Você pode escolher modelos maiores, como um tapete grande para cozinha. Peças grandes também são ideais para espaços amplos e para serem utilizados em áreas que podem tornar-se escorregadias. A escolha das cores e estampas fica a seu critério, de acordo com o estilo decorativo do ambiente e principais tonalidades.
Já se for colocar em frente ao balcão da pia ou a uma ilha, recomendamos dar preferência às passadeiras de cozinha de 1,20m de comprimento ou até mesmo modelos maiores, com até 2 metros de comprimento.
Segundo Karina Nazario, as melhores opções são os tapetes feitos de PVC, polipropileno e algodão. “Além disso, tem a questão das cores, estampas e o modelo. Eu sugiro sempre cores escuras, pois, quando são claras, sempre vai aparecer mais a sujeira. Para quem gosta de tons neutros, o cinza é perfeito”, afirma.
O mais indicado, para especialistas na área de decoração, é que o seu tapete para colocar embaixo da mesa de jantar tenha uma folga entre 50 e 70 centímetros de cada lado da sua mesa.
Passadeira para Cozinha. Uma passadeira para cozinha não apenas ajuda a proteger o piso de manchas e desgastes, mas também adiciona um elemento de conforto e estilo ao espaço de preparo de alimentos.
TAPETE OU PASSADEIRA NA COZINHA? QUAL A MELHOR OPÇÃO?
É correto usar tapetes na cozinha?
O tapete para cozinha é um acessório decorativo muito importante. Além de melhorar a aparência do ambiente, essa peça garante mais segurança no cômodo. Por isso, os tapetes, chamados de passadeiras, são geralmente posicionados em frente à pia. Ali, ela impede que o chão fique molhado e cause acidentes.
Como dito anteriormente, o tapete passadeira é um tipo de tapete alongado e estreito, ideal para corredores, cozinhas, ou qualquer área que se beneficie de uma peça de tapete mais comprida e estreita.
Qual o tamanho ideal de tapete para mesa de jantar?
O tapete retangular mais comum para sala de jantar é um tapete de 2,0 x 2,50m. Se menor, você corre o risco das cadeiras não ficarem no tapete. Se você tiver uma mesa sob medida, menor ou maior do convencional, pode ser necessário um tapete de tamanho diferente.
Embora algumas pessoas ainda acreditem no contrário, os tapetes são, sim, muito bem-vindos na sala de jantar. Para não errar, é preciso estar atento a três características dos tapetes: a composição, o formato e o tamanho.
Entre as principais funções do tapete na cozinha está evitar possíveis quedas em locais que costumam ficar escorregadios, proteger o piso da sujeira, dar mais conforto térmico à quem está cozinhando ou lavando louça, e também absorver parte da água que respinga da pia e gordura que cai do fogão.
Também conhecidos como Mood, os tapetes Moud são categorizados como tapeçaria persa, produzidos em Khorasan, na aldeia de Birjand, no leste do Irã. Conhecidos como os melhores e mais belos tapetes do mundo, o tapete Moud pode ser encontrado com algumas variações, devido a região em que foi produzido.
Opte por materiais duráveis e de fácil manutenção, como nylon, poliéster ou polipropileno. Esses materiais são mais resistentes a manchas e desgaste, tornando a limpeza mais simples e eficiente.
Hoje quem trabalha como Passadeira ganha em média um salário de R$ 1.214,00. E antes de se tornar Passadeira, 15% foi Auxiliar de Serviços Gerais e depois 12% se tornou Auxiliar de Limpeza.
Sim, usar dois tapetes iguais, um em cada área de sua sala de estar ou do quarto, pode ser uma boa opção, desde que o ambiente seja grande o suficiente para ambos e eles sejam posicionados em pontos estratégicos, como sob a mesa de centro ou o aparador, sem se esquecer da área do sofá.
O tapete deve ficar com 10 cm para baixo do sofá, ou até mais se o móvel encostar na parede. Já as poltronas devem ficar totalmente sobre o tapete. Na dúvida de como usar tapete na sala de estar, de jantar e de TV, não tem problema. Eles não precisam – e nem devem – ser iguais.
Portanto, o ideal é que ele tenha um tamanho superior ao do sofá, para que fique mais fácil adicionar outros móveis como poltronas e mesas de apoio. Dica extra: na sala, o tapete deve ficar na linha exata do sofá ou de 15 cm a 20 cm embaixo dele.
Cinza. O cinza, especialmente em tons médios e claros, harmoniza com o marrom para criar um visual contemporâneo e elegante. Essa combinação funciona bem em ambientes minimalistas e modernos.
Mas se a sua intenção é modernizar a decoração, vale combinar um tapete quadrado na mesa retangular ou redonda – assim você cria uma ótica interessante ao combinar diferentes formas geométricas. O tapete quadrado ajuda na composição dos móveis dos ambientes, pois não prejudica a instalação de estantes e prateleiras.
Pequena: ideal para casas ou apartamentos mais compactos, uma sala de estar pequena pode ter em torno de 12 m². Média: uma sala de tamanho médio oferece mais conforto e espaço para mobilidade, geralmente medindo cerca de 18 a 20 m².
Os tapetes ajudam a renovar o ambiente, transmitem harmonia para a cozinha e podem combinar com outros elementos, como piso, armários e paredes; Outra grande vantagem do tapete é a praticidade, pois podem ser colocados na máquina de lavar sempre que você achar necessário.
O lado mais áspero deve ficar para baixo e o lado mais macio deve ficar para cima. Algumas empresas oferecem um tapete reversível que pode ser usado de ambos os lados, dependendo do exercício.