“Eles vão se expandir, então podem romper o recipiente onde estão guardados”, conta Calvo. Por isso, deve-se evitar usar potes de vidro no congelador, já que podem não aguentar a pressão da expansão e estourar.
O ideal, segundo o professor, é deixar os itens na geladeira até ficarem gelados, em temperatura próxima a 10°C antes do congelamento. Potes de vidro também são ótimas opções, por serem inertes, ou seja, não reagirem quimicamente com os alimentos quentes ou gelados.
Em primeiro lugar, os vidros sofrem com a alta dilatação térmica, portanto transferi-los direto da geladeira ou freezer para fontes de calor (como chama do fogão ou água quente) vai fazer com que haja dilatação térmica e risco de quebra.
A resposta é positiva e não é necessário nenhum vidro especial para isso. De acordo com as experiências realizadas por Anne Marie, os vidros reaproveitados de geleias, azeitonas, molhos e outros alimentos são ótimas opções para irem ao freezer.
Potes de vidro ou sacos com fechamento hermético são opções recomendadas para levar os alimentos ao congelador. Basta retirar o máximo de ar possível da embalagem.
“Eles vão se expandir, então podem romper o recipiente onde estão guardados”, conta Calvo. Por isso, deve-se evitar usar potes de vidro no congelador, já que podem não aguentar a pressão da expansão e estourar.
Quanto tempo um copo de vidro pode ficar no congelador?
Resposta verificada por especialistas. Ao longo das 24 horas, o copo de vidro irá quebrar mediante a alteração brusca de temperatura. O vidro compreende um material bastante frágil, e apresenta algumas propriedades físico-químicas bastante específicas.
Vidros também não podem entrar em contato direto com brasas quentes ou fogos. Apesar do vidro temperado resistir a temperaturas de até 200 graus Celsius, essa quebra pode ocorrer se a diferença de temperatura entre as extremidades do vidro for muito elevada.
Posso colocar minha Marinex no freezer ou geladeira? Sim, sem restrições. Tanto as assadeiras quanto as tigelas de preparo podem ir ao freezer e geladeira tranquilamente.
Fique atento a embalagem dos potes, pois eles indicam quais são os mais adequados para o congelamento e contato com alimentos. Potes de vidro são melhores que os de plástico para congelar. Mito. O vidro é inerte e não reage no contato com o alimento.
O que acontece com uma garrafa de vidro no congelador?
1 – Garrafas de vidro fechadas com líquido
O que acontece é que com o congelamento da bebida, o líquido acaba se expandindo, podendo explodir dentro do eletrodoméstico e vazar por todo lado. Depois, para limpar, é aquele trabalho que você gostaria de ter evitado.
“Quando aquecido a uma temperatura de cerca de 1 500 graus C, o vidro torna-se totalmente líquido, mas já a partir de 700 graus começa a amolecer. Sua moldagem é feita quando ele atinge a faixa de 800 a 900 graus”, explica o físico Colin Graham Rouse, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
A porcelana não é aderente nem porosa, por isso não absorve água ou resíduos de alimentos, possui aspecto transparente e vítreo. Na prática, isso significa que você pode utilizar sua caneca no micro-ondas, colocar na lava-louças ou mesmo no freezer para gelar aqueça sua sobremesa favorita.
O temperado aguenta uma variação de temperatura de até 200ºC. Por isso, se você vai aplicar vidros em ambientes como cozinhas e indústrias, essa é a melhor escolha para reduzir a possibilidade de acidentes. Mesmo que aconteçam, as propriedades do vidro temperado diminuem as chances de problemas mais graves.
O vidro temperado costuma ser identificado em um dos cantos, apresenta pequenas ondulações em sua superfície (resultado do processo de fabricação) e pode ser detectado mais facilmente através de luz polarizada; já a laminação é possível perceber através da presença de uma 'linha' na borda do vidro, indicando a junção ...
O ideal (e melhor opção) é congelar os alimentos em um pote hermético de vidro temperado, aquele que no congelamento ou descongelamento não trinca ou racha. Além disso, vale prestar atenção sobre como é o material da tampa do pote. Normalmente, são vendidos potes de vidros com tampas de plástico.
Se você esqueceu a garrafa no congelador e ela ainda não congelou, um truque simples pode ajudar a removê-la com segurança. Experimente retirar a garrafa pela ponta (gargalo), evitando tocar no meio dela ou sacudi-la. Em seguida, deixe-a em uma superfície estável até que chegue à temperatura acima da do congelamento.
Geralmente, para vidros comuns, a temperatura de fusão está na faixa de 1400°C a 1600°C. Vidros especiais, como o vidro de quartzo, podem ter pontos de fusão muito mais altos.
Uma folga mal aplicada entre o vidro e a estrutura de sustentação pode gerar tensões excessivas na movimentação do vidro e, consequentemente, levar à sua quebra. Além disso, a utilização de calços inadequados, seja por serem pouco densos ou muito rígidos, pode gerar atrito e concentração de tensões.
Isso ocorre porque com a alta temperatura o vidro se expande algumas frações de milímetros. Se uma das suas extremidades não se expandir de forma semelhante essa diferença pode provocar a ruptura, liberando as tensões internas do vidro temperado e fazendo o vidro estourar.
Não recomendamos colocar nenhum de nossos produtos no congelador ou freezer. Os líquidos se expandem à medida que congelam e seu item não retorna à sua forma original. Essa expansão pode resultar em danos ao seu produto que afetarão sua funcionalidade, térmicas e vedações.
Quando ela acontece de forma brusca pode ocasionar rachaduras e até mesmo a quebra da superfície. Enquanto o vidro comum suporta uma diferença de temperatura entre 50° a 60° C, o vidro temperado é resistente a uma diferença por volta de 200° a 300° C.