Óleo de moto e de carro é tudo igual – MITO Por isso, os lubrificantes para automóveis possuem componentes que podem danificar o sistema de transmissão das motos. O ideal é usar um óleo desenvolvido especificamente para as motos, garantindo proteção, durabilidade e melhor desempenho.
“Será que posso usar óleo de carro no motor da minha moto?” Se essa pergunta já passou pela sua cabeça, a resposta é NÃO! Jamais misture ou coloque óleo de carro em sua motocicleta, ele pode causar um desgaste prematuro no motor, além de prejudicar o desempenho da sua embreagem.
Por isso, os lubrificantes para automóveis possuem componentes que podem danificar o sistema de transmissão das motos. O ideal é usar um óleo desenvolvido especificamente para as motos, garantindo proteção, durabilidade e melhor desempenho.
O que acontece se usar óleo de motor a diesel em motor a gasolina?
Um “poderoso motor a diesel é muito mais robusto e suporta um esforço muito maior; e, portanto, o óleo projetado para ele vai tirar de letra um motorzinho que queima a gasolina etanol”.
O Pro Honda 20W50 mineral é a opção mais econômica, ele é ideal para motores mais antigos, pois o óleo totalmente mineral proporciona maior resfriamento e melhor proteção da sua motocicleta Honda.
Para essas motocicletas recomendamos o 3000+, um lubrificante mineral de alto desempenho, reforçado com aditivos para assegurar proteção e longevidade do motor e do câmbio.
a) Uso do óleo lubrificante incorreto no motor – Geralmente quando se utiliza um lubrificante com nível de desempenho inferior ao recomendado pelo fabricante do veículo. Mesmo reduzindo o período de troca, pode haver problemas de formação de borra devido ao envelhecimento (oxidação) precoce do lubrificante.
A resposta curta é que, em geral, é possível completar o óleo do carro com outro tipo ou marca, desde que sejam compatíveis.No entanto, é importante levar em conta alguns fatores antes de fazer isso. viscosidade do óleo quando ele está frio (5W) e quando está quente (30).
Por possuírem aditivos químicos, os óleos passam por influências distintas de calor e atrito, e esse processo não pode misturar óleo 15w40 com 20w50, já que cada óleo passa por um processo diferente. Portanto, não misture o óleo 20w50 com o 15w40.
Lubrificante mineral multiviscoso SAE 20W50 para motores quatros tempos movidos a gasolina, etanol, gás natural e flex de veículos nacionais ou importados multiválvulas de injeção eletrônica e anteriores.
O óleo é determinante para o desempenho e maior vida útil do motor. Se o veículo for usado com óleo insuficiente ou em condições ruins, o motor poderá falhar ou sofrer danos. Utilize o Óleo Pro Honda 10W30 em todas as motocicletas e quadriciclos Honda.
No caso do melhor óleo para moto Honda 150, por exemplo, a montadora recomenda o 10w-30, que é feito justamente para este tipo de motocicleta. O primeiro número, no caso o 10w, aponta a viscosidade do lubrificante em estado frio.
No caso do carro, tem um óleo específico para lubrificar o motor e outro para a caixa de marchas. Por isso é que o lubrificante do motor do automóvel não pode ser aplicado no motor da moto.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
Entre as opções recomendadas estão: Móbil Super Moto 4T: Este óleo de viscosidade 20W50 é uma ótima alternativa, oferecendo excelente proteção em uma ampla gama de temperaturas.
Qual a diferença entre o óleo 15W40 e 20W50? Como dito anteriormente, os números representam a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Nesse caso, o 20W50 é mais espesso em temperaturas extremas, quando comparamos com o 15W40.
Os que começam pela letra "C" (Compression Ignition) referem-se a veículos a diesel. A letra seguinte seguinte indica o nível de qualidade, em ordem alfabética, sendo API SP o nível máximo de qualidade actual para veículos a gasolina, e API CK-4 o nível máximo de qualidade para veículos a diesel.
O que acontece se eu colocar um óleo mais fino no motor?
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.
Há problema em se utilizar GL-5 no lugar de GL-4? A diferença está no nível de aditivação. O óleo API GL-5 geralmente tem o dobro da taxa de aditivação de um óleo API GL-4.