O padrão, é cerca de 5 a 10 minutos com o carro rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por mais 5 a 10 minutos. Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.
O motor deve estar quente na troca de óleo e frio na verificação do nível. Há muita dúvida sobre isso, mas é preciso enfatizar que não se trata de um mito. É extremamente aconselhável que você troque o óleo com o motor aquecido, mas que verifique o seu nível apenas quando ele estiver frio.
Precisa esperar o carro esfriar para colocar óleo?
Quanto à troca do óleo, ela não deve ser feita com o motor frio, pois é importante o óleo estar quente para se ter certeza de que todo ele vai sair do cárter antes de se colocar um novo.
Além de comprometer a eficiência, o excesso de óleo pode levar a quebra de componentes, vazamentos e até mesmo fundir o propulsor. Para evitar esse tipo de confusão, verifique o nível do óleo sempre com o motor frio e desligado.
NUNCA abra essa tampa com o motor do carro quente ou ligado. Isso vira uma panela de pressão e você pode sofrer um acidente sério. Mais uma vez a ideia é apenas verificar o nível, jamais completá-lo. Se estiver entre as marquinhas de máximo e mínimo, tudo está bem.
MAIOR ERRO AO COMPLETAR ÓLEO DO MOTOR! SEMPRE FIZ ERRADO! REDUZ A VIDA ÚTIL DO MOTOR!
Pode completar o óleo com o motor ligado?
O padrão, é cerca de 5 a 10 minutos com o carro rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por mais 5 a 10 minutos. Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.
Quando o óleo está velho, ele perde a eficiência, pois vai sendo misturado com o combustível e não lubrifica corretamente. Dessa maneira, você estará prejudicando o motor e não economizando, como a maioria das pessoas pensam.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nível correto fica entre os dois traços e não só no traço superior da vareta. Se o óleo ficar abaixo do mínimo, o motor pode ser seriamente prejudicado por falta de lubrificação.
Em média, o motor do carro leva de 30 a 45 minutos para esfriar por completo. Porém, para garantir a sua segurança, é importante não abrir o capô do carro imediatamente após desligar o motor, pois o líquido de arrefecimento ainda estará quente e pode causar queimaduras.
Primeiramente, é necessário que você espere pelo menos 10 minutos antes de fazer a checagem do nível de óleo do motor. Isso porque, quando o motor ainda está quente, o óleo está em circulação e, caso seja feita a medição nesse momento, o nível de óleo medido estará abaixo do nível de óleo que o motor realmente tem.
Caso não seja possível parar imediatamente o veículo, ligue o ar quente na potência máxima. Isso ajuda a drenar o calor do motor até que consiga parar.
Há um consenso entre as engenharias das fábricas de que o razoável é baixar um litro cada cinco mil quilômetros. Mas à medida que a quilometragem aumenta, pode haver também um acréscimo nesse consumo de óleo, mas que não deve ser superior a um litro cada mil quilômetros.
Dentro dos limites que o fabricante estabelece, é normal haver uma variação no nível do óleo e ser preciso completa-lo. O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor.
Perto da ponta da vareta de nível há duas linhas. Entre elas há, às vezes, uma área com linhas entrecruzadas. Idealmente, o nível de óleo deve ficar na altura da linha superior ou perto dela, embora qualquer nível acima da linha inferior sirva.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Quando há falta de óleo no cárter, haverá pouca lubrificação das peças o que leva à aceleração do desgaste. Ou seja, elas podem parar de funcionar e precisar serem trocadas. Com o motor, o problema pode ser ainda pior. A falta de óleo pode levar ao superaquecimento do motor que acaba se fundindo.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.
Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
E olhe só que bacana, no nosso Fiestinha estamos com um problema de vazamento, por isso vocês conseguem ver o nível abaixo do mínimo. Ainda bem que a visita ao mecânico já está agendada. Nunca abra a tampa do reservatório de expansão com o motor quente! O líquido ali fica muito quente e sob pressão.
Quando a lubrificação falha, é comum que o motor funcione sob condições estressantes, o que resulta no desgaste prematuro dos componentes internos. A principal causa desse desgaste precoce da bomba de óleo é a contaminação do óleo lubrificante por partículas.
A primeira razão é o consumo por evaporação, devido ao fato de o lubrificante trabalhar aquecido. Outra fonte do consumo é por diluição de combustível não queimado, o qual diminui sua viscosidade, permitindo que uma pequena parcela passe para a câmara de combustão e seja queimada.