: [email protected].
Nota-se que as orações posicionadas após os dois pontos têm a função de explicar ou esclarecer aquilo que antecede a elas. Em todos os casos, seria possível a utilização, também, das vírgulas no lugar dos dois pontos.
Algumas vezes, muitas frases e orações se juntam, formando um longo período. Em alguns desses casos, o ponto e vírgula pode ser um recurso adotado para ajudar a dar ritmo à leitura e a organizar a distribuição do texto.
As reticências são, na escrita, uma sequência de três pontos ( … ) no início, meio, ou fim de uma frase. A utilização deste gênero de pontuação indica um pensamento ou ideia que ficou por terminar e que transmite, por parte de quem exprime esse conteúdo, reticência, omissão de algo que podia ser escrito, mas que não é.
Sabia que existe um jeito de mandar mensagens para vários contatos sem necessariamente criar grupos? Você pode fazer isso com o recurso transmissão: dê um toque nos três pontos, no canto da tela, e vá em nova transmissão.
As reticências são usadas para indicar dúvidas ou hesitação; interrupção de uma frase incompleta; ao fim de uma frase completa para prolongar a ideia; e para indicar supressão. A pontuação é um recurso utilizado para marcar na escrita as pausas, entonações e os gestos que teríamos na situação de fala.