Pode colocar o bolo quente na geladeira para esfriar?
Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.
“Pode colocar alimento quente na geladeira, sim, sem problemas, mas não pode tirar do fogo e colocar na geladeira”, explica Dr. Bactéria. Segundo o especialista, você deve tirar o alimento da panela e colocar em outro recipiente – de vidro, preferencialmente. Deixe o recipiente destampado na geladeira por duas horas.
Pode colocar o bolo na geladeira para esfriar mais rápido?
A geladeira pode parecer um bom lugar para armazenar um bolo, mas pode secar o bolo rapidamente. Se possível, guarde o bolo em uma despensa ou armário fresco e seco. Se você estiver armazenando o bolo por mais de alguns dias, considere congelá-lo.
Primeiramente espere o bolo esfriar um pouco, ele deve estar morno, se ainda estiver quente ele pode quebrar ou esfarelar, e se estiver frio será mais difícil para conseguir soltar.
O bolo deve estar totalmente frio. Use palitos de dente, em toda a lateral, para marcar o meio do bolo. Use uma faca longa e de serra, fazendo movimentos de vai-e-vem até completar a volta toda.
Dica: Como armazenar o bolo? Algumas pessoas têm dúvidas de como armazenar o bolo confeitado até o momento da festa. O melhor a se fazer é guardar o bolo dentro da geladeira, dentro da caixa ou embalagem plástica, assim ele ficará protegido do cheiro de outros alimentos que estiverem dentro da geladeira.
Outro erro comum é tentar desenformar o bolo com ele muito quente. Acontece que o resultado é sempre bolo despedaçado. Por isso, segure a ansiedade e espere o bolo ficar morno. Só então desenforme.
Evite desenformá-lo ainda quente! Talvez você não saiba ou não tenha reparado, mas deixar o bolo esfriar também faz parte da receita e, por isso, o resultado final depende desse repouso.
Já para saber se o bolo está completamente assado, você pode usar o teste do palito: coloque um palito de dente ou de churrasco na massa e, se ele sair seco, significa que o bolo está pronto. Já se sair com massa, é melhor deixá-lo assando por mais um tempinho.
Se possível, coloque o bolo em um recipiente hermético antes de congelá-lo. Isso ajudará a evitar que ele seja esmagado ou danificado no freezer. Quando estiver pronto para comer o bolo congelado, retire-o do freezer e deixe-o descongelar na geladeira durante a noite.
Tem que esperar a comida esfriar para colocar na geladeira?
Por isso, o ideal é esperar o alimento esfriar antes de guardá-lo na geladeira. Se a sua preocupação é que a comida estrague fora da geladeira, não se preocupe. Existe uma tolerância de 2 horas para que um alimento permaneça na temperatura ambiente sem correr o risco de estragar.
Depois de descansar na geladeira, vai ficar muito mais gostoso e cremoso”, inicia a explicação. E já que a sobremesa é feita com leite e ovo, não pode colocar o pudim ainda quente na geladeira. “O certo é tirar o pudim do fogo ou do forno para ele ficar na temperatura ambiente.
A calda de açúcar deve molhar cada andar do bolo recheado e não é preciso fazer furos com garfo na massa. Enquanto o bolo pronto estiver descansando na geladeira, tanto a massa quanto o recheio absorverão a umidade extra, deixando-o muito mais gostoso!
Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.
Primeiramente deixe a forma esfriar até você conseguir segurá-la com as mãos sem se machucar. Deve demorar de 8 a 10 minutos. Utilize uma grade para desenformar o bolo.
PODE EMBALAR BOLO QUENTE? Bolo quente não deve ser embalado. Se o bolo for embalado ainda quente, o vapor confinado na embalagem favorece a proliferação de fungos e bactérias. Infelizmente, essa é uma das causas de perdas de bolos e reclamações de clientes que notam manchas no alimento mesmo dentro da data de validade.
Tem que esperar o bolo esfriar para tirar da forma?
A maioria dos bolos devem ser desenformados mornos, nunca quentes! Não deixe o bolo esfriar dentro da forma, caso contrário, pode ser difícil tirá-lo de lá”.
Tome cuidado também com o choque térmico: nunca coloque a forma quente diretamente sobre a pia ou em locais com corrente de ar. Deixe o bolo coberto com um pano de prato, em cima do fogão, até esfriar.
Lembre-se que o bolo deve ser desenformado morno e nunca quente. Mas também não é para deixar o bolo esfriar totalmente dentro da forma, pois fica ainda mais difícil tirá-lo de lá. O ideal é desenformar o bolo quando a forma estiver um pouco quente, mas não a ponto de queimar.
O bolo pode ser congelado inteiro ou em fatias, sempre no papel laminado. E tem um detalhe, o bolo você descongela como em temperatura ambiente, ele vai ficar. exatamente como se tivesse tirado do forno.
Quanto tempo antes da festa posso decorar o bolo? Assim como qualquer recheio e cobertura de bolo, o chantilly deve ser aplicado, no máximo, um dia antes da festa para se manter fresco no sabor e na textura.