Por ser uma mistura de diferentes metais, é muito mais resistente à oxidação do que o aço comum. Ou seja, o cooktop na pedra terá o brilho metálico por mais tempo. Além disso, o material é perfeito para a produção do cooktop na pedra por possuir um alto isolamento térmico em relação a outros.
Sim! O cooktop pode ser instalado perto da pia sem problema nenhum. Você só tem que tomar alguns cuidados básicos, tá? O mais recomendado é manter uma distância mínima de 60 centímetros entre o cooktop e a pia.
Você também pode instalar o seu cooktop em uma bancada convencional, com ou sem um armário embaixo. Neste caso, é interessante deixar um espaço ao lado do cooktop para facilitar a preparação dos alimentos.
Pode colocar o cooktop em qualquer lugar? Uma das grandes vantagens do cooktop que não precisa furar a pedra é a sua versatilidade. Ao contrário dos cooktops tradicionais, que requerem a instalação através de um corte na pedra da bancada, esse tipo de cooktop pode ser colocado em diferentes lugares da cozinha.
Há diversas pedras que podem ser usadas sobre balcões para acomodar o cooktop. Além do tradicional balcão de mármore, é possível optar por silestone, dekton, corian, granito ou porcelanato. Cada uma tem cores, estampas, valores e finalidades diferentes.
O forno de embutir pode ser instalado abaixo de seu cooktop, criando o conceito clássico de forno + fogão, porém com um arrojo estético muito maior. Essa opção é ideal para quem está montando uma cozinha planejada, assim você pode inseri-lo em sua bancada ou em uma ilha no meio de sua cozinha.
Com os cuidados tomados, é hora de encaixar o cooktop. A peça vem acompanhada de ferramentas e presilhas para uso durante a instalação, além de uma fita de vedação que deve ser colada na parte de baixo do cooktop, junto à bancada.
Dessa forma, no geral, a bancada deve ter de 2 a 6 cm de espessura, além de ter de 5 a 7 cm de sobra de cada lado para não ficar com a estrutura fragilizada. O manual do fabricante contém essa informação com exatidão. As tomadas devem ficar fora do móvel em que o cooktop está embutido.
A instalação do cooktop de indução precisa ser feita por um especialista, pois recomenda-se que seja feita uma ligação por conexão direta com a fiação da sua residência. Com isso, a fiação vem direto de seus disjuntores para o cooktop, por isso é importante analisar corretamente o local de instalação previamente.
Não se pode usar mangueira normal no cooktop, como aquela de borracha que estamos acostumados a ver na maioria das casas, que possuem modelo convencional. Isso porque o uso só é recomendado em fogões ligados ao botijão de gás comum, de 13 kg, que estão com proximidade de no máximo 1,20 metros de distância.
Além disso, os revestimentos das paredes da bancada devem resistir ao calor, além de estarem localizados em espaços com boa ventilação natural. Uma bancada de materiais naturais, como madeira ou pedra, é indicada. Sendo assim, o cooktop pode ser instalado em balcão de madeira tranquilamente.
No caso do cooktop a gás, o ponto de saída do gás deve estar a (no mínimo) um metro de distância do aparelho. Já para os elétricos, é necessário instalar uma tomada ao lado do local onde ele ficará posicionado.
Um erro muito comum nos projetos de cozinha é deixar o fogão ou o cooktop próximos a paredes ou aos móveis, pois isso restringe sua liberdade de movimentos na hora de cozinhar. Ao mexer a colher, por exemplo, sua mão sempre vai bater no móvel ou na parede que está próximo ao eletrodoméstico.
Sim, é possível instalar um cooktop sobre uma bancada de porcelanato, desde que alguns cuidados específicos sejam tomados durante o processo de instalação. O porcelanato é um material resistente ao calor, o que o torna adequado para suportar um cooktop.
Pedra natural: O cooktop na pedra não é apenas uma tendência de design, mas também uma escolha durável e resistente. Pedras como granito e mármore oferecem uma superfície elegante e fácil de limpar, além de serem extremamente duráveis.
Frequentemente instalado separadamente do forno, um cooktop pode ser colocado em ilhas de cozinha, penínsulas e outras áreas para aumentar o espaço do ambiente. Os cooktops vêm em muitos estilos e tipos para personalizar seu uso da melhor forma para sua necessidade.
Ter um cooktop na madeira não significa que o material de sua base deva ser maciço, pelo contrário, bases de MDP ou MDF laqueadas ou revestidas com laminado também são indicadas, já que são difíceis de manchar, simples de limpar e suportam o calor.
Instalar o forno embaixo do cooktop, imitando a configuração de um fogão, dá um ar mais tradicional à decoração da sua cozinha e também facilita na hora de cozinhar usando os dois aparelhos – já que este é o formato a que você provavelmente está mais acostumado.
causa da quebra de vidros, em momentos em que os mesmos não estão sofrendo esforço ou estão em uso, é a precipitação de micro trincas. Micro trincas surgem quando o vidro leva alguma batida ou impactos, ao colocar panelas sobre a cooktop, porém não quebra no momento.
Os cooktops são alimentados por gás ou eletricidade, sendo os modelos a gás mais propensos a problemas de segurança. Se houver um vazamento de gás no cooktop e não for detectado a tempo, pode ocorrer um acúmulo perigoso de gás, resultando em uma explosão quando a chama ou faísca é ativada.
Posicionar o fogão cooktop próximo ao forno cria uma estação culinária eficiente. Essa proximidade facilita a transferência de ingredientes entre os dois aparelhos, otimizando o processo de cocção. Usar um suporte de acrílico pode ajudar.
não pois o botijão tem que ficar num local co ventilação,deixe do lado de fora e passe tubulação de cobre até o local e nunca mangueira plastica. boa tarde!
O modo exaustor serve pra quem tem acesso a uma saída de ar e pode instalar dutos pra tirar o ar quente e trazer o ar frio pra dentro de casa. Já o modo depurador é pra casas ou apartamentos em que o fogão ou cooktop ficam longe de uma saída de ar.