O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento.
A água desmineralizada é pura, mas não é indicada para o preparo de alimentos. O seu destino principal é o radiador dos veículos. O que não significa que você possa deixar de usar aditivos. Também é muito útil em processos químicos industriais.
A água desmineralizada ou destilada é projetada para evitar a formação de depósitos e proteger o motor, tornando-a a escolha mais adequada para o radiador do carro.
Quantos litros de água desmineralizada vai no radiador?
Deve ser diluído na proporção de 3% da capacidade do sistema com água desmineralizada. Encontra-se em duas versões: 200 mL (901930560004) e 1 litro (901930560011).
QUANDO se PODE USAR a AGUA DESMINERALIZADA no RADIADOR? Veja o momento certo.
Pode completar o radiador com água desmineralizada?
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
O que é melhor para o radiador, água desmineralizada ou aditivo?
Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes. Água da torneira só em situações extremas quando já está saindo fumaça pelo capô para chegar até o mecânico mais próximo!
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
É importante frisar que, de acordo com os fabricantes, em média 200 ml por semana são perdidos dos sistemas de refrigeração líquida dos carros, devendo-se sempre completar quando o nível estiver abaixo do mínimo.
Essa “mistura” é composta por água desmineralizada e aditivo à base de etileno glicol. A água desmineralizada protege os componentes metálicos de corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, consequentemente, superaquecimento do motor. Já o etileno glicol garante que a água não evapore.
'Nunca usei! Posso colocar o aditivo para radiador agora? ' Essa é uma dúvida comum e que não exige preocupação, pois mesmo que o aditivo nunca tenha sido usado no radiador sempre tem uma primeira vez e isso não apresenta malefícios, a menos que o fluido não seja recomendado ou de baixa qualidade.
“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.
Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.
Para reparar o radiador, existe um selante do sistema de arrefecimento que pode ser comprado em lojas especializadas. Ele preenche o vazamento, criando um “selo” para reparar pequenas perfurações. Ele vem em formato de pastilha ou em pó e para sua aplicação, deverão ser seguidas as informações da embalagem.
O que acontece se encher demais o reservatório de água do radiador?
Assim, quando ela está alta, pode causar queimaduras nas partes do motor. Por isso, é importante usar um fluido de arrefecimento composto por água desmineralizada e aditivo.
Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo. O aditivo é aquele recomendado pelo fabricante do veículo e deve ser adicionado na proporção recomendada pelo manual.
Vale destacar que nunca se deve abrir o reservatório, também conhecido como vaso de expansão, com o motor ainda quente - o líquido e os gases aquecidos e sob pressão podem causar queimaduras graves.
Pode misturar água desmineralizada com água normal no radiador?
Agora, usar água desmineralizada, pode sim, este é o correto. Quando se trata de cuidar do sistema de arrefecimento do seu veículo, a mistura correta de aditivo para radiador com água desmineralizada é importante.
Pode completar o aditivo do radiador com água desmineralizada?
Pode sim, vai tranquilo. Vale completar com agua desmineralizada, pq inclusive fluidos de marcas diferentes reagem. Então completar com aditivo diferente pode ser até pior.
Muitas pessoas também ficam em dúvida quanto a cor do aditivo. No mercado, é comum encontrar aditivos rosa e verde, normalmente em cores bem fortes. A cor não muda a composição, sua principal função é facilitar a identificação de vazamentos e definir a base do aditivo, que pode ser orgânico ou sintético, por exemplo.
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