Sim! Mas tenha o cuidado de verificar se a travessa não está gelada nem molhada, pois o choque térmico com a alta temperatura do forno preaquecido pode danificar o vidro da travessa.
Olha, os refratários são travessas de vidro que contam com um tratamento especial pra aguentar altas temperaturas. Ou seja, podem ir pra forno, geladeira e micro-ondas. Mas, apesar de ser resistente, você não deve tirar do calor e colocar direto na pia fria.
Em primeiro lugar, os vidros sofrem com a alta dilatação térmica, portanto transferi-los direto da geladeira ou freezer para fontes de calor (como chama do fogão ou água quente) vai fazer com que haja dilatação térmica e risco de quebra.
Pode colocar travessa de vidro gelada no microondas?
Uma dúvida frequente é se pode colocar vidro no micro-ondas. Vidro é um material resistente, porém, dê preferência para os apropriados, principalmente os temperados, eles resistem mais a temperaturas mais altas.
Posso colocar minha Marinex no freezer ou geladeira? Sim, sem restrições. Tanto as assadeiras quanto as tigelas de preparo podem ir ao freezer e geladeira tranquilamente.
Pote Refratário de Vidro Pode Ir do Freezer Direto Ao Forno ou Microonda Ideal p/ Marmitas #shorts
Pode colocar Marinex frio no forno?
Não utilize seu produto em forno pré-aquecido. Não leve seu produto quente sobre superfícies frias ou molhadas, ou adicione líquido frio no produto quente. Evite o uso de abrasivos e utensílios pontiagudos. Não utilize o produto no forno se estiver lascado, trincado ou muito riscado.
O refratário é uma assadeira ou forma de vidro, que pode entrar em contato com altas e baixas temperaturas, ou seja, pode ir ao forno, micro-ondas ou ao freezer sem perigo de quebrar.
Vidros também não podem entrar em contato direto com brasas quentes ou fogos. Apesar do vidro temperado resistir a temperaturas de até 200 graus Celsius, essa quebra pode ocorrer se a diferença de temperatura entre as extremidades do vidro for muito elevada.
Contudo, de acordo com a matéria da ABRAVIDRO, toda vez que a peça de vidro tem uma diferença de temperatura entre suas superfícies ou delas em relação ao seu centro, uma movimentação acontece no seu arranjo molecular. Isso faz com que o vidro se torça ou deforme em direção ao ponto mais quente.
Potes e travessas tipo Pirex, que também são muito práticos para congelamento, só devem ser levados ao forno para descongelamento quando este estiver frio. Para líquidos, opte por recipientes plásticos com tampa vedadora, potes de vidro e formas de gelo.
Potes de vidro ou sacos com fechamento hermético são opções recomendadas para levar os alimentos ao congelador. Basta retirar o máximo de ar possível da embalagem.
Você pode usar potes de vidro para armazenar sobras de alimentos na geladeira. São mais higiênicos e livres de compostos tóxicos presentes nos plásticos, como os ftalatos e o bisfenol.
Pode tirar Marinex da geladeira e colocar no forno?
Apesar de poder ir ao freezer e ao forno, não é uma boa ideia tirar de um e colocar diretamente no outro. Mudanças bruscas de temperatura podem danificar seu vidro! Verifique sempre se o material da tampa do refratário pode acompanhar dentro do forno. Cuidado com tampas de plástico e madeira.
Pode fazer banho maria em travessa de vidro no forno?
O método é perfeito para derreter ingredientes delicados, como o chocolate. Para fazer, leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo e encaixe sobre ela uma tigela, que pode ser de inox ou de vidro refratário. O segredo é não deixar a tigela em contato com a água.
Qualquer prato ou molde que possa ser levado ao forno poderá ser utilizado na Airfryer Philips, seja de vidro, cerâmica, metal ou silicone. Você também pode usar copos ou moldes de silicone ou de papel para assar cupcakes, muffins ou pequenos gratinados.
A resposta é positiva e não é necessário nenhum vidro especial para isso. De acordo com as experiências realizadas por Anne Marie, os vidros reaproveitados de geleias, azeitonas, molhos e outros alimentos são ótimas opções para irem ao freezer.
Uma folga mal aplicada entre o vidro e a estrutura de sustentação pode gerar tensões excessivas na movimentação do vidro e, consequentemente, levar à sua quebra. Além disso, a utilização de calços inadequados, seja por serem pouco densos ou muito rígidos, pode gerar atrito e concentração de tensões.
Com líquidos, é preciso ter cuidado. “Eles vão se expandir, então podem romper o recipiente onde estão guardados”, conta Calvo. Por isso, deve-se evitar usar potes de vidro no congelador, já que podem não aguentar a pressão da expansão e estourar.
Pode colocar pote de vidro congelado no microondas?
No entanto, são necessários alguns cuidados como nunca encher o pote completamente (deixe um bom espaço de 3-4 dedos vazio para que ele não exploda) e nunca colocar o pote de vidro congelado direto no microondas para descongelar ou sobre água muito quente. O choque térmico pode fazer o pote rachar.
Para você que procura como saber se o vidro é refratário, geralmente as peças de vidros refratários possuem símbolos de indicação e/ou apresentam o fundo rugoso; alguns utensílios de cerâmica podem ainda ter o fundo de outra cor. – Pode ser colocado diretamente na boca do fogão, ou terá um desenho relacionado ao fogão.
No caso do pirex, como o coeficiente de dilatação é muito pequeno, ao ser aquecida a face interna do copo começa a se dilatar. Como a dilatação é pequena, dificilmente o efeito será capaz de quebrar o copo antes do calor chegar à face externa, permitindo uma pequena dilatação total do copo.
Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.