Assegure-se de que não entre qualquer líquido no aparelho. Não utilize produtos de limpeza abrasivos ou diluentes para limpar o termômetro e nunca o mergulhe em água ou em qualquer outro líquido.
O primeiro passo é levar um recipiente, que pode ser um bule, chaleira ou panela com água ao fogo. Observe atentamente as bolhas que se formam e você poderá inferir a temperatura aproximada.
Por que a OMS desaconselha o uso de termômetros de mercúrio
Uma vez liberado no meio ambiente, explica o documento, o mercúrio pode percorrer longas distâncias antes de se depositar no solo e na água, onde reage com materiais orgânicos para formar metilmercúrio.
Termômetro digital MULTILASER - A prova d'água? VEJA O RESULTADO!
Pode colocar o termômetro digital na água?
Com resistência à água, você pode utilizar o termômetro com tranquilidade, mesmo em ambientes úmidos. O sinal sonoro indica o fim da medição, proporcionando mais praticidade e facilidade de uso.
O que acontece quando o mercúrio entra em contato com a água?
O contato humano com água contaminada por mercúrio pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo danos ao sistema nervoso, problemas de desenvolvimento em crianças e complicações neurológicas.
1. Coloque cerca de 20 mL de água no béquer e leve ao aquecimento até uma temperatura de 50°C. Você pode usar o termômetro para esta tarefa, mas temos aqui uma dica simples para saber o instante que a água atinge esta temperatura: começam a se formar bolhas no fundo do recipiente.
O termômetro está na tampa e precisa estar em contato com o líquido para medir a temperatura com mais precisão. Para a manutenção, basta lavar com sabão neutro e água. A tampa é resistente à água.
Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!
“O termômetro digital exige contato. Ele é posicionado na axila do paciente e manuseado por quem vai fazer a leitura, então é preciso mantê-lo higienizado após cada uso”, observa o professor.
Se o termómetro estiver em bom estado é seguramente de confiança que o sinal sonoro indique a temperatura certa”. Contudo, é importante ter em atenção fatores que possam interferir na medição da temperatura corporal, nomeadamente a bateria ou a calibração do aparelho.
Segundo as normas da área de saúde, é indicada febre baixa quando o termômetro apontar temperaturas até 38,5ºC, febre média quando atingir até 39,4ºC e acima de 39,5ºC quadro febril grave, sendo recomendado ir a uma unidade de saúde para que algum medicamento seja receitado e o caso acompanhado.
Como medir a temperatura da água com termômetro digital?
Nesse momento, recomenda-se não deixar o bulbo do termômetro encostar no fundo ou na parede do recipiente que contém a amostra de água que está sendo analisada. Os termômetros digitais possuem um cabo que fica preso em uma extremidade, à base do instrumento; e na outra fica instalado o sensor de temperatura.
Toda substância pura, ou seja, que é constituída apenas de uma substância, apresenta o PE fixo. O da água é de 100°C ao nível do mar. Assim, se estiver ao nível do mar, a temperatura da água não ultrapassará os 100°C na forma líquida, mas permanecerá constante até que todo o líquido vire vapor.
Com a caneta, faça uma marca no canudo, na altura do nível da água. Leve a garrafa ao pátio do colégio e coloque-a ao sol durante algum tempo. Observe que o nível da água dentro do canudo subirá. Quando a água estiver perto da ponta superior do canudo, leve a garrafa para a sombra e faça uma marca no nível da água.
O melhor termômetro clínico do momento é o modelo da Incoterm Medfrebre. A marca é referência na fabricação desse tipo de aparelho e entrega termômetros resistentes à água, com aprovação da Anvisa e precisões assertivas de temperatura.
Para nossa sorte, é fácil ver quando a água está fervendo, pois há a formação de grandes bolhas e um movimento turbulento do líquido à medida que estas bolhas sobem para a sua superfície.
A inalação ou ingestão de grandes quantidades de mercúrio, no entanto, pode resultar em sérias consequências neurológicas. Os sintomas podem incluir tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e — em casos extremos — morte.
O novo método deles envolve uma placa de metal – um elétrodo – que atrai para si metais pesados específicos. O elétrodo é feito do metal nobre platina, e através de um processo eletroquímico ele extrai o mercúrio tóxico da água para formar com ele uma liga. Desta forma, a água é purificada da contaminação por mercúrio.